Governador confirma possível vinda de Lula à Bahia: ‘se der certo, vai ser uma grande festa’
Se confirmada, será a primeira viagem oficial do presidente desde que passou por cirurgias na cabeça, em dezembro de 2024
Ricardo Stuckert/PR
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou, nesta terça-feira (4), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode visitar o Estado ainda nesta semana. Segundo o chefe do Executivo baiano, a agenda ainda não está oficialmente definida, mas a expectativa é que Lula participe da inauguração da primeira etapa da Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa, na sexta-feira (7).
“Se der certo, vai ser uma grande festa na Bacia de Paramirim. Estamos organizando tudo para que o presidente possa estar aqui e anunciar investimentos importantes para o nosso Estado”, afirmou Jerônimo ao Portal M! no Centro de Convenções de Salvador, onde participou do 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde.
Primeira viagem oficial após cirurgias
Se confirmada, será a primeira viagem oficial do presidente desde que passou por cirurgias na cabeça, em dezembro de 2024. Inicialmente, a previsão era que Lula fosse ao Rio de Janeiro para anunciar um pacote de investimentos da Petrobras, mas ele optou por visitar o Nordeste. A mudança ocorre em meio a alertas de ministros sobre o impacto de resultados desfavoráveis em pesquisas de popularidade, além da necessidade de reforçar sua presença em estados governados pelo PT.
Apesar da cidade exata da visita ainda estar em definição, Jerônimo destacou a importância do investimento na Adutora da Fé e de políticas hídricas para o Estado. “A gente precisa levar água para o povo. É um investimento que vai melhorar a vida das pessoas e reforçar o compromisso do governo federal com a Bahia”, disse o governador.
Diálogo com prefeitos
Além da possível vinda de Lula, Jerônimo Rodrigues também abordou o encontro com prefeitos de diversos municípios baianos, negando que as reuniões tenham cunho eleitoral. Segundo ele, os encontros visam tratar de demandas locais, principalmente na área da saúde.
“Eu vou continuar fazendo [reuniões], mas veja, vamos pegar esse exemplo de hoje. Eu vi na lista de quem confirmou presença, a gente mandou um convite para todos os prefeitos. Convidamos os secretários, mas também saiu o convite para prefeitos. Eu não olhei que partido foi, mas eu vi ontem à noite, já de madrugada, quais prefeitos haviam confirmado. E, por exemplo, o prefeito de Salvador confirmou, espero que ele venha, vamos discutir um tema de interesse para Salvador. O prefeito de Feira de Santana confirmou, a prefeita de Vitória da Conquista também. São prefeitos que a gente sabe que têm uma ligação muito forte de oposição a mim”, pontuou Jerônimo.
No entanto, o governador já declarou anteriormente que tem discutido o cenário eleitoral em suas reuniões. Desta vez, adotou um tom mais cauteloso ao tratar do assunto. “Nesse momento, a grandiosidade, a maturidade da política requer que a gente entenda o gesto do governador”, disse, reforçando que o foco é administrativo.
Infraestrutura e serviços essenciais
Segundo o petista, sua prioridade é melhorar a infraestrutura e os serviços essenciais no Estado, independentemente da filiação política dos gestores municipais. “Eu estou dizendo que preciso e que não vou ter vergonha nem medo de pedir ajuda aos prefeitos para a gente resolver e enfrentar o tema da saúde, da atenção básica”, afirmou.
Jerônimo mencionou ainda que está destinando um investimento significativo para o setor da saúde. “Estou colocando R$ 2,1 bilhões, e ainda acho pouco. É muito dinheiro? É. Mas ainda acho pouco. A atenção básica merece muito mais”, declarou ao Portal M!.
Agenda do governador
Esta semana, o governador tem uma série de lugares para visitar de acordo com a sua agenda oficial:
- SIHS/CERB – Inaugura Implantação do SIAA do Zabumbão para reforço das sedes municipais de Boquira, Botuporã, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Tanque Novo e Macaúbas e atendimento de 10 localidades nos municípios de Ibitiara e Ibipitanga e Boquira (259 MI)
- MIDR/CODEVASF – Entrega SES de Paramirim
- MIDR/CODEVASF – Inaugura Adutora da Fé – 1ª Etapa, município de Bom Jesus da Lapa (47.3 MI)
- MIDR/CODEVASF – Autorizo Eletrobrás contratar a 2ª Etapa da Adutora da Fé, município de Bom Jesus da Lapa
- MIDR/SIHS – CERB – Assina Ordem de Serviço para Implantação da Barragem de Rio da Caixa no Município de Rio do Pires, no âmbito do PAC
- MIDR/CODEVASF – Assina Ordem de Serviço para Implantação da 1ª Etapa do Canal do Sertão Baiano, município de Juazeiro (118.8 MI)
- MCID/SIHS – CERB – Deflagra Processo Licitatório para Ampliação do SIAA em 26 localidades no Município de Dom Basílio, no âmbito do PAC
“É uma agenda muito intensa, é uma agenda de água. Pra mim, é um alegria [a vinda de Lula]. Se der certo, é a primeira viagem do Lula depois que ele tava no resguardo por conta da sua saúde. Vai ser uma grande festa que eu vou fazer pra ele”, afirmou o governador.
Turismo
Para reforçar seu argumento de que as reuniões não têm viés eleitoral, Jerônimo citou o caso do prefeito de Cairu, que, segundo ele, não votou nem nele nem no ex-governador Rui Costa (PT). “Eu gostei muito do que ele apresentou para a gente. Ele é de um município que é um arquipélago, são ilhas. Você imagina o que é governar ilhas? Pra tirar resíduo sólido, pra tirar o lixo de ilhas, pra levar comida, pra carregar uma pessoa que adoeceu, ambulancha. Imagine?”, comentou.
O governador também destacou que, ao incentivar o turismo na Bahia, precisa garantir estrutura para as cidades que recebem visitantes. “Se eu chamo turista, tenho que cuidar desses lugares. O prefeito me pediu um aeródromo, um aeroporto, e eu vou fazer junto com Lula. Pediu água de qualidade tratada nas ilhas, e eu vou fazer”, garantiu ao Portal M!.
Apesar da negação de um viés eleitoral nos encontros com prefeitos, as movimentações políticas do governo estadual continuam sendo observadas de perto, especialmente com a proximidade das eleições de 2026 e o fortalecimento de alianças dentro e fora do PT.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas