Pular para o conteúdo
Início » Ministro do Turismo confirma apoio ao festival de cerveja de Alagoinhas

Ministro do Turismo confirma apoio ao festival de cerveja de Alagoinhas

Festival deverá ser realizado ainda neste ano

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30), no Ministério do Turismo, em Brasília, o ministro Celso Sabino confirmou apoio ao Bahia Beer, festival de cerveja de Alagoinhas, que deverá ser realizado na cidade ainda neste ano.

“Falamos hoje desse festival que, sem sombra de dúvidas, vai marcar a história da cidade e vai atrair turistas de todo o Brasil. Hoje mesmo aqui, com o prefeito Joaquim, já fizemos o convite para alguns prefeitos de Santa Catarina, terra da cerveja, terra do Oktoberfest, que vão estar lá em Alagoinhas participando desse grande festival. E o Governo Federal, com o esforço do presidente Lula para recuperar o setor do turismo no Brasil também vai estar presente através da parceria com o Governo do estado da Bahia, a Prefeitura de Alagoinhas e o Sistema S, apoiando e investindo nesse evento para levar turistas do Brasil e do mundo para conhecer essa terra de gente honesta e trabalhadora”, disse o ministro.

Autora do Projeto de Lei Nº 24.951/2023, que outorga à Alagoinhas o título de Capital Estadual da Cerveja, com direito à realização anual do Bahia Beer, festival nos moldes do Oktoberfest, a deputada estadual Ludmilla Fiscina comemorou a receptividade do projeto pelo ministro e o que isso significa para Alagoinhas, sua terra natal. “Estamos muito felizes com o andamento deste projeto. Com toda certeza será um marco para Alagoinhas e a nossa região”, destacou.

O prefeito Joaquim Neto reafirmou que está organizando tudo para que o evento ocorra ainda neste ano, haja vista a importância deste festival para a cidade. “Um grande evento, bem organizado, pode projetar uma cidade nacionalmente e esse é o nosso objetivo quando falamos do festival da cerveja de Alagoinhas. Estamos empenhados no crescimento da economia do nosso município”, disse.

Tramitação 

No último dia 22, o projeto de Fiscina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com relatoria favorável da deputada Ivana Bastos (PSD). A expectativa é que o projeto já entre na próxima pauta de votação pelos deputados.

Alagoinhas é referência na produção de cervejas por possuir a melhor água do Brasil e a segunda melhor do mundo, sendo a maior fabricante de cerveja do Norte/Nordeste, com marcas mundialmente conhecidas. Atualmente, o polo de bebidas do município conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken, que também produz na cidade a cerveja Amstel, com previsão de implantação da Cervejaria Cidade Imperial.

Estiveram presentes na reunião a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), o prefeito Joaquim Neto (PSD), o secretário de Turismo do estado da Bahia, Maurício Bacellar, os deputados federais Otto Filho (PSD) e João Carlos Bacelar (PV), além do secretário municipal de Agricultura, George Caboré, e Thiago Sankey, diretor-executivo da Agência Mercado.

Marcações: