Governador associa ACM Neto a Bolsonaro e diz que condenação do ex-presidente ‘mostra que ninguém fica impune’
Governador retoma críticas ao posicionamento do ex-prefeito em 2022 do ‘tanto faz’ e diz que desfecho do ex-presidente é resultado dos ritos legais
Equipe M!
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a mirar a oposição baiana ao comentar, nesta quarta-feira (26), o início do cumprimento de pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em conversa com o Portal M! durante o lançamento da Operação Verão 2025/2026, no Jardim de Alah, o petista afirmou que a condenação é resultado dos ritos legais e aproveitou para associar o ex-presidente ao grupo político do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).
Críticas ao ‘tanto faz’ de ACM Neto na eleição de 2022
Ao comentar a prisão de Bolsonaro, Jerônimo resgatou o posicionamento de ACM Neto durante as eleições estaduais de 2022. Na ocasião, o então candidato ao governo evitou declarar voto para presidente e afirmou que seus eleitores poderiam escolher livremente entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) no segundo turno. O posicionamento foi usado como arma política pelo PT ao longo da campanha, apelidado da “turma do tanto faz” e Jerônimo retomou o argumento ao falar sobre o cumprimento da pena do ex-presidente.
“Espero que quem ficou com ‘tanto faz’ consiga entender o que aconteceu. Não é tanto faz. Alguém que segue quem faz uma perversidade precisa rever seus atos”, disse o governador, numa referência direta ao rival político.
Jerônimo afirmou ainda que parte da população ignorou os riscos representados, segundo ele, por um projeto antidemocrático associado ao ex-presidente.
“Não é tanto faz. Tinha intenção, tinha projeto, e as pessoas que seguem um presidente ou deputado que revela uma perversidade contra a democracia brasileira precisam rever seus atos”, ponderou o petista ao Portal M!.
Governador diz que Bolsonaro foi condenado com base na lei
Ao comentar a situação do ex-presidente — que passou a cumprir pena em regime fechado nesta última terça-feira após decisão do ministro Alexandre de Moraes —, Jerônimo reforçou que ninguém está “acima da lei”. “Ninguém vai ficar impune. Em algum momento, a conta vem”, afirmou ao Portal M!.
O governador avaliou como graves os fatos que levaram à condenação de Bolsonaro, citando ameaças a autoridades e tentativas de abalar a estabilidade institucional.
“Quem mexe com recursos públicos indevidos, quem tem práticas indevidas como as feitas no governo passado, criando um ambiente de ameaça à democracia, tem que pagar. Todo esse movimento de ameaçar de morte um presidente, um vice-presidente e um ministro do Supremo é muito grave”.
Para Jerônimo, o resultado do julgamento reforça o funcionamento das instituições brasileiras. “Nossa democracia é muito jovem, mas muito firme. Está se pagando o que se deve”.
Recado aos bolsonaristas e aos aliados na Bahia
O governador também enviou um recado aos apoiadores de Bolsonaro na Bahia, tanto aos declarados quanto aos que, segundo ele, atuam nos bastidores. Jerônimo afirmou esperar que o desfecho judicial do ex-presidente provoque reflexão dentro da oposição.
“Eu espero também que as pessoas que ficaram com tanto faz na Bahia entendam o que aconteceu. Não é tanto faz. Tinha intenção, tinha projeto. As pessoas que seguem alguém que pratica perversidade contra a democracia precisam rever seus atos”, pontuou ao Portal M!.
Sem citar nomes, o governador voltou a relacionar o grupo de ACM Neto ao bolsonarismo. O PT tem adotado essa estratégia desde a campanha eleitoral de 2022 e deve reforçá-la para 2026, aproveitando a situação judicial de Bolsonaro e a fragilidade política de seus aliados nacionais.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas