Rui Costa nega enfraquecimento de Haddad após polêmica do Pix: ‘Saiu mais forte’
Segundo Rui, o governo federal nunca cogitou a tributação do meio de pagamento
Ailton Fernandes/Casa Civil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (20), que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu fortalecido após a derrota do governo em relação à proposta de fiscalização do Pix. Segundo Rui, o governo federal nunca cogitou a tributação do meio de pagamento.
“Haddad saiu mais forte”, declarou o ministro ao ser questionado sobre o episódio, durante entrevista após a primeira reunião ministerial de 2025 promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (pt), realizada na Granja do Torto. “O que se montou foi uma notícia facciosa, mentirosa para tentar aterrorizar a população”, acrescentou.
Reunião ministerial e percepção de unidade
Rui Costa destacou que o encontro de sete horas foi marcado pela sensação de unidade entre os ministros. “De todas as reuniões que eu participei, essa foi a que mais gostei, a que eu mais senti uma percepção de unidade, de galvanização do conjunto dos ministros”.
Durante a reunião, Rui também ressaltou a importância do Pix, descrevendo-o como mais do que um meio de pagamento, mas uma estrutura fundamental para as relações sociais. “Em hipótese nenhuma foi pensado em qualquer momento em tributar ou taxar Pix, ou que ele fosse comparável à recepção de renda para ser tributado”, garantiu.
Investimentos em comparação com a gestão anterior
Ao abordar os investimentos previstos pelo governo federal, Rui Costa destacou que a gestão fará “mais do que o dobro” do que foi feito na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); na parte da educação, segundo o ministro, será três vezes mais.
Rui diz que Lula não decidiu sobre reforma ministerial
Também nesta segunda, Rui Costa esclareceu que o presidente Lula (PT) ainda não tomou decisões sobre uma possível reforma ministerial. Durante a reunião na Granja do Torto, o tema não foi abordado, pois, segundo Rui, aquele não era o “ambiente” para a discussão.
“(Na entrevista que dei há algumas semanas) disse que o presidente estava refletindo sobre a reforma ministerial. O presidente não tomou nenhuma decisão sobre isso e isso não foi pauta da reunião. Ele pode trocar as pessoas em qualquer momento No futebol, tem prazo para contratar jogador de fora e inscrever. Aqui não tem. Presidente pode substituir a qualquer hora. Não há previsão nem data de fim de uma reforma ministerial”, afirmou.
Articulação política e combate a fake news
O chefe da Casa Civil destacou que Lula orientou os ministros a intensificarem o diálogo com as bancadas dos partidos, reforçando a necessidade de articulação política para combater ataques da oposição, como fake news.
“Estamos tratando de política. Ministros são agentes políticos, não só administrativos. Portanto, ele (Lula) deseja que os ministros dialoguem muito com as bancadas de seus partidos. Isso faz parte da percepção da população e disputa política. A oposição começou os ataques, como fez na campanha anterior, com mentiras e fake news. Precisamos de articulação política para poder responder politicamente. Não é a Secom que vai resolver isso sozinho. Tem um conjunto de articulação política que ele (Lula) quer que os ministros façam”, declarou Rui Costa.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Últimas Notícias
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual