Pesquisa revela favoritos ao Senado na Bahia: Rui Costa e Jaques Wagner lideram corrida de 2026

Cenário indica que a eleição para o Senado no estado tende a ser dominada por figuras de forte capital político


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 31/07/2025 10:03 • Política
Pesquisa revela favoritos ao Senado na Bahia: Rui Costa e Jaques Wagner lideram corrida de 2026 - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Os ex-governadores Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) despontam como favoritos na disputa pelas duas vagas da Bahia ao Senado Federal nas eleições de 2026. De acordo com o levantamento divulgado, nesta quinta-feira (31), pelo Instituto Paraná Pesquisas, o cenário indica que a eleição para o Senado no Estado tende a ser dominada por figuras de forte capital político, ambas ligadas ao grupo que governa a Bahia há quase 20 anos.

As três cadeiras hoje são ocupadas por Otto Alencar (presidente estadual do PSD), Angelo Coronel (PSD) e Wagner, porém apenas os dois últimos disputarão a reeleição no próximo ano. Otto foi reeleito em 2022 e possui mandato até 2030.

Cenário espontâneo

No levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados, a maioria da população ainda não sabe ou não opinou sobre o voto — um índice de 87,3%. Apesar disso, Rui Costa aparece com 1,4% das menções, atrás apenas de Jaques Wagner, com 1,8%.

Outros nomes lembrados foram o atual senador Otto Alencar (PSD), com 1,1%, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), com 0,9%.

Cenário estimulado

Já nos cenários estimulados, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Rui Costa lidera com 44,5% das intenções, seguido por Jaques Wagner (34,4%) e João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania, com 23,8%. Em seguida aparecem o atual senador Angelo Coronel (PSD), com 13,4%; Márcio Marinho (Republicanos), com 7%; Adolfo Viana (PSDB), com 6%; Marcelo Nilo (Republicanos), com 4,8%; e Zé Cocá (PP), com 4,6%. A soma dos que não souberam ou não opinaram foi de 6,6%, enquanto 14,9% disseram que votariam em branco ou anulariam.

Na segunda simulação, com a ausência de Angelo Coronel, os percentuais se redistribuem levemente, mas sem alterar os líderes: Rui Costa sobe para 45,7% e Jaques Wagner chega a 35,7%. João Roma também cresce e aparece com 24,6%, seguido por Márcio Marinho (8,9%), Adolfo Viana (7,3%), Marcelo Nilo (6,4%) e Zé Cocá (4,8%). Os indecisos somam 7%, enquanto os que declararam voto branco ou nulo chegam a 15,3%.

Levantamento

O levantamento ouviu 1.620 eleitores entre os dias 25 e 29 de julho de 2025, em 66 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Chapa “puro sangue”

A disputa no Senado tem dado dor de cabeça à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) – que buscará a reeleição em 2026 -, desde que foi anunciada uma possível chapa “puro sangue”, na qual deixaria de lado o atual senador Angelo Coronel. Em seu lugar, entraria o atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

“Meu nome está colocado. Evidente que ainda tenho que conversar com o presidente no ano que vem sobre isso, mas já conversei com ele e coloquei meu nome à disposição para compor a chapa como senador”, afirmou Rui em entrevista à Rádio Metrópole.

Com trajetórias consolidadas na política baiana, Rui Costa foi governador do Estado de 2015 a 2023, enquanto Wagner esteve à frente do Executivo entre 2007 e 2014. Este último também ocupou a chefia da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e foi eleito senador em 2018. Já Angelo Coronel, natural de Coração de Maria, presidiu a Assembleia Legislativa da Bahia entre 2017 e 2018 e ocupa uma cadeira no Senado desde 2019.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026 -
Política 02/02/2026 às 07:30

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026

Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'


Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT -
Cidades 02/02/2026 às 07:00

Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT

Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar


Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas -
Três Graças 02/02/2026 às 06:25

Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas

A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas


Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares -
Êta Mundo Melhor! 02/02/2026 às 06:20

Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares

Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela


Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise -
Coração Acelerado 02/02/2026 às 06:15

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise

Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete


Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva