Prefeitos da Bahia chegam em peso à marcha nacional para pressionar por nova PEC
Prefeitos defendem PEC 66 e outras propostas que buscam reequilibrar finanças municipais e liberar investimentos essenciais
Reprodução/Instagram @upbbahia
Mais de mil representantes de prefeituras da Bahia, dentre os quais estavam prefeitos, vereadores e secretários municipais, desembarcaram, nesta segunda-feira (19), em Brasília, onde irão participar da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, que ocorre entre esta terça (20) e quinta-feira (22) na capital federal. A comitiva baiana é liderada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), que tem como principal pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023.
A PEC trata da reabertura de prazos para o parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios e da criação de um novo regime de pagamento de precatórios, com limite atrelado à receita. A proposta visa aliviar as contas municipais e restabelecer a capacidade de investimento das prefeituras, atualmente comprometidas com débitos acumulados e bloqueios de receita.
Municípios em colapso financeiro exigem soluções imediatas
De acordo com Wilson Cardoso, a aprovação da PEC é urgente e deve ocorrer em até 45 dias, segundo estimativas da UPB. Segundo ele, os municípios enfrentam uma grave crise fiscal, com orçamentos quase inteiramente comprometidos com dívidas previdenciárias, o que impede a realização de investimentos essenciais.
“A gente está com muita esperança na aprovação da PEC 66, o que deve acontecer nesses 40, 45 dias. Essa é a nossa principal necessidade porque os municípios não suportam mais, estão sofrendo com bloqueios e impossibilitados de investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura. O orçamento dos municípios está comprometido em grande parte com o pagamento de dívida”, afirmou Cardoso.
Além da PEC 66, a UPB também apresentará outras propostas fundamentais para o reequilíbrio das finanças municipais, como o PLP 51/2021, que institui o Regime Especial de Contribuição Patronal Previdenciária dos Municípios, conhecido como Simples Municipal. De autoria do senador Jaques Wagner (PT), o projeto propõe alíquotas progressivas do INSS, baseadas na receita líquida per capita de cada município.
Outro destaque da pauta municipalista é a PEC 5/2025, proposta pelo senador Angelo Coronel (PSD), que propõe uma alíquota única para as contribuições à seguridade social, aplicada sobre a folha de pagamento dos municípios, conforme o artigo 195 da Constituição Federal.
Abertura oficial terá presença do presidente Lula
Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha conta com apoio da UPB e demais entidades estaduais. A cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira (20), com presença confirmada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Líderes partidários e ministros também devem participar da solenidade.
Encontro com bancada baiana
Ainda como parte da programação, a UPB realiza um encontro com a bancada baiana no Congresso Nacional, nesta terça-feira (20), às 19h. A reunião contará com a participação de prefeitos, senadores, deputados federais e ministros. O objetivo é apresentar a pauta prioritária dos municípios baianos e articular apoio político direto às propostas defendidas pelos gestores municipais.
A UPB destaca que a Bahia possui desafios específicos que precisam ser considerados nas decisões do Congresso e do Governo Federal. Entre eles, estão as profundas desigualdades regionais, a carência de infraestrutura e a urgência de políticas públicas mais robustas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento urbano. Além disso, vários municípios baianos foram atingidos com uma das piores secas dos últimos anos, o que levou o presidente da UPB a solicitar, no último dia 3 de abril, intervenção federal para combater a seca no Estado.
Com a mobilização em Brasília, os prefeitos baianos esperam sensibilizar os parlamentares e obter avanços concretos que permitam às administrações locais superar a crise fiscal e garantir serviços públicos de qualidade para a população.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos