Tarcísio critica gestão Lula e diz que ‘está na hora do Brasil demitir o seu CEO’

Sem confirmar sua entrada na corrida eleitoral, governador adotou tom de pré-campanha ao abordar temas como juros e gastos públicos


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 15/11/2025 10:43 • Política
Tarcísio critica gestão Lula e diz que ‘está na hora do Brasil demitir o seu CEO’ - Pablo Jacob/GOVSP
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez críticas ao modelo de administração do governo federal e direcionou ataques diretos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante encontro com empresários na capital paulista, na noite de sexta-feira (15). Em discurso carregado de sinais eleitorais, Tarcísio afirmou que “está na hora do Brasil demitir o seu CEO”, frase interpretada por analistas como uma tentativa de se posicionar para a disputa presidencial de 2026.

Mesmo sem confirmar oficialmente sua entrada na corrida eleitoral, o governador adotou tom de pré-campanha ao abordar temas como juros, gastos públicos e necessidade de reformas estruturais. Ao comentar o cenário econômico, Tarcísio associou o aumento da carga tributária a um governo que, segundo ele, “gasta demais”, e defendeu mudanças profundas no Estado brasileiro.

Governador cita reformas e privatizações como saída para ‘destravar o país’

Durante o evento, o governador fez um longo comentário sobre o impacto do gasto público nos juros e afirmou que um “novo CEO” seria responsável por implementar uma série de reformas capazes de “destravar o país”. Em meio a trechos truncados e improvisados, Tarcísio argumentou que medidas como reforma administrativa, revisão do tamanho do Estado, retomada de privatizações, reorganização de despesas e mudanças em benefícios obrigatórios seriam fundamentais para melhorar a economia.

Segundo ele, essas ações poderiam gerar uma “explosão de recursos” e aumentar a confiança internacional no país.

“A gente vai economizar 10%, 3% do PIB. O que vai acontecer? Vai vir uma explosão de recursos, muito dinheiro pra cá. O governo vai ganhar credibilidade, a taxa de juros vai cair e a gente vai ter muito investimento”, disse o governador.

Em seguida, Tarcísio afirmou que o país vive um ciclo político esgotado, que “envelheceu”. Ele ainda reiterou que a população fará “a escolha correta” no próximo ano — mais um sinal de que pretende se apresentar como alternativa ao presidente Lula, que deve buscar a reeleição.

Direita pressiona por candidatura e mira definição até dezembro

O aumento da visibilidade de Tarcísio ocorre num momento em que a direita busca acelerar a definição de seu nome para a sucessão presidencial. O avanço de pautas ligadas à segurança pública reacendeu movimentos dentro do bloco conservador que defendem o lançamento imediato da candidatura.

Como já havia sido ventilado nos bastidores, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu Tarcísio como seu candidato preferido. A principal indefinição, agora, é o nome para ocupar a vice. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece como opção mais forte.

Aliados esperam que o anúncio oficial seja feito ainda este ano, dependendo de uma autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que Bolsonaro possa se reunir com Tarcísio. O pedido, classificado como urgente, surpreendeu até aliados próximos do ex-presidente.

Pesquisa Quaest pressiona ainda mais o cenário político

O ambiente político ganhou novo contorno após a divulgação do levantamento Genial/Quaest, na quarta-feira (12/). O estudo mostrou que 50% desaprovam e 47% aprovam o governo Lula — uma inversão da tendência positiva que o presidente vinha acumulando nos últimos meses.

Analistas avaliam que o recuo está ligado ao discurso sobre soberania nacional, enfraquecido após as operações de segurança no Rio de Janeiro exporem a força e o domínio territorial de facções criminosas. A percepção de perda de controle sobre áreas estratégicas, segundo especialistas, reduziu o impacto positivo que o governo buscava construir na pauta.

Com o desgaste crescente e o avanço do debate em torno da segurança, a direita vê no momento uma oportunidade para consolidar Tarcísio como candidato competitivo — pressão que tende a aumentar até dezembro, quando aliados esperam a definição final.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas