Pular para o conteúdo
Início » Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário

Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário

Medida, segundo Mario Sarrubbo, seria para aumentar cerco no combate ao crime organizado e estabelecer diretrizes nacionais 

O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse, nesta quarta-feira (24), que o governo federal prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permita à União ampliar as incumbências da Polícia Federal no combate ao crime organizado e estabelecer diretrizes nacionais a serem seguidas por Estados e municípios nas atividades de segurança pública. A intenção do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, segundo Sarrubbo, seria aumentar as atribuições do governo federal nessa área; hoje, a responsabilidade pela segurança pública é quase que integralmente dos Estados, o que dificultaria, na visão da atual gestão, uma polícia nacional de combate ao crime.

A informação foi dada por Sarrubo, em entrevista à Globonews. “Que a União possa indicar diretrizes, ainda que genéricas, no campo da segurança pública”, afirmou. “Isso está mais para o campo da integração do que de o governo (federal) querer meter o dedo na política dos Estados . A gente precisa conversar mais, construir canais de diálogo e de integração que sejam fixos”, completou. “Talvez a União possa ser um ator importante nesse processo”.

Sarrubbo afirmou ainda que a ideia ainda precisa ser desenvolvida e discutida com governadores. “Isso será objeto de muito diálogo, para que possamos construir um modelo que atenda o País com tantas complexidades como o nosso”.

A segurança pública é uma das áreas em que a atuação do governo federal tem pior avaliação pelos eleitores. Segundo pesquisa Ipec divulgada nesta semana, 42% das pessoas consultadas consideram a conduta do governo federal ruim ou péssima nessa área.

 

Leia também:

Segurança pública no governo Lula é reprovada por 42% dos brasileiros, diz Ipec

Jerônimo terá encontro com Lewandowski para atualizar pacto da segurança pública

“Melhor um final trágico do que uma tragédia sem fim”, diz Wagner sobre vetos e Congresso

Marcações: