Morte de Gal completa um ano com homenagens de Caetano e Bethânia

Cantora baiana foi vítima de infarto fulminante em 9 de novembro de 2022

Por Raiane Verissímo
09/11/2023 às 11h52
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Há um ano, o Brasil se despedia de uma das maiores vozes da MPB: Gal Costa (1945-2022). A cantora baiana morreu em 9 de novembro de 2022, vítima de um infarto fulminante. A data foi lembrada pelo cantor e compositor baiano Caetano Veloso nas redes sociais. Ele disse ser ainda "impossível aceitar" sua partida.

"Hoje faz um ano que Gal morreu. Nem acredito. É como se tivesse sido ontem, é como se não tivesse sido. Emissão de voz que já era música antes de ela entrar um tanto nalguma música. Não dá pra medir, não dá pra entender. No filme que Dandara e Lô fizeram, ri e chorei lembrando os começos. Agora, ela ter ido embora não metabolizo. Já faz um ano que o mundo não tem Gal? Impossível aceitar", disse Caetano em sua conta no X (antigo Twitter).

Assim como o irmão, a cantora Maria Bethânia também rendeu homenagens à amiga em sua conta no Instagram. "E assim se passaram 365 dias. 'Tudo em volta está deserto. Tudo certo como 2 em 2 são 5'. Um ano sem Gal".

A equipe de Gal também fez uma homenagem póstuma nos perfis da cantora que continuam ativos no Instagram e no X. "Um ano sem a luz da nossa estrela Gal Costa. Uma saudade imensa de sua presença física mas sua voz habita os nossos corações. Sua arte brilhará para sempre. Viva Gal! #GalPraTodaVida".  

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, e sua voz imortalizou músicas como Baby, Meu nome é Gal, Chuva de Prata, Meu bem, meu mal, Vaca profana, Pérola Negra e Barato total.

Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Confira os posts

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maria Bethânia (@mariabethaniaoficial)

 

 

Leia também: 

Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira, aos 77 anos

Caetano e Gil choram ao lembrar de Gal Costa: "A maior cantora do Brasil"

Hildegard Angel pede exumação do corpo de Gal Costa após denúncias sobre viúva