Pular para o conteúdo
Início » Fabíola Mansur relembra importância de figuras femininas no Dois de Julho

Fabíola Mansur relembra importância de figuras femininas no Dois de Julho

Presente nos festejos de 2 de Julho, deputada estadual relembrou a história de Maria Quitéria na luta pela independência

Presente no cortejo cívico do 2 de Julho, que celebra os 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), enalteceu o trabalho do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em busca de nacionalizar a importância da data na inclusão dos livros didáticos em todo Brasil.

“Nosso governador Jerônimo esteve em Cachoeira e está pedindo a inclusão do 2 de Julho nos livros didáticos de todo o país. Eu acho que a gente vem com esse sentimento que essa data precisa extrapolar a Bahia, que já é a maior festa popular democrática. Que vem todas as pessoas, mulheres, homens, de todas as raças, orientações sexuais, desfiles de políticos, partidos, candidatos e pré-candidatos. Além disso, a gente mostre ao Brasil que foi aqui, com o povo preto, o povo pobre, as mulheres, os homens, os heróis e heroínas anônimos, que a gente tem que reverenciar até o mundo moderno que a independência se fez. Precisamos continuar com essa luta por liberdade de justiça social”, afirmou Fabíola.

Na ocasião, a deputada relembrou a importância de figuras femininas como Maria Quitéria nas lutas pela independência, ressaltando o papel fundamental da participação das mulheres na política.

“Maria Quitéria foi uma mulher que naquela época deve ter enfrentado muitos preconceitos, mas que engrossou as tricheiras nas lutas pela independência. Não existe democracia sem representatividade feminina. Então a gente que tá na política, que está com o mandato agora, a gente tem que abrir esses espaços, chamar a atenção, visibilizar para todas essas lutas. Por que mulher é resistência, mulher é família, mulher é luta, mulher é coragem, e é claro, não pode faltar nas lutas pela independência do Brasil da Bahia. Então, viva 2 de Julho, viva Bahia”, pontuou.

Confira entrevista:

Equipe M!