Pular para o conteúdo
Início » Prefeito diz não temer que transporte público em Salvador seja alvo na eleição

Prefeito diz não temer que transporte público em Salvador seja alvo na eleição

Para Bruno Reis, crise é nacional e, sem citar nomes, afirma que 'bravata, discurso superficial, muitos têm', mas sem apresentar soluções

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, na manhã desta segunda-feira (3), que não teme que o transporte público em Salvador seja um dos principais alvos de seus adversários nas eleições em outubro. Segundo ele, a crise no sistema é nacional e, apesar das dificuldades, conseguiu evitar a greve de rodoviários na capital baiana durante seus quase 4 anos de mandato.

“Primeiro, mostrando os avanços, mesmo contrariando a lógica do que as outras cidades, seja aqui da Bahia ou aqui do lado, o transporte metropolitano, a crise que enfrenta, ônibus estado precário, antigos, velhos, quebrando empresas que tiveram que demitir recentemente mais de 1,5 mil trabalhadores, e a realidade de outras cidades da Bahia. E se a gente for para o Brasil, não faltam exemplos. Vejam vocês, o Brasil este ano já teve mais de 300 movimentos paredistas. Nós estamos 4 anos sem greve dos rodoviários, graças à nossa condução. Conseguimos ampliar com o BRT, com terminal de recarga elétrica, com ônibus elétricos, com aquisição de ônibus novos”, pontuou ao Portal M! durante a entrega do novo Laboratório Central de Salvador, no bairro de Amaralina.

Sem citar nomes, o prefeito disse que “bravata, discurso superficial, muitos têm”, mas sem apresentar soluções. O tema constantemente é alvo do seu principal concorrente, o vice-governador Geraldo Jr (MDB), que vai oficializar sua pré-candidatura a prefeito de Salvador na próxima quinta-feira (6).

“Quero ver se especializar, estudar, conhecer com profundidade os problemas e ter a capacidade de trazer as soluções. Então, dizendo a verdade, mostrando os avanços, as dificuldades, mas mostrando, acima de tudo, capacidade para resolver. Eu tenho convicção que quando todos modais estiverem funcionando, seja os que a prefeitura tem responsabilidade direta, o sistema complementar, o sistema convencional e o teleférico que nós vamos implantar, e o Estado, com o metrô, e eu torço que o VLT possa sair do papel. Com esses cinco modais, a gente vai ter um dos sistemas de transportes mais integrados e modernos do mundo”, pontuou Bruno.

Ainda na entrevista ao Portal M!, o prefeito também comentou os casos de violência, como o ônibus incendiado, na última sexta-feira (31), no bairro de São Marcos e, desde então, as linhas não estão entrando no bairro. Segundo ele, “ainda tem isso, como se não bastasse a crise, em especial por conta da pandemia”, o vandalismo no transporte público é outra “dura realidade” da cidade e, “infelizmente, as autoridades responsáveis competentes não conseguem conter o avanço do crime”.

“Desde a pandemia, a gente perdeu uma quantidade expressiva de passageiros, então hoje a receita não remunera mais o sistema, operação deficitária. Estamos tendo que botar subsídio, pagando parte da passagem, hoje a prefeitura paga R$ 0,32 centavos de toda a passagem de ônibus. Ainda tem que conviver com a violência, com a queima de ônibus, com o crime, a marginalidade”, criticou ao Portal M!.

Pré-candidatura à reeleição

O prefeito Bruno Reis vai anunciar, nesta segunda-feira (3), sua decisão se vai ou não concorrer a reeleição em outubro. No entanto, sua pré-candidatura já é dada como certa, seu partido União Brasil, inclusive, já o contabiliza na lista dos municípios onde a legenda vai disputar as prefeituras na Bahia.

Com isso, o evento seria apenas para oficializar e ainda definir sua vice Ana Paula Matos (PDT) na chapa novamente. O encontro está marcado para acontecer às 15h30, no Quality Hotel & Suítes São Salvador, no bairro do Stiep.

 

Leia também:

Bruno Reis anuncia pré-candidatura à reeleição nesta segunda e confirma Ana Paula como vice

Geraldo Jr oficializa pré-candidatura a prefeito de Salvador nesta quinta-feira

Em nova propaganda eleitoral do MDB, Geraldo Jr ataca novamente gestão de Bruno Reis

Marcações: