Oposição na AL-BA pede garantias contra controle do PT e sugere mudanças no regimento interno
Bancada se reuniu com líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), candidato à 1ª vice-presidência; eleição ocorre no próximo dia 3
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Alan Sanches (União), afirmou, na manhã desta sexta-feira (24), que a bancada exige garantias de que o PT não buscará manter o controle da Casa em caso de afastamento do atual presidente, Adolfo Menezes (PSD), cuja candidatura à reeleição enfrenta incertezas jurídicas. Os parlamentares oposicionistas participaram, nesta última quinta-feira (23), de um café da manhã com o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), candidato à 1ª vice-presidência da mesa-diretora. A eleição acontecerá no próximo dia 3, após a volta do recesso parlamentar.
Mudanças no regimento interno da AL-BA
Em entrevista ao Portal M!, Sanches sugeriu mudanças no regimento interno da AL-BA. Segundo ele, a medida é necessária para, se o cargo de presidente ficar vago de forma definitiva ou por decisão judicial, uma nova eleição seja convocada de imediato.
“Foi uma conversa muito proveitosa que nós [incluindo Rosemberg] tivemos. É importante ressaltar que eu defendo a proporcionalidade e busco garantias claras no regimento interno para que, caso haja o afastamento do presidente reeleito, não haja qualquer possibilidade de ter o PT no comando da Casa”, afirmou Sanches ao Portal M!.
Ele defendeu a necessidade de um texto definitivo para regulamentar a sucessão presidencial. “Precisamos definir, de forma clara, se a eleição seria imediata ou em até 10, 45 ou 60 dias. Esse texto não pode ser feito para atender a esta situação apenas, ele precisa valer para todas as eleições futuras. Não podemos mudar o regimento ao bel-prazer de circunstâncias políticas”, frisou.
De acordo com Sanches, embora a relação pessoal com Rosemberg seja tranquila, a oposição precisa de garantias institucionais. “Comigo, nesses 2 anos, Rosemberg cumpriu todos os acordos legislativos. Ele recuou quando necessário e avançou nos momentos em que podia avançar. A minha relação pessoal com ele foi de muito diálogo, mas estamos lidando com uma situação especial que exige regras claras e seguras para a Casa”, pontuou o líder da oposição.
Rosemberg defende proporcionalidade na mesa-diretora
Quem também se pronunciou logo após o encontro foi o líder do governo na AL-BA, o deputado Rosemberg Pinto (PT). Assim como Sanches, ele defendeu o diálogo e o respeito à proporcionalidade na composição da mesa-diretora da Assembleia Legislativa, minimizando os impactos das disputas políticas estaduais e nacionais no processo de eleição da Casa.
Após se reunir com os deputados oposicionistas durante um café da manhã na quinta-feira (23), Rosemberg reforçou que sua candidatura à 1ª vice-presidência busca atender a critérios de representatividade e não enfrentou resistências por parte da bancada liderada por Sanches.
“Não houve nenhuma objeção ao meu nome. Pelo contrário, fiquei muito feliz com as falas dos parlamentares oposicionistas, que reforçaram que não há resistência à minha candidatura para o cargo de 1º vice. Isso mostra que, aqui na Casa, há uma maturidade política que separa as disputas externas da nossa responsabilidade de garantir equilíbrio interno”, disse Rosemberg ao Offnews.
O petista também destacou que a base governista está aberta ao diálogo para buscar um entendimento com a oposição. “Há uma disputa política global em nível estadual e nacional, mas aqui na Assembleia conseguimos construir uma relação baseada na simpatia e no respeito. Essa disputa maior não interfere na composição da mesa-diretora. Nosso foco é garantir a proporcionalidade e que todas as forças políticas estejam representadas de forma justa”, afirmou o líder do governo.
Assim como Sanches, líder defende mudança definitiva no regimento interno
Sobre as mudanças no regimento interno, Rosemberg disse que as discussões estão em andamento e os próximos dias serão cruciais para definir os ajustes necessários. Assim como o líder da Oposição, o petista também defendeu que a medida seja definitiva e não apenas para esta eleição.
“Ainda não há nada fechado em relação ao texto do regimento. O que estamos debatendo é como garantir segurança jurídica para situações futuras. Seja qual for a decisão, ela precisa ser definitiva e atender aos interesses da Casa como um todo. Esses próximos 10 dias serão intensos e decisivos para chegar a um consenso”, explicou.
O deputado ainda elogiou o ambiente de diálogo na AL-BA e reforçou a importância de respeitar as diferenças políticas sem prejudicar o andamento das votações e da administração da Casa. “Temos aqui um entendimento de que as diferenças políticas não podem paralisar os trabalhos. Durante esses dois anos, construímos uma relação de respeito e diálogo, mesmo com os embates naturais de oposição e governo. Esse é o caminho para garantir a estabilidade e a eficiência da Assembleia”, concluiu Rosemberg.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
MDB da Bahia declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na AL-BA
Últimas Notícias
Planilha com supostas avaliações de influenciadores digitais viraliza; veja detalhes
Planilha, de autoria desconhecida, detalha experiências de contratantes com vários famosos
Semana do BBB 25 traz Big Fone e paredão triplo com contragolpe
Tadeu Schmidt detalha regras da segunda semana, com imunidade e tensão na casa mais vigiada do Brasil
Oposição estuda pedir impeachment de Lula após irregularidade no ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares acusam o governo de cometer também crime de responsabilidade
Noite da Aclamação celebra Gilberto Gil com participação de Rachel Reis e grandes nomes da música
Evento contará com show da banda Timbalada, além de participações especiais de Rachel, Margareth Menezes e Ivete Sangalo
Prefeitura de Salvador anuncia reativação de linhas de ônibus suspensas por integração com metrô
Semob sinalizou que vem realizando estudos para reativar linhas de ônibus com horários reduzidos, observando a adesão dos usuários
Jerônimo Rodrigues critica Coelba e diz que empresa é ‘freio no desenvolvimento’ da Bahia
Apesar de a renovação ser uma decisão que cabe à União, o governador revelou que demonstrou sua insatisfação ao presidente Lula com o serviço prestado na Bahia
MDB da Bahia declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na AL-BA
Decisão foi firmada após reuniões da Executiva Estadual do partido e diálogos com os deputados da legenda
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Festa popular celebra tradição e aquece clima de carnaval na ilha com cortejo, lavagem simbólica e shows neste sábado
Presidente do México elogia Lula e fala sobre fortalecer laços com Brasil
Claudia Sheinbaum destaca cooperação bilateral e organizações regionais em conversa com petista
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Com 14 unidades em operação, iniciativa promove saúde e bem-estar com exercícios orientados e acessíveis para soteropolitanos