Jerônimo reage a taxação dos EUA, alerta para risco às exportações da Bahia e diz que fará mudanças no secretariado em 2026
Governador cobrou pagamento dos precatórios do Fundef e negou crise na Comunicação: ‘Di flora está mantido’
Feijão Almeida/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou, nesta segunda-feira (21), a decisão dos Estados Unidos de suspender o visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e alertou para os impactos econômicos das tensões diplomáticas entre os dois países. Segundo ele, a medida representa uma retaliação política “sem sentido” e pode comprometer setores estratégicos da economia baiana, como o agrícola, pesqueiro e de apicultura.
“Está claro que é perseguição. Qual o motivo de proibir um brasileiro, um ministro da Suprema Corte, de entrar em um país? Isso é retaliação sem sentido”, afirmou Jerônimo ao Portal M!.
A declaração ocorreu durante cerimônia na Estação da Calçada, em Salvador, ao lado do ministro Rui Costa. Na ocasião, o governador autorizou a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) a tomar providências para o aditivo contratual do Lote 1 do VLT, no trecho Calçada–Comércio, e para o lançamento do edital de sinalização e telecomunicações dos lotes 1, 2 e 3.
Exportações ameaçadas
O governador relatou que tem mantido diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre as consequências das sanções aplicadas por Washington, sobretudo no escoamento de produtos baianos para o mercado norte-americano. De acordo com Jerônimo, a situação é preocupante e ameaça exportações de frutas e outros alimentos perecíveis.
“Estive com produtores de manga e uva em Juazeiro. Há containers prontos para exportação com frutas produzidas especialmente para o mercado americano. Se não puderem embarcar, haverá perda total. É um prejuízo enorme para grandes e pequenos produtores”, declarou.
Além do setor de frutas, a cadeia produtiva de pescado, mel e outros produtos da agricultura familiar também corre risco.
“Tem container de pescado, de mel, produtos essenciais da agricultura familiar baiana. A Bahia é hoje um dos dois maiores produtores de mel do Brasil. Isso está ameaçado”.
Jerônimo diz que política tem atrapalhado comércio
Jerônimo demonstrou preocupação com o uso de disputas políticas como forma de interferência no comércio exterior. Segundo ele, sanções econômicas motivadas por retaliações institucionais podem ter efeitos negativos em larga escala.
“Quando a política entra no mercado dessa forma, atrapalha. Todas as vezes que vimos isso acontecer, o resultado foi ruim. O mensalão foi um exemplo: a punição precisava existir, mas não se pode punir o setor produtivo, fechar empregos, fechar investimentos”.
O governador afirmou ainda que o Estado tem feito esforços para tentar reverter o quadro. “Já fizemos reuniões com a Fieb, enviamos documentos, dialogamos com o ministro Geraldo Alckmin. Vamos continuar pressionando. É uma situação muito delicada”.
Fundef e precatórios
Durante o evento em Salvador, Jerônimo também comentou sobre a situação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que ainda não foram pagos aos profissionais da educação. Ele disse que a responsabilidade pela liberação dos recursos é do governo federal e da Justiça.
“O que nós temos a pagar da educação não depende de mim, depende do governo federal, do MEC, da Justiça. Não teve ainda [pagamento]. Então estive lá, requisitei, estamos cobrando, pedindo, mas aguardando a decisão federal”, explicou.
Reforma administrativa só em 2026
Ao ser questionado sobre uma possível reforma administrativa, o governador afirmou que pretende reorganizar sua equipe apenas no início de 2026, devido às eleições. Ele reconheceu que alguns secretários devem se afastar para disputar cargos eletivos.
“Nós temos pelo menos três, quatro, cinco secretários que são deputados. Naturalmente, esses terão que se afastar. Estou planejando, vou conversar com os partidos, porque meu desejo é que esses se afastem no primeiro dia do ano de 2026, para que não atrapalhe o meu governo”.
Por ora, no entanto, ele afastou mudanças significativas: “Se tiver alguma coisa, é menor, não tem nada previsto não”.
Di Flora mantido na Comunicação
Jerônimo também comentou as críticas direcionadas ao secretário de Comunicação do Estado, Di Flora, que tem enfrentado insatisfações internas dentro da base aliada. O governador, no entanto, defendeu o auxiliar e negou qualquer crise na pasta.
“O secretário não ouviu nada disso, não chegou à minha mesa nenhuma crítica, nenhuma. O Di Flora é um secretário muito experiente e está mantido. Vou fortalecer meu secretário”, assegurou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos