Caetano e Gil choram ao lembrar de Gal Costa: "A maior cantora do Brasil"

Artista baiana havia dado pausa em shows após passar por cirurgia para retirar nódulo na fossa nasal direita

Por Redação
09/11/2022 às 19h40
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/TV Cultura
Foto: Reprodução/TV Cultura

Os cantores e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil se emocionaram e lamentaram a morte da amiga e conterrânea Gal Costa, que morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos.

"A maior cantora do Brasil", disse Caetano, muito emocionado. "Eu ouvi mais cedo Nelsinho Motta falando que a voz de Gal era cristal e veludo, mas também labareda. E é incrível porque passou o primeiro disco, era todo quase veludo, com algum cristal, e depois veio mais cristal e de repente no 'Divino Maravilhoso' explodiu o aspecto labareda", complementou.

Gal morreu em sua casa, em São Paulo. A causa da morte não foi confirmada oficialmente, mas há informaçãoes de que ela sofreu um infarto fulminante. Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Caetano também relembrou a parceria com Gal ao longo dos anos e, chorando, cantou um trecho de uma das canções.

"Ao longo dos anos compus muitas canções pra Gal cantar, a pedido dela. Ela apenas me avisava que estava fazendo um novo disco e queria canção. E tem uma canção que talvez responda a essa pergunta", disse.

"Minha voz, minha vida// Meu segredo e minha revelação// Minha luz escondida// Minha bússola e minha desorientação// Se o amor escraviza// Mas é a única libertação// Minha voz é precisa// Vida que não é menos minha que da canção", cantou Caetano. 

Já Gilberto Gil relembrou a "grandeza" da amiga baiana. Segundo ele, foi necessário "se controlar" ao saber da notícia.

"Muita emoção, porque na hora em que recebi a notícia até me controlei, porque a morte faz parte da vida, a gente sabe disso. A gente sempre procura e, numa certa medida, encontra o modo de deixar que a notícia da morte de um ente querido chegue de forma tranquila", contou.

"Depois, com a compreensão da grandeza dela e da abrangência do que ela fez, do que ela fazia, da música que ela representava, e da comoção que foi se revelando mesmo no país inteiro, através do espalhamento da notícia, eu fui ficando muito assim...", disse Gil, muito triste, sem completar a frase.

 

* Com informações do Portal G1