Lewandowski diz que Lula ficou ‘estupefato’ com plano para matá-lo
Conforme o ministro da Justiça, existem ‘fortes indícios contra os acusados
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que conversou por telefone com o presidente Lula, nesta terça-feira (19), após a revelação da tentativa de golpe de Estado orquestrada por quatro militares e por um policial federal. Segundo ele, o petista ficou “estupefato” com a dimensão do caso. O ministro contou ainda que há indícios “fortíssimos” contra os acusados, que além de Lula, pretendiam matar o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. As informações são da Agência Brasil.
“Estava surpreso, estupefato com a dimensão deste golpe. Ele não podia imaginar que poderia ser vítima fatal desses agentes criminosos”, afirmou Lewandowski. O presidente de república foi informado do caso ainda durante a realização da Cúpula do G20, do qual foi anfitrião, no Rio de Janeiro.
Lula ainda não se manifestou publicamente sobre a operação da Polícia Federal, que revelou o caso. E não há indícios de quando ele dará uma declaração pública sobre o ocorrido, visto que nesta quarta-feira (20), ele recebe em Brasília o presidente da China, Xi Jinping.
Sobre as provas coletadas pela Polícia Federal na operação que revelou o esquema, Lewandowski disse que há fortes indícios da autoria do crime pelos cinco acusados, e que por isso, todos se encontram presos preventivamente. “Esses dados que são exigidos pela legislação processual penal estão presentes e serviram de fundamento para decretação da prisão preventiva. Os fatos são gravíssimos, absolutamente inaceitáveis e colocam em risco não apenas as instituições republicanas, mas a vida dos cidadãos brasileiros”, ressaltou o ministro da justiça.
Intitulada de Operação Contragolpe, a operação feita pela PF investiga ações golpistas de apoiadores e ex-integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo as informções obtidas, os acusados pretendiam, em 2022, impedir que Lula e Alckmin, que haviam sido eleitos como o Presidente e Vice-Presidente do Brasil, tomassem posse, executando ambos, além de também assassinar ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem são os presos
Os acusados de planejar o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes e aplicar um golpe de Estado foram identificados como o general da reserva Mário Fernandes, e os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo. Os quatro são integrantes das Forças Especiais do Exército. Além dos militares, também foi preso o agente da PF Wladimir Matos Soares, acusado de estar envolvido com o caso.
O general Fernandes atuou como chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Enquanto o agente Wladimir Matos Soares teria auxiliado o núcleo militar, “fornecendo informações que pudessem, de alguma forma, subsidiar as ações que seriam desencadeadas”.
“Eu quero dizer que a Polícia Federal está decepcionada porque um dos seus participou dessa tentativa de golpe, de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de organização criminosa. São as três imputações que se fazem contra essas pessoas. Por enquanto, suspeitas, elas ainda serão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal”, destacou Lewandowski.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Senacon suspende publicidade de apostas online para crianças e adolescentes
PL que aumenta cotas no serviço público de 20% para 30% é aprovada na Câmara
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA