Ministro do STF concede habeas corpus para ex-presidente do INSS ficar em silêncio durante CPI
Ex-dirigente é investigado por suposta omissão em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Antonio Stefanutto, a permanecer em silêncio durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, marcado para a tarde desta segunda-feira (13). A decisão foi concedida por meio de habeas corpus expedido no sábado (11). O ex-dirigente é investigado por suposta omissão em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias.
Apesar da decisão, o depoimento de Stefanutto foi mantido pela CPMI. Ele é o oitavo convocado a receber autorização prévia para o silêncio. Outros depoentes, como o empresário Antônio Carlos Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o advogado Nelson Willians, também obtiveram o mesmo benefício do Supremo.
Comunicação livre com a defesa
Além do direito ao silêncio, Fux garantiu a Stefanutto comunicação irrestrita com seus advogados durante a oitiva. O habeas corpus, previsto pela Constituição, é um instrumento jurídico destinado a evitar coação ou ameaça à liberdade de locomoção. O pedido foi protocolado na sexta-feira (10), três dias antes da sessão da CPMI, e concedido de forma preventiva.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou a sequência de decisões judiciais que têm assegurado o silêncio dos depoentes. “Vamos fazer as perguntas para ele, porque, como eu já disse, a verdade fala pelos fatos, pelos extratos, pelas contas, pelos milhões roubados dos aposentados”, afirmou o parlamentar durante a sessão.
A CPMI investiga a responsabilidade de gestores e entidades privadas em fraudes que afetaram beneficiários do INSS. Fux destacou, em sua decisão, que o comparecimento de Stefanutto deve ser mantido, mas o ex-presidente não é obrigado a responder perguntas que possam incriminá-lo.
Stefanutto foi afastado da presidência do INSS em abril, após a deflagração da Operação Sem Desconto pela Polícia Federal. A ação apura um esquema de descontos associativos não autorizados sobre benefícios previdenciários, que somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo cálculos dos investigadores. O ex-presidente nega irregularidades e afirma não ter “adotado qualquer conduta que colocasse em risco os segurados do INSS”.
Durante sua gestão, entidades que se apresentavam como associações de aposentados e pensionistas cobraram mensalidades diretamente dos benefícios de segurados sem autorização. A Polícia Federal aponta que o esquema contou com a omissão de gestores públicos, permitindo que as cobranças ilegais se mantivessem por anos.
Stefanutto foi nomeado em 11 de julho de 2023 pelo então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do PDT, que deixou o cargo dias após a operação da PF. Antes de assumir a presidência da autarquia, ele havia comandado a Procuradoria-Federal Especializada junto ao INSS entre 2011 e 2017.
Senador critica decisões judiciais em série
O presidente da CPI, senador Carlos Viana, já havia demonstrado insatisfação com a sucessão de habeas corpus concedidos pelo STF a depoentes da comissão. Segundo ele, a medida limita o avanço das investigações sobre o desvio de recursos destinados a aposentados e pensionistas. “Ninguém vai calar a verdade, ninguém vai nos fazer parar nessa investigação. Vamos enfrentar tudo isso”, declarou Viana.
A CPMI do INSS segue colhendo depoimentos e analisando documentos sobre a atuação de empresas e associações envolvidas nas cobranças indevidas. Stefanutto é apontado como uma das figuras centrais na apuração sobre a omissão de dirigentes na prevenção das fraudes detectadas pela PF. O colegiado deve concluir os trabalhos até o fim de novembro.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas