Sociedade deve ver responsabilidade fiscal como valor, defende Elmar Nascimento
Parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
A sociedade precisa reconhecer a responsabilidade fiscal como um valor essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, segundo o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). Durante participação no Lide Brasil Conferência Lisboa, ele afirmou que o Congresso está comprometido em apoiar medidas que racionalizem os gastos públicos e auxiliem o país a superar a recorrente crise fiscal.
“Sobre a questão fiscal, o Congresso jamais se furtará a aprovar qualquer iniciativa que dê racionalidade ao gasto público. Estamos sempre em crise fiscal e sair dela é algo que todos almejamos. Para isso, temos que mudar de abordagem e passar a ver a responsabilidade fiscal como um valor da sociedade, como uma virtude a ser perseguida”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro, enfatizando que a justiça fiscal deve ser uma prioridade. Ele destacou a desproporção na tributação de diferentes setores e reforçou o apoio do Congresso para iniciativas que promovam maior equilíbrio na arrecadação.
“Há certamente pessoas e empresas que são muito pouco taxadas, em detrimento de outras que pagam alíquotas excessivas. A correção desse tipo de distorção certamente contará com o apoio do Congresso Nacional”, declarou.
Elmar Nascimento chamou atenção ainda para o impacto do descompasso entre as expectativas do mercado financeiro e a realidade econômica do país. Ele alertou que essa desconfiança pode levar a juros elevados, câmbio desvalorizado e resultados negativos na bolsa.
“Nesse ponto, diferentemente do que pensa o nosso presidente Lula, a quem respeito bastante, acho que os números do mercado financeiro devem sim ser levados em consideração. Eles passam mensagens importantes, e devemos ouvi-las, interpretá-las, sem que isso queira dizer que somos reféns do mercado”, pontuou.
Para o deputado, o Brasil precisa superar ciclos de crescimento instáveis e focar em investimentos de longo prazo, alinhados a uma gestão pública mais eficiente. Ele defendeu que políticas públicas sejam precedidas de avaliações criteriosas e monitoradas com base em seus impactos reais.
“A adoção de políticas públicas deve ser antecedida de uma avaliação criteriosa e, uma vez adotada, monitorada quanto a sua eficácia por meio de avaliações de impacto. A verdade é que fazemos isso muito pouco e vemos, não raro, gastos tributários virtuosos e pouquíssimos eficientes se perpetuarem”, declarou.
As discussões acontecem em um contexto de revisão fiscal promovida pelo governo, que busca racionalizar despesas e rever subsídios. A Receita Federal divulgou recentemente que empresas receberam R$ 97,7 bilhões em benefícios fiscais nos primeiros oito meses de 2024, sinalizando a necessidade de ajustes na concessão desses incentivos.
Além da questão fiscal, Elmar defendeu avanços em pautas como a modernização de marcos legais e a limitação dos juros do cartão de crédito. Para ele, essas medidas são cruciais para alinhar expectativas de mercado e promover crescimento econômico sustentável no país.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Últimas Notícias
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual