Ex-líder da oposição, Alan Sanches assume vice-presidência da CCJ da AL-BA
Deputado Júnior Nascimento foi escolhido por unanimidade para liderar a bancada do União Brasil
Divulgação/ALBA
Após dois anos à frente da liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) assumiu, nesta quarta-feira (5), a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das comissões mais importantes da Casa.
A expectativa é que a presença de Sanches na vice-presidência da CCJ fortaleça a atuação da oposição, especialmente considerando que a comissão é a porta de entrada para todos os projetos de interesse do Governo do Estado. A manobra ocorre às vésperas das eleições de 2026, período que promete ser decisivo para as articulações políticas na Bahia.
“A oposição segue firme e fortalecida. Na vice-presidência da CCJ, continuaremos atentos a todas as matérias que tramitam na Casa, garantindo o respeito à Constituição e aos interesses do povo baiano”, afirmou Alan Sanches, que também é pré-candidato a deputado federal.
Ainda nesta quarta-feira, em uma reunião do União Brasil, Alan Sanches foi indicado para a vice-liderança da bancada de oposição, ao lado do deputado Tiago Correia (PSDB), recém-eleito líder do grupo. O deputado Júnior Nascimento, por sua vez, foi escolhido por unanimidade para liderar a bancada do União Brasil.
‘Sensação de dever cumprido’
Em entrevista ao Portal M! na segunda-feira (3), Sanches afirmou que deixa o posto com a sensação do dever cumprido. Ele aponta que assumiu a liderança do bloco em um dos momentos mais difíceis, após a eleição de Jerônimo Rodrigues (PT) ao cargo de governador.
“Eu peguei talvez um dos piores momentos da oposição, que é quando se inicia um novo governo com a pessoa desconhecida, com a aprovação das urnas, e nesse momento era muito difícil começar a tecer comentários, fazer as críticas necessárias, porque as pessoas sempre pensariam que era aquela dor de cotovelo por nosso grupo político ter sido derrotado nas urnas”, avaliou.
Apesar deste cenário, o deputado do União Brasil ressaltou que, com o passar do tempo, o grupo conseguiu se posicionar e pontuar questões consideradas equivocadas do governo.
“O nosso problema não é pessoal com absolutamente ninguém, é justamente com um programa de governo. A gente não pode concordar com tudo que vem acontecendo com a saúde, a fila da regulação continua desastrosa, matando as pessoas, levando as famílias ao sofrimento. A gente não pode concordar com essa insegurança pública que reina durante muitos anos na Bahia”, afirmou.
Ele afirmou ainda que deixa a liderança da oposição com a certeza de que alertou a população sobre problemas da gestão estadual. “Tenho certeza que muitas vezes nós conseguimos trazer a população e fazer abrir os olhos para enxergar que esse programa de governo do PT já está falido”, criticou.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março