Loyola nega interesse político na aproximação com prefeitos e destaca diálogo institucional
Declaração foi dada aos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, durante entrevista na Rádio Mix Salvador

O secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, negou, na manhã desta segunda-feira (24), que a aproximação do governo estadual com prefeitos do interior tenha motivações políticas. Em entrevista ao programa De Olho na Bahia, comandado pelos jornalistas Osvaldo Lyra (editor-chefe do Portal M!) e Matheus Morais na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), o petista afirmou que a iniciativa tem como foco o diálogo institucional para o bem-estar da população.
“Estamos realizando uma agenda institucional de conversas com os prefeitos para entender como podemos atuar em parceria com os municípios. O governador nos pediu para estreitar esse diálogo e verificar quais investimentos podem ser feitos em conjunto. Nossa ideia é fortalecer um novo pacto federativo entre governo federal, estadual e municipal”, explicou Loyola.
Migração de prefeitos
Após investidas do governador Jerônimo Rodrigues (PT), diversos prefeitos, anteriormente alinhados à oposição e próximos ao vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito de Salvador ACM Neto, começaram a aderir à base do petista. Questionado se essa estratégia fragilizava a oposição, Loyola admitiu que o movimento pode impactar o grupo adversário, mas destacou que o governo está focado no fortalecimento da relação entre Estado e municípios. Segundo ele, “ninguém está colocando faca no pescoço de prefeitos e lideranças”, estariam “apenas conversando e deixando as portas abertas”.
“Sim, enfraquece [a oposição], mas eu não cuido de time adversário, eu cuido do meu time. Nosso compromisso é com os prefeitos e as cidades, independente de questões partidárias. Se um prefeito percebe que a melhor parceria para o seu município é com o governo do Estado, ele vai avaliar e decidir”, pontuou o secretário.
Loyola também citou exemplos concretos de prefeitos que estão se aproximando do governo estadual. “O prefeito Hildécio [Meirelles, do União Brasil], de Cairu, sempre teve uma distância grande do governo do Estado, mas fizemos uma audiência com o governador e estamos construindo uma relação. O mesmo acontece em Teixeira de Freitas [Marcelo Belitardo, também do UB], onde temos investimentos significativos, como o Hospital Costa das Baleias, um projeto de mais de R$ 220 milhões. Não podemos permitir que os municípios fiquem de costas para o Estado e vice-versa”, ressaltou.
Obras atrasadas impacta na aprovação de Jerônimo
Outro ponto abordado na entrevista foram as obras estruturantes em andamento no Estado, algumas das quais enfrentam atrasos e impactam diretamente a aprovação do governador. Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã desta segunda-feira (24), aponta que 39% dos baianos avaliam negativamente a gestão do petista. Loyola minimizou as críticas e ressaltou que projetos de grande porte, como a ponte Salvador-Itaparica e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), estão sendo conduzidos com atenção pelo governo.
“A ponte Salvador-Itaparica é uma das maiores obras da América Latina. Tivemos que revisar o contrato após a pandemia, pois o modelo anterior se tornou inviável. No entanto, já reorganizamos tudo e logo daremos a ordem de serviço para que a construção avance”, explicou.
Apesar do discurso otimista, a promessa da ponte já se arrasta há mais de uma década e ainda gera desconfiança na população. Loyola enfatizou que o governo está atento aos desafios e trabalhando para superá-los. “As dificuldades existem, mas estamos monitorando de perto cada projeto. O governador acompanha pessoalmente e cobra avanços constantemente. Não estamos deixando nada fora do radar.”
O secretário também mencionou que a nova rodoviária de Salvador, outro projeto de grande impacto, está avançando. “Essa é uma obra essencial para melhorar a mobilidade na capital. Temos desafios, mas o importante é que está andando. Assim como fizemos com o VLT, que passou por ajustes e hoje avança de forma consistente. O tramo 1 já está bem encaminhado e o 2 já começa a tomar forma.”
Contexto político e estratégia para 2026
A adesão de prefeitos à base do governador tem causado preocupação na oposição, especialmente no entorno de ACM Neto, um dos nomes mais cotados para disputar o governo do Estado em 2026. Desde o final de 2024, o governo tem intensificado o diálogo com gestores municipais que anteriormente se mantinham neutros ou alinhados à oposição.
Prefeitos de cidades estratégicas, como Guanambi, Paulo Afonso, Buritirama e Itapetinga, estão entre os que já demonstraram apoio ao governo estadual. Além disso, nomes de peso, como os prefeitos de Cruz das Almas e Jequié, também estão sendo cortejados para reforçar a base governista.
Loyola reiterou que, neste momento, o foco do governo está na gestão e no fortalecimento da parceria entre Estado e municípios, deixando a articulação política para 2025. “Nossa primeira questão é fazer os municípios funcionarem bem. A política é um fruto colhido depois. No ano eleitoral, aí sim, as articulações políticas ganham mais espaço, mas, até lá, seguimos trabalhando pelo desenvolvimento do Estado”, concluiu o secretário.
Mais Lidas
Política
Wilson Cardoso pede intervenção federal para combater seca na Bahia
Últimas Notícias

Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação

Luciano Suedde defende fortalecimento da comunicação pública e reforça papel da atuação digital nos estados
Suedde representou o Governo do Estado durante o 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom)

Toffoli vota contra recursos e mantém condenações de quatro réus por tragédia da Boate Kiss
Posição anterior do Superior Tribunal de Justiça havia anulado as sentenças

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Imposto de Renda: veja quem precisa declarar em 2025 e quantos já enviaram documento
Até às 17h desta sexta-feira (4), foram entregues 8,2 milhões de declarações. Volume representa 17,75% do total previsto para este ano

Governo da Bahia lança projeto para qualificar mototaxistas e oferece crédito para moto 0 km
Iniciativa alcançará 75 municípios da Bahia ao longo de três anos, com previsão de 6.500 vagas para cursos de Especialização e Atualização

Jorge Araújo decide disputar vaga na Câmara Federal em 2026 e defende federação PP e União Brasil
Ao Portal M!, o vereador também comentou sobre os desafios enfrentados no Legislativo municipal e a forma como tem conduzido seu mandato

STF antecipa julgamento do núcleo 2 da trama golpista para os dias 22 e 23 de abril
Entre denunciados estão ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, e o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins

Zanin rejeita recursos e mantém deputados do PL como réus por suspeita de desvio de emendas
Julgamento ocorre no plenário virtual e deve seguir até a próxima sexta-feira (11)

‘O Brasil é dos brasileiros’: Governo Lula lança campanha de R$ 50 milhões para mostrar ações e recuperar popularidade
Lançamento ocorre em meio a queda nos índices de aprovação da gestão petista

Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica é concluída com recorde histórico de 200 metros de profundidade no Brasil
Próximo passo será conclusão do projeto estrutural e início da instalação dos canteiros de obras