Pesquisa revela favoritos ao Senado na Bahia: Rui Costa e Jaques Wagner lideram corrida de 2026
Cenário indica que a eleição para o Senado no estado tende a ser dominada por figuras de forte capital político
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Os ex-governadores Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) despontam como favoritos na disputa pelas duas vagas da Bahia ao Senado Federal nas eleições de 2026. De acordo com o levantamento divulgado, nesta quinta-feira (31), pelo Instituto Paraná Pesquisas, o cenário indica que a eleição para o Senado no Estado tende a ser dominada por figuras de forte capital político, ambas ligadas ao grupo que governa a Bahia há quase 20 anos.
As três cadeiras hoje são ocupadas por Otto Alencar (presidente estadual do PSD), Angelo Coronel (PSD) e Wagner, porém apenas os dois últimos disputarão a reeleição no próximo ano. Otto foi reeleito em 2022 e possui mandato até 2030.
Cenário espontâneo
No levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados, a maioria da população ainda não sabe ou não opinou sobre o voto — um índice de 87,3%. Apesar disso, Rui Costa aparece com 1,4% das menções, atrás apenas de Jaques Wagner, com 1,8%.
Outros nomes lembrados foram o atual senador Otto Alencar (PSD), com 1,1%, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), com 0,9%.
Cenário estimulado
Já nos cenários estimulados, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Rui Costa lidera com 44,5% das intenções, seguido por Jaques Wagner (34,4%) e João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania, com 23,8%. Em seguida aparecem o atual senador Angelo Coronel (PSD), com 13,4%; Márcio Marinho (Republicanos), com 7%; Adolfo Viana (PSDB), com 6%; Marcelo Nilo (Republicanos), com 4,8%; e Zé Cocá (PP), com 4,6%. A soma dos que não souberam ou não opinaram foi de 6,6%, enquanto 14,9% disseram que votariam em branco ou anulariam.
Na segunda simulação, com a ausência de Angelo Coronel, os percentuais se redistribuem levemente, mas sem alterar os líderes: Rui Costa sobe para 45,7% e Jaques Wagner chega a 35,7%. João Roma também cresce e aparece com 24,6%, seguido por Márcio Marinho (8,9%), Adolfo Viana (7,3%), Marcelo Nilo (6,4%) e Zé Cocá (4,8%). Os indecisos somam 7%, enquanto os que declararam voto branco ou nulo chegam a 15,3%.
Levantamento
O levantamento ouviu 1.620 eleitores entre os dias 25 e 29 de julho de 2025, em 66 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Chapa “puro sangue”
A disputa no Senado tem dado dor de cabeça à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) – que buscará a reeleição em 2026 -, desde que foi anunciada uma possível chapa “puro sangue”, na qual deixaria de lado o atual senador Angelo Coronel. Em seu lugar, entraria o atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
“Meu nome está colocado. Evidente que ainda tenho que conversar com o presidente no ano que vem sobre isso, mas já conversei com ele e coloquei meu nome à disposição para compor a chapa como senador”, afirmou Rui em entrevista à Rádio Metrópole.
Com trajetórias consolidadas na política baiana, Rui Costa foi governador do Estado de 2015 a 2023, enquanto Wagner esteve à frente do Executivo entre 2007 e 2014. Este último também ocupou a chefia da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e foi eleito senador em 2018. Já Angelo Coronel, natural de Coração de Maria, presidiu a Assembleia Legislativa da Bahia entre 2017 e 2018 e ocupa uma cadeira no Senado desde 2019.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva