Reação a comentário de Janja a Musk foi exagerado e não será problema diplomático, diz ministro
‘O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão’, disse Paulo Teixeira
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se manifestou nesta segunda-feira (18) sobre a repercussão das declarações feitas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante o G20. Teixeira considerou que a polêmica gerada pela fala de Janja sobre o bilionário Elon Musk ganhou uma proporção desnecessária.
O ministro destacou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia se pronunciado sobre o assunto. Segundo Teixeira, a reação ao comentário de Janja foi exacerbada, e, se a mesma declaração tivesse sido feita por um homem, a repercussão teria sido bem menor.
“O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão”, disse Teixeira aos jornalistas. Ele ainda acrescentou que o episódio já estava superado e que não representaria um problema diplomático para o Brasil, pedindo para que se virasse a página.
O episódio em questão aconteceu durante um evento do G20 Social, realizado no fim de semana, onde Janja, ao participar de uma mesa de debates, fez um comentário direcionado a Elon Musk.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse a primeira-dama, em resposta a críticas de Musk. O empresário, por sua vez, reagiu pelo X (antigo Twitter), escrevendo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
Oposição ataca
A declaração de Janja foi rapidamente aproveitada pela oposição ao governo, que se mobilizou para apresentar requerimentos contra a primeira-dama. No mesmo dia, o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou três requerimentos, sendo um deles pedindo uma moção de repúdio contra Janja por suas palavras contra Musk.
Outros dois requerimentos solicitam informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o impacto diplomático causado pela declaração e a alegada preocupação de diplomatas chineses em relação à presença de Janja nas agendas entre China e Brasil.
Além disso, dois outros deputados, Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Zé Trovão (PL-SC), apresentaram moções de repúdio à fala de Janja. A oposição ao governo segue mobilizada, tentando usar o episódio para criar um desgaste político e diplomático. O clima tenso gerado pela troca de declarações intensificou ainda mais as críticas ao governo Lula, com foco na figura da primeira-dama.
A repercussão do comentário de Janja também levou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) a protocolar, no sábado (16), um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre o impacto da fala de Janja.
A convocação foi motivada pela alegada influência das declarações de Musk no relacionamento entre Brasil e os Estados Unidos, especialmente após a nomeação do bilionário para um cargo de alto escalão no governo de Donald Trump.
Van Hattem argumentou que a relação do empresário com o Brasil poderia ser afetada por declarações de natureza tão polêmica, como a feita por Janja. Para ele, o governo brasileiro deveria esclarecer se o episódio teria alguma implicação nas relações diplomáticas do país, principalmente no que se refere a sua interação com os Estados Unidos e suas empresas, como a Tesla.
O episódio também reacendeu discussões sobre a postura do governo brasileiro em relação à diplomacia internacional, especialmente em um momento sensível da política externa do Brasil, com tensões em diversas frentes, incluindo as relações com grandes potências como os Estados Unidos e a China.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Senacon suspende publicidade de apostas online para crianças e adolescentes
PL que aumenta cotas no serviço público de 20% para 30% é aprovada na Câmara
Últimas Notícias
Em confronto direto, Vitória vence Criciúma fora de casa e se afasta do Z-4
Bahia joga melhor e cria mais chances, mas vê Palmeiras sair com triunfo aos 44 do 2º tempo
Tricolor abriu placar na Arena Fonte Nova, mas perdeu por 2 a 1
Bahia registra primeira morte por coqueluche em 5 anos
De acordo com Sesab, 18 casos da doença foram confirmados, neste ano, em todo Estado
Evento para conscientizar sobre preservação do Parque Marinho da Barra acontece no domingo
'Abraço no Parque' será realizado no Porto da Barra envolve pescadores, surfistas e moradores em ação para proteger biodiversidade
Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20
Diversidade e consumo consciente marcam evento neste sábado, que promove ainda doações para lar de idosos
Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador
Capital baiana possui 45 espaços de lazer exclusivos para pets em praças
Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João
Inscrições são destinadas a alunos de 2 anos de idade
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências
Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora
Surthany Hejeij faz sucesso na internet ao preparar refeições com produtos que seriam jogados no lixo
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Levantamento da União mostra melhor marca histórica da estrutura viária federal, enquanto o da entidade indica que 77,3% da malha está em patamar regular, ruim ou péssimo
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Servidores estaduais serão capacitados nesta quinta para formar brigadas anti-mosquito