Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secom nesta terça-feira
Publicitário baiano planeja mudanças estratégicas na comunicação do governo e já demitiu José Chrispiniano pelo jornalista Laércio Portela
O publicitário baiano Sidônio Palmeira tomará posse oficialmente, nesta terça-feira (14), como chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) . Em sua equipe, ele contará com Thiago César, escolhido para o cargo de secretário-executivo, reforçando sua estratégia de renovação na condução da comunicação do governo federal.
Apesar de sua nomeação ainda não ter sido publicada no Diário Oficial da União (DOU), ele já está trabalhando ativamente em diagnósticos e reuniões para identificar as principais demandas e desafios na área. O baiano entrará no lugar de Paulo Pimenta (PT-RS), que disse que tirará uns dias de férias e tratará sobre seu futuro com o presidente Lula após o descanso. O petista deve reassumir o seu mandato de deputado federal ou pode até mesmo ser deslocado para outra pasta no governo federal.
Focos e objetivos
Um dos focos principais do novo chefe da Secom é reestruturar a atuação das redes sociais da Presidência, segmento que vem enfrentando críticas frequentes por ser considerado pouco eficaz. Para isso, Sidônio tem mantido contato próximo com Brunna Rosa, secretária de Estratégia e Redes, que coordena os perfis oficiais do governo. Essa área é considerada sensível devido à participação ativa da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, que tem um papel de influência nas estratégias digitais.
Sidônio tem reiterado que seu objetivo inicial é compreender as razões pelas quais a comunicação do governo federal é frequentemente descrita como “analógica” e distante do público. Em suas primeiras declarações, ele garantiu que manterá o slogan oficial do governo, “União e Construção”. Contudo, já anunciou que novas campanhas publicitárias serão lançadas em breve, com mensagens complementares que buscam reforçar o diálogo com a sociedade, aprimorar a comunicação e transmitir de forma clara as ações e conquistas do governo.
Primeiras mudanças
Além de traçar novos rumos para a comunicação, Sidônio Palmeira já começou a promover mudanças internas na estrutura da Secom. Uma das alterações mais marcantes é a substituição de José Chrispiniano (PT), atual secretário de Imprensa, pelo jornalista Laércio Portela.
O petista, que tem uma longa trajetória de colaboração com o presidente Lula, foi informado de sua exoneração na última quinta-feira (9). Em nota, ele confirmou a decisão e disse que está avaliando os próximos passos de sua carreira profissional. Laércio Portela, que assumirá o lugar de Chrispiniano, já tem experiência no comando da Secom, tendo ocupado a chefia interinamente entre maio e setembro deste ano.
Principais desafios na Comunicação
A chegada de Sidônio Palmeira à Secom reflete um esforço do governo federal para modernizar sua comunicação e atender às expectativas da sociedade. Com a missão de aumentar a eficiência nas redes sociais, Sidônio busca criar um modelo de comunicação que seja mais acessível, dinâmico e em sintonia com as demandas contemporâneas.
Entre os desafios está o reposicionamento das redes do governo como ferramentas de interação efetiva, aproximando a população das políticas públicas e fortalecendo o diálogo com diversos públicos. A expectativa é que, sob sua liderança, a comunicação federal consiga superar críticas e se consolidar como um dos pilares da gestão do presidente Lula.
Anúncio de Sidônio no lugar de Paulo Pimenta
A nomeação de Sidônio Palmeira para o comando da Secom foi anunciada, na última terça-feira (7). Publicitário experiente, o publicitário foi o estrategista por trás da bem-sucedida campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, além das campanhas ao governo da Bahia nos últimos anos.
A troca era aguardada desde o início de dezembro, quando Lula fez críticas públicas à comunicação do governo sob o comando do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Segundo o presidente, apesar do número significativo de obras e programas sociais, a equipe atual de comunicação não tem conseguido traduzir esses resultados em popularidade. A mudança visa fortalecer a imagem do governo antes das eleições de 2026, quando Lula pretende buscar a reeleição ou apoiar um sucessor.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, morre aos 82 anos
Meta responde notificação da AGU sobre fim da checagem de fatos nas redes
Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secom nesta terça-feira
Luiz Caetano defende candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB
Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas
Deputados baianos irão à posse de Donald Trump nos EUA
Últimas Notícias
Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’
Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra
BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores
Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores
De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho
Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão
Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar
Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho
Anitta é confirmada como primeira atração musical do BBB25; cantora entrará na casa ao lado do pai
'Show de Quarta' traz mais proximidade entre artistas e participantes, além de outras inovações e o maior prêmio do programa
Associação de Blocos pede anulação de reunião do Comcar por suposto descumprimento de regras
Segundo a ABS, a convocação não respeitou o Regimento Interno do Comcar ao não observar o intervalo mínimo necessário de oito dias para a reunião
Comédia clássica ‘Tartufo’ estreia em Salvador no Teatro Castro Alves
Espetáculo ficará em cartaz até 1º de fevereiro, com apresentações de quinta a domingo, às 20h
Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, morre aos 82 anos
Ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel, Biu enfrentava problemas de saúde desde 2023