Eleições 2026: Governador reafirma desejo da volta do PP na sua base de apoio

Declaração foi dada na Assembleia Legislativa da Bahia


Osvaldo Lyra, Raiane VeríssimoOtávio Queiroz
Osvaldo Lyra, Raiane Veríssimo e Otávio Queiroz 05/02/2025 14:42 • Política
Eleições 2026: Governador reafirma desejo da volta do PP na sua base de apoio - Thuane Maria/GovBa
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou, na manhã desta quarta-feira (5), seu interesse em contar com o PP novamente em sua base de apoio no Estado. A declaração ocorre em meio a um momento de divisão interna do partido, especialmente em Salvador. O partido faz parte hoje da base de oposição ao petista e está na base de governo do prefeito Bruno Reis (União Brasil), cujo seu atual secretário de Governo, Cacá Leão, preside a legenda em Salvador.

“Eu tenho dito sempre que o PP tem me ajudado bastante. Não o partido institucionalmente, mas os mandatos de deputados estaduais e federais têm me ajudado aqui e em Brasília, nas emendas. Todas as vezes que eu me reúno com a minha bancada e a bancada da Bahia, tenho recebido muito apoio. Inclusive de acenos para emendas e é o que me interessa”, destacou Jerônimo um pouco antes de iniciar a sessão para sua leitura tradicional no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na qual fez o balanço dos 2 anos de governo e apontou as principais ações até 2026.

Jerônimo quer apoio integral do partido

O governador reforçou que aguarda uma definição oficial do partido e que sua intenção é fortalecer sua base com o apoio do PP de forma integral. “Já manifestei meu interesse de ter o PP na base, enquanto partido. Mas preciso aguardar qual será a decisão do partido como um todo. Prefiro não falar do PP individualmente por município, mas estou manifestando meu interesse e alegria caso o PP venha a compor minha base enquanto partido”, afirmou.

Nos últimos dias, a crise interna no PP tem sido evidente, com insatisfação de vereadores da legenda em Salvador. O vereador Sidninho anunciou sua saída do partido, acusando a sigla de fazer “falsas promessas” e criticando a aproximação com o governo do Estado. Ele reforçou sua fidelidade ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e rechaçou a ideia de integrar a base governista estadual.

No entanto, Cacá Leão minimizou os rumores de crises internas, nesta segunda-feira (3), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e afirmou que a sigla continuará na base do prefeito Bruno Reis. Segundo o dirigente partidário, ele conversou com a bancada formada por cinco vereadores e algumas questões foram alinhadas. Mesmo assim, parece que as articulações não deram resultado, já que logo após Sidninho anunciou a desfiliação.

Além de Sindinho, a bancada do PP é formada pelos novatos Jorge Araújo (PP) – que teve o maior número de votos em outubro – e Sandro Filho, além dos reeleitos Maurício Trindade e George Gordinho da Favela.

Regulação na saúde e foco na política

Ainda em entrevista ao Portal M!, Jerônimo também rebateu as críticas do vereador Kiki Bispo (União Brasil) sobre a regulação na saúde no Estado. O parlamentar acusou o governo do PT de não resolver o problema das filas na regulação e afirmou que a população do interior é a mais prejudicada pela situação. Em resposta, o governador argumentou que a responsabilidade pelo atendimento à saúde é compartilhada entre Estado e municípios e criticou a postura de quem ignora essa divisão.

“A atenção básica é de responsabilidade dos municípios. Muitas vezes, os hospitais do estado estão lotados com pacientes que deveriam ter sido atendidos antes, em unidades municipais. Isso acaba sobrecarregando a nossa rede e gerando o problema da regulação”, explicou Jerônimo, ressaltando que tem trabalhado para melhorar a saúde no Estado, incluindo ampliação de leitos e investimento em hospitais regionais.

Jerônimo rebate Bruno Reis

Além disso, o governador rebateu as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis, que afirmou que seus adversários “só sabem fazer política”. Em recente entrevista ao Portal M!, o gestor municipal minimizou as articulações políticas em curso e disse que não estava preocupado com o cenário para 2026.

“O prefeito tem todo o direito de pensar e falar o que quiser, mas governar também é fazer política. Tudo que fazemos é política pública, e eu não vou deixar de dialogar, de articular, de construir alianças porque alguém quer desmerecer esse trabalho”, declarou Jerônimo.

O petista reforçou que sua gestão tem um compromisso com o desenvolvimento do Estado e que alianças políticas são parte fundamental desse processo. A declaração do governador deixa claro que o PP continua sendo um alvo estratégico para ampliação de sua base e que, ao mesmo tempo, ele não pretende deixar sem resposta as críticas vindas da oposição municipal.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar