Jaques Wagner critica Banco Central e diz que governo pode negociar com supermercadistas para conter alta nos preços dos alimentos
Senador também rebateu a tese de que a liberação de crédito agrava a inflação
Andressa Anholete/Agência Senado
O senador Jaques Wagner (PT) criticou, nesta sexta-feira (14), a visão do Banco Central sobre a relação entre crédito e aumento inflacionário. Segundo ele, fatores externos, como problemas climáticos e de produção em outros países, contribuíram para a elevação dos preços de produtos como café, ovos e cacau.
“Minimizar esse problema para a população, principalmente a de menor poder aquisitivo, é fundamental. Agora, é bom lembrar que ninguém quer fazer tabelamento, porque isso não funciona. Mas podemos ampliar importações, negociar com supermercadistas e buscar alternativas para reduzir os preços”, afirmou em entrevista ao Informe Baiano.
Wagner rebateu a tese de que a liberação de crédito agrava a inflação. “Se for para escolher entre o juro subir ou o povo passar fome, eu vou preferir que o povo não passe fome. O governo não vai abraçar essa lógica de que a inflação só se mantém se as pessoas não puderem comer”, declarou.
Ele citou a iniciativa do governo federal de liberar crédito consignado para trabalhadores CLT e pequenos empreendedores como medida para reduzir os juros e incentivar a economia. “Tem gente que só olha a economia sob um aspecto. O presidente está ampliando crédito para quem precisa, e isso faz diferença na vida das pessoas”, disse.
Alternativas para conter preços
O senador ressaltou que o governo federal busca medidas para conter o impacto da inflação, incluindo negociações com supermercadistas e estímulo ao crédito para consumidores. Ele reforçou que a liberação de crédito não deve ser vista como ameaça à economia.
“O presidente está tentando soluções como ampliar a importação e reduzir margens de lucro. Agora, ninguém aqui está a fim de fazer tabelamento, porque isso não funciona”, pontuou. “Nós não podemos aceitar essa ideia de que ou o povo passa fome ou os juros sobem. Se for isso, eu prefiro que o povo não passe fome”, disse.
Medidas e oposição
Wagner descartou a possibilidade de intervenção direta nos preços e enfatizou que a solução passa por estratégias que ampliem a oferta e garantam preços mais acessíveis.
“O que o presidente está fazendo é verificar se é possível ampliar a importação, chamar os supermercadistas para um acordo de redução de preço ou redução da margem de lucro“, justificou.
Ele também destacou que a liberação de crédito consignado é uma estratégia voltada para trabalhadores formais e pequenos empresários, visando aliviar o impacto da alta dos preços. Segundo Wagner, essa medida contraria a visão do Banco Central sobre os efeitos do crédito na inflação.
“Agora, não é uma coisa que está vinculada à gestão da economia. Isso para mim é papo furado da oposição. Uma das opções do presidente é liberar mais crédito para a população. Ele anunciou que vai liberar agora o crédito consignado para pessoas de CLT. Só que aí vai contra o que o Banco Central fala, que se liberar mais crédito a inflação aumenta”, afirmou.
Haddad prevê alívio nos preços dos alimentos com queda do dólar
Na última semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a recente queda do dólar e a expectativa de safra recorde em 2025 pode contribuir com a diminuição da pressão sobre os preços dos alimentos nos próximos meses.
“Isso já ajuda muito”, afirmou ao ser questionado sobre a ata mais recente do Comitê de Política Monetária (Copom), que previu um “cenário adverso” para a inflação dos alimentos no médio prazo.
Haddad também se mostrou confiante quanto à produção agrícola, destacando a expectativa de uma safra recorde em 2025. “Estou muito confiante de que a safra deste ano, por todos os relatos que eu tenho tido do pessoal do agro, vai ser uma safra muito forte. Isso também vai ajudar”, completou, referindo-se ao impacto positivo que a produção agrícola pode ter sobre os preços.
Cenário econômico e seus efeitos no mercado alimentar
A ata do Copom apontou que o aumento nos preços dos alimentos foi influenciado por uma série de fatores, incluindo a estiagem observada ao longo do ano passado e a elevação nos preços das carnes, que também foi impactada pelo ciclo do boi. Essas variáveis contribuíram para uma inflação considerável nos itens alimentícios, gerando uma preocupação no curto prazo.
O ministro ressaltou que o cenário econômico, com a redução do dólar e uma previsão de safra forte, ajudará na estabilização da inflação. Ele também lembrou que o governo, em conjunto com o Congresso, está promovendo um esforço fiscal, com a contenção de R$ 30 bilhões no Orçamento, com o intuito de aliviar a pressão fiscal sobre a política monetária.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro