Reação a comentário de Janja a Musk foi exagerado e não será problema diplomático, diz ministro
‘O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão’, disse Paulo Teixeira

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se manifestou nesta segunda-feira (18) sobre a repercussão das declarações feitas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante o G20. Teixeira considerou que a polêmica gerada pela fala de Janja sobre o bilionário Elon Musk ganhou uma proporção desnecessária.
O ministro destacou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia se pronunciado sobre o assunto. Segundo Teixeira, a reação ao comentário de Janja foi exacerbada, e, se a mesma declaração tivesse sido feita por um homem, a repercussão teria sido bem menor.
“O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão”, disse Teixeira aos jornalistas. Ele ainda acrescentou que o episódio já estava superado e que não representaria um problema diplomático para o Brasil, pedindo para que se virasse a página.
O episódio em questão aconteceu durante um evento do G20 Social, realizado no fim de semana, onde Janja, ao participar de uma mesa de debates, fez um comentário direcionado a Elon Musk.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse a primeira-dama, em resposta a críticas de Musk. O empresário, por sua vez, reagiu pelo X (antigo Twitter), escrevendo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
Oposição ataca
A declaração de Janja foi rapidamente aproveitada pela oposição ao governo, que se mobilizou para apresentar requerimentos contra a primeira-dama. No mesmo dia, o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou três requerimentos, sendo um deles pedindo uma moção de repúdio contra Janja por suas palavras contra Musk.
Outros dois requerimentos solicitam informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o impacto diplomático causado pela declaração e a alegada preocupação de diplomatas chineses em relação à presença de Janja nas agendas entre China e Brasil.
Além disso, dois outros deputados, Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Zé Trovão (PL-SC), apresentaram moções de repúdio à fala de Janja. A oposição ao governo segue mobilizada, tentando usar o episódio para criar um desgaste político e diplomático. O clima tenso gerado pela troca de declarações intensificou ainda mais as críticas ao governo Lula, com foco na figura da primeira-dama.
A repercussão do comentário de Janja também levou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) a protocolar, no sábado (16), um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre o impacto da fala de Janja.
A convocação foi motivada pela alegada influência das declarações de Musk no relacionamento entre Brasil e os Estados Unidos, especialmente após a nomeação do bilionário para um cargo de alto escalão no governo de Donald Trump.
Van Hattem argumentou que a relação do empresário com o Brasil poderia ser afetada por declarações de natureza tão polêmica, como a feita por Janja. Para ele, o governo brasileiro deveria esclarecer se o episódio teria alguma implicação nas relações diplomáticas do país, principalmente no que se refere a sua interação com os Estados Unidos e suas empresas, como a Tesla.
O episódio também reacendeu discussões sobre a postura do governo brasileiro em relação à diplomacia internacional, especialmente em um momento sensível da política externa do Brasil, com tensões em diversas frentes, incluindo as relações com grandes potências como os Estados Unidos e a China.
Redação
Mais Lidas
Política
Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais
Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Últimas Notícias

Camaçari: STF derruba trava no orçamento e Caetano conquista segunda vitória na justiça
Decisão representa segunda vitória judicial do prefeito contra tentativa de vereadores limitar autonomia da gestão petista

Vinícius faz apelo à Bahia e ao Nordeste para escapar do paredão acirrado contra Renata
Quer ajudar o baiano ficar no BBB 25? Vote em Renata; resultado acontece neste domingo (13)

Restaurante Universitário da UFBA reabre na segunda após suspensão por falta de repasse
Segundo nota oficial da universidade, dificuldades orçamentárias têm origem na aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Mianmar volta a ser sacudida por forte tremor enquanto país ainda lida com tragédia anterior
Abalo sísmico de 5,5 graus ocorre na mesma região atingida por terremoto devastador de março, com milhares de mortos

Ataque russo em cidade ucraniana no Domingo de Ramos deixa 32 mortos e gera revolta mundial
Bombardeio com mísseis balísticos atinge cidade de Sumy durante celebração religiosa e amplia tensão internacional

CFMV propõe novas regras para veterinários a domicílio e recebe sugestões até 7 de maio
Participação da sociedade visa garantir mais segurança e qualidade no cuidado de pets fora de clínicas

Mais de 90 mil pessoas vão viajar no feriado da Semana Santa; operação especial começa neste domingo
Rodoviária de Salvador terá 600 horários extras no feriadão; veja dias de maior movimento

Equador decide futuro em eleição tensa marcada por violência e crise sem precedentes
Segundo turno entre Daniel Noboa e Luisa González ocorre sob estado de exceção, com disputa apertada entre direita e esquerda

Papa Francisco reaparece no Domingo de Ramos e emociona fiéis após grave pneumonia
Recuperação do líder da Igreja Católica emociona fiéis e marca início da Semana Santa com esperança e fé na Praça de São Pedro

Aniversário de Dário Meira tem presente duplo: inauguração de escola e anúncios em saúde e infraestrutura
Governador entregou equipamentos, autorizou intervenções e reforçou ações do Novo PAC no município que completou 63 anos