Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
Desde sua consagração como prefeito mais bem votado na Bahia, com 91,97% dos votos em Jequié, pepista se tornou liderança mais cobiçada para 2026
Matheus Landim/GOVBA
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), um dos principais aliados do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), se reuniu, nesta última terça-feira (21), com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para discutir ampliação de investimentos na Cidade do Sol, como é conhecida. No entanto, o encontro causou burburinhos nos bastidores, já que sua visita aconteceu logo após o petista admitir que tem conversado com prefeitos de oposição insatisfeitos e pode sinalizar uma possível mudança de postura política e uma reaproximação da base do governador.
O encontro, que começou à tarde e se estendeu até a noite, contou também com a presença do deputado estadual Hassan (PP) e do vice-prefeito Flávio Santana. Na pauta, temas como saúde, educação, segurança e agricultura foram abordados em busca de ações conjuntas entre o governo estadual e a administração municipal.
Prefeito mais votado nas últimas eleições, Zé Cocá é cobiçado para voltar à base governista
Historicamente aliado do PT e com laços estreitos com o ex-governador Rui Costa (PT), Zé Cocá se afastou da base governista em 2022, após o rompimento do então vice-governador João Leão (PP), com o governo estadual para apoiar a candidatura de Neto. No entanto, agora, após 2 anos e reeleito para conduzir Jequié, o prefeito retoma o diálogo com Jerônimo Rodrigues para fortalecer o desenvolvimento do município.
Zé Cocá (PP) foi reeleito, em outubro, com 95.219 votos, alcançando 91,97% dos votos válidos, batendo o recorde que pertencia a Tânia Brito, prefeita eleita em 2012 com 58.595 votos (74,53%). O pepista concorreu com Alexandre da Saúde (PSD), ex-diretor da Santa Casa de Jequié. Apesar de contar com o apoio do governador, do ministro petista Rui Costa (Casa Civil) e do deputado federal Antonio Brito (PSD), obteve apenas 7.445, ou seja, 8,03%.
Desde sua consagração como o prefeito mais bem votado na Bahia, desbancando até o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que foi reeleito em outubro com 78,67% dos votos, Zé Cocá se tornou a liderança mais cobiçada no meio político, já de olho nas eleições de 2026. Ainda não se sabe se ele permanecerá ou não base de oposição, uma vez que o PP é dirigido em Salvador pelo atual secretário municipal de Governo, Cacá Leão, filho do ex-governador e braço direito de Bruno Reis. Inclusive, o prefeito de Salvador já adiantou que ele permanecerá no cargo, mesmo com mudanças à vista no secretariado para seu segundo mandato. Ainda pesa a questão que o PP estadual está dividido, muitos deputados votando a favor dos governos petistas estadual e federal.
Investimentos em Jequié
Zé Cocá esteve ao lado de Jerônimo Rodrigues no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde discutiram estratégias e projetos para o desenvolvimento de Jequié. O município, localizado no Território de Identidade Médio Rio de Contas, recebeu investimentos estaduais de aproximadamente R$ 351 milhões.
“Destacamos a modernização e ampliação de colégios estaduais, reforma de equipamentos de saúde, implantação de unidade de oncologia no Hospital Prado Valadares, restauração do sistema viário do Centro Industrial de Jequié, construção de ponte e praças, implantação de sistemas de abastecimento de água na zona rural, construção da Unidade de Processamento de Derivados de Mandioca e requalificação do Detran de Jequié. E para 2025, há ainda um pacote de obras já com previsão de entrega”, comentou o governador sobre os principais investimentos realizados em Jequié nos últimos 2 anos.
Para 2025, o governador mencionou que um pacote de novas obras já está previsto, com foco em educação, saúde e infraestrutura urbana e rural.
Prioridades para 2025
Com uma população de aproximadamente 168 mil habitantes, Jequié ainda tem demandas estratégicas a serem atendidas. Durante o encontro, o prefeito Zé Cocá reforçou os principais projetos que beneficiarão a cidade.
“Nós debatemos projetos de pavimentação, urbanização, creches, UBS, projeto de asfaltamento via distritos, como é o caso de Baixão e Ipiuna, via Baixa Alegre. Nós estamos falando de novas pontes, novos vetores de crescimento, de uma discussão muito importante, que é o novo polo industrial de Jequié, o aeroporto regional e tantas e tantas obras. Essa parceria com certeza vai gerar grandes frutos para Jequié e para toda nossa microrregião”, disse.
Zé Cocá também ressaltou a receptividade do governador e dos secretários estaduais durante a reunião.
“O governador nos atendeu muito bem, toda a sua equipe, já discutindo uma ida em Jequié ainda agora no mês de fevereiro, com certeza vai já discutir demandas e, quem sabe já levar algumas entregas e novos anúncios”, concluiu o prefeito.
Operação policial é deflagrada em Jequié para conter onda de violência
Diante de uma série de oito homicídios registrados no último dia 6 deste mês, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou uma operação emergencial em Jequié. A ação envolve forças da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e inclui reforços do Comando da Polícia Militar, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Operação Hórus.
O objetivo é combater o tráfico de drogas, desarticular grupos criminosos e localizar líderes envolvidos nos crimes. Trabalhos de inteligência já resultaram na apreensão de câmeras instaladas por criminosos para monitorar as ações policiais.
A cidade, que registrou um aumento de 35,5% nos homicídios em 2024, também figura no Mapa de Chacinas Norte e Nordeste e no Atlas da Violência 2024, evidenciando a gravidade da situação. As operações seguirão sem prazo para término, com foco na redução da violência e na proteção da população local.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas