Pular para o conteúdo
Início » Presidente do Sinjorba defende diploma e combate às fake news

Presidente do Sinjorba defende diploma e combate às fake news

Moacy Neves falou sobre a importância do jornalismo profissional em época de desinformação

A precarização da profissão foi um dos temas abordados pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, durante sessão especial pelo Dia do Jornalista e pelos 72 anos do sindicato, ocorrida nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Salvador.

Proposta pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), a sessão contou com a participação do presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, e de diversos sindicatos.

Moacy relembrou que a violência contra jornalista aumentou substancialmente no país nos últimos quatros anos do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele também ressaltou a importância da profissão em tempos de difusão de notícias falsas.

“Um país que se notabilizou nos últimos anos por um número exacerbado de fake news circulando das redes sociais, interferindo nos corações e nas mentes, mudando resultados eleitorais. Um país não pode se sentir tranquilo com isso porque estamos decidindo o futuro”, disse.

A sessão também discutiu a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 206, que determina que a profissão seja exercida por profissionais diplomados pelas faculdades de Jornalismo.

Augusto Vasconcelos falou sobre a importância de o jornalismo ser exercido por jornalistas diplomados e da necessidade que o profissional tem de proteção para o exercício da profissão. “Os jornalistas têm o direito de expressão garantido e não podem ser atacados por suas opiniões”, ressaltou.

Marcações: