Reação a comentário de Janja a Musk foi exagerado e não será problema diplomático, diz ministro
‘O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão’, disse Paulo Teixeira
Duda Merini/Divulgação
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se manifestou nesta segunda-feira (18) sobre a repercussão das declarações feitas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante o G20. Teixeira considerou que a polêmica gerada pela fala de Janja sobre o bilionário Elon Musk ganhou uma proporção desnecessária.
O ministro destacou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia se pronunciado sobre o assunto. Segundo Teixeira, a reação ao comentário de Janja foi exacerbada, e, se a mesma declaração tivesse sido feita por um homem, a repercussão teria sido bem menor.
“O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão”, disse Teixeira aos jornalistas. Ele ainda acrescentou que o episódio já estava superado e que não representaria um problema diplomático para o Brasil, pedindo para que se virasse a página.
O episódio em questão aconteceu durante um evento do G20 Social, realizado no fim de semana, onde Janja, ao participar de uma mesa de debates, fez um comentário direcionado a Elon Musk.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse a primeira-dama, em resposta a críticas de Musk. O empresário, por sua vez, reagiu pelo X (antigo Twitter), escrevendo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
Oposição ataca
A declaração de Janja foi rapidamente aproveitada pela oposição ao governo, que se mobilizou para apresentar requerimentos contra a primeira-dama. No mesmo dia, o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou três requerimentos, sendo um deles pedindo uma moção de repúdio contra Janja por suas palavras contra Musk.
Outros dois requerimentos solicitam informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o impacto diplomático causado pela declaração e a alegada preocupação de diplomatas chineses em relação à presença de Janja nas agendas entre China e Brasil.
Além disso, dois outros deputados, Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Zé Trovão (PL-SC), apresentaram moções de repúdio à fala de Janja. A oposição ao governo segue mobilizada, tentando usar o episódio para criar um desgaste político e diplomático. O clima tenso gerado pela troca de declarações intensificou ainda mais as críticas ao governo Lula, com foco na figura da primeira-dama.
A repercussão do comentário de Janja também levou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) a protocolar, no sábado (16), um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre o impacto da fala de Janja.
A convocação foi motivada pela alegada influência das declarações de Musk no relacionamento entre Brasil e os Estados Unidos, especialmente após a nomeação do bilionário para um cargo de alto escalão no governo de Donald Trump.
Van Hattem argumentou que a relação do empresário com o Brasil poderia ser afetada por declarações de natureza tão polêmica, como a feita por Janja. Para ele, o governo brasileiro deveria esclarecer se o episódio teria alguma implicação nas relações diplomáticas do país, principalmente no que se refere a sua interação com os Estados Unidos e suas empresas, como a Tesla.
O episódio também reacendeu discussões sobre a postura do governo brasileiro em relação à diplomacia internacional, especialmente em um momento sensível da política externa do Brasil, com tensões em diversas frentes, incluindo as relações com grandes potências como os Estados Unidos e a China.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente