Conservadores aposentam, a fazenda, o casamento e Che, no Village
Neste artigo, Gerson Brasil examina como geração atual de jovens conservadores em NY rompe com engajamento revolucionário dos anos 60

Sem charme, como nas casas funerárias, a exibir no letreiro a simples e cáustica palavra ‘A Adornativa’, quando o morto já não pode mais se inaugurar, a não ser que recorra a João Cabral de Melo Neto, ou adote o sacré-coeur; a performance dos anos 60 está se despedindo. Guarde na gaveta, como lembrança, a camisa com a foto de Che Guevara, feita por Alberto Diaz “Korda”. Percorreu o mundo e se tornou uma mercadoria de alto valor, como a reprodução do trabalho de Andy Warhol utilizando uma foto de Marilyn Monroe.
Era o nascimento do pop nas asas da Revolução Cubana, com Jânio Quadros eleito presidente do Brasil em 3 de outubro de 1960, num arco de alianças conservadores, PTN-PDC-UDN-PR-PL. Mas nem por isso; concedeu a Che Guevara, em plena Guerra Fria, a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Inaugurando o terceiro mundismo e a tão badalada neutralidade do Itamaraty, desenhada por Santiago Dantas, e até hoje reverenciada. Guevara à parte, os conservadores estão de volta, sem novidade, mas em outro lugar, não idêntico, como diria Borges na construção dos “ciclos similares”, acrescentando que “a conjectura de que a existência do homem é uma quantidade constante, …que nenhuma afronta, nenhuma calamidade, nenhum ditador nos poderá empobrecer”.
O lendário East Village em New York de atmosfera cultural vanguardista, boêmia e de intuição avassaladora, hoje pelos padrões corretos seria imoral, ou fora de sintonia, está ampliando o ciclo conservador. É o que nos conta Ashley Wong no Wall Street Journal, edição online de 22 de maio. “Em uma noite úmida de quinta-feira no início de maio, sob as luzes vermelhas de um bar no East Village, em Manhattan, cerca de 50 jovens, homens e mulheres, viravam drinques e gritavam em meio à música alta.
A cena era familiar — uma sala cheia de jovens em busca de um encontro, ou talvez apenas de um novo amigo. Mas não se tratava de uma reunião qualquer: todos os presentes eram conservadores, ou pelo menos receptivos à ideia de se juntar a um conservador”.
Gente jovem, desligada da questão partidária à procura de espaços a não o constranger, por ter rejeitado o guarda-chuva do politicamente correto, e o engajamento numa luta social. Na descrição de Wong, pessoas de bom nível cultural, a se divertir sem fazer promessa de casamento, ter filhos, e viver de modo saudável na fazenda. “Eu sempre digo que é mais difícil se assumir conservador em New York do que se assumir gay”, disse Raquel Debono”, uma das participantes do encontro.
Longe de querer inventar um novo mundo, se voltam para ter emprego, e procuram estabelecer algum relacionamento romântico fora das ideologias, sem que a política se porte de modo hegemônico na relação.
Na tenacidade do politicamente correto, essas pessoas podem ser alocadas como Freek, destoando do engagé francês dos anos 60, um modelo de intelectual voltado para as massas, mas que foi rejeitado em maio de 68 e criticado por Maria-AntoniettaMacciocchi: “Assim, ‘engajado’ torna-se um termo cômodo, na medida em que a ação revolucionária não é plenamente assumida”. Ela estava se referindo aos nacionalismos chinês, cubano e outros, e também às frentes internacionais proletárias (três, que se dissolveram, com o avanço do capitalismo e a fragmentação interna, devido ao enfrentamento de Mikhail Bakunin a Marx, na crítica ao socialismo autoritário, contrapondo-o a ação libertária, demolidora do capitalismo. Nada de gradualismo).
Hoje a crítica cairia sobre o que se convencionou chamar de identitarismo e cercanias. Freek, ou conservadores, mostra que o espaço social engendra várias eternidades sucessivas, assim como os bares morrem na quarta ou quinta, emergem na sexta ou no sábado, pouco importa se a terra está desolada.
*Gerson Brasil, jornalista, escritor e secretário de Redação da Tribuna da Bahia
Mais Lidas
Sobre Álgebras ou Sob Pálpebras
Segundo semestre chegou e… Ainda há tempo!
Artigos
Segundo semestre chegou e… Ainda há tempo!
Sobre Álgebras ou Sob Pálpebras
O ser (des)humano: a era do eu e o colapso do nós
Dois de julho, Independência e Cultura
Junho Violeta – dignidade, respeito e proteção à pessoa idosa
Saúde mental no trabalho: o pilar invisível da segurança
Como narcisistas e psicopatas seduzem e dominam?
Entre vidas e resultados
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro