Toffoli viaja em jatinho com advogado ligado ao Banco Master durante final da Libertadores
Viagem ocorreu antes de o processo sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo a instituição ser distribuído ao gabinete do ministro no STF
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Dias Toffoli (STF) viajou em um jatinho particular para assistir à final da Libertadores em Lima, no Peru, acompanhado do advogado Augusto Arruda Botelho, defensor do diretor de compliance do Banco Master, Luiz Antonio Bull. A viagem ocorreu antes de o processo sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo a instituição ser distribuído ao gabinete do ministro no STF.
Os dois, torcedores do Palmeiras, embarcaram no voo privado organizado pelo empresário Luiz Oswaldo Pastore, amigo em comum. A aeronave transportava 15 passageiros, entre eles o ex-deputado Aldo Rebello, e partiu rumo ao Peru para acompanhar a partida contra o Flamengo. A revelação foi feita por Lauro Jardim, no jornal O Globo, e confirmada pelo Estadão por um dos presentes que pediu anonimato.
“A defesa recebe a decisão de manutenção da prisão preventiva com respeito, ainda que acredite inexistirem motivos para isso. Continuará a pretender, à luz do devido processo legal e das garantias constitucionais , a soltura de Daniel Vorcaro”, afirmou a defesa.
Viagem ocorreu antes da distribuição do caso ao gabinete de Toffoli
Toffoli é o relator da investigação sobre as suspeitas de fraude financeira no Banco Master, mas o processo ainda não havia sido encaminhado ao seu gabinete quando o grupo embarcou para Lima. A distribuição no STF aconteceu por sorteio entre os ministros após o retorno da viagem.
Botelho, que estava no jatinho, é advogado de Luiz Antonio Bull, diretor de compliance do banco que chegou a ser preso na Operação Compliance Zero e está atualmente em liberdade provisória com tornozeleira eletrônica. Procurados, Toffoli e Botelho não comentaram o caso. Aldo Rebello também foi procurado, mas não atendeu às ligações.
Processo é colocado em sigilo no STF após pedido da defesa de Vorcaro
Toffoli colocou o processo em sigilo após receber os autos da Justiça Federal a pedido da defesa de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master. O pedido chegou ao STF depois que a Polícia Federal apreendeu, em um dos endereços do banqueiro, um envelope contendo o nome do deputado João Carlos Bacelar (PL-BA). Por envolver parlamentar, o caso passou ao Supremo.
A defesa de Vorcaro argumentou que buscava retirar o caso da primeira instância da Justiça Federal, responsável por decretar sua prisão preventiva. A investigação aponta suspeitas de gestão fraudulenta, emissão irregular de títulos e movimentações relacionadas ao banco.
Justiça mantém prisão de Vorcaro e amplia alcance da Operação Compliance Zero
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a prisão de Vorcaro ao analisar pedido liminar da defesa. A corte entendeu que havia risco de interferência nas investigações e indícios consistentes de fraude financeira. A decisão se relaciona à mesma operação mencionada na viagem de Toffoli e Botelho e reforça o contexto investigativo ao qual o caso está vinculado.
A desembargadora Solange Salgado da Silva avaliou que o comportamento dos investigados justificava a continuidade da custódia. Outro habeas corpus ainda será julgado, sem data definida.
Operação envolve títulos de crédito, liquidação do banco e apreensão de jatos
A operação detalha suspeitas de emissão de títulos irregulares, promessa de rendimentos acima do mercado e possível movimentação de valores que alcançariam 12 bilhões de reais. A liquidação extrajudicial do banco pelo Banco Central interrompeu negociações com grupos interessados na compra da instituição.
A investigação também resultou na apreensão de aeronaves avaliadas em valores que ultrapassam 200 milhões de reais, incluindo um Falcon 7X usado por Vorcaro. Outras aeronaves ligadas ao empresário foram identificadas, entre elas modelos Falcon 2000 e Gulfstream G550.
Esse cenário ampliado ajuda a contextualizar a relevância do processo que, posteriormente, chegou ao gabinete de Toffoli após a viagem ao Peru.
Decisões judiciais paralisam etapas da investigação
Após Toffoli assumir a relatoria, a 10.ª Vara Federal de Brasília suspendeu o andamento do inquérito e enviou ao STF todos os procedimentos relacionados, como quebras de sigilo e bloqueios de bens. Caberá ao ministro decidir se essas medidas continuarão tramitando na corte.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel