Pular para o conteúdo
Início » Éden rebate ACM Neto: ‘é por essa postura que ele tem a liderança como oposição questionada’

Éden rebate ACM Neto: ‘é por essa postura que ele tem a liderança como oposição questionada’

Éden rebate ACM Neto sobre críticas na saúde
Ex-prefeito de Salvador criticou gestão da saúde ao denunciar mortes na fila da regulação e dizer que governador insiste em modelo falido

O presidente do PT-BA, Éden Valadares, rebateu, na manhã desta terça-feira (28), as críticas do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, sobre a gestão estadual na área da saúde. Em vídeo publicado em sua conta oficial do Instagram, o ex-prefeito de Salvador disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) insiste em um modelo falido ao denunciar mortes na fila da regulação.

Ao se referir ACM Neto como “candidato derrotado ao Governo do Estado em 2022”, Éden lamentou a postura “insistente do ex-prefeito em não sair do palanque eleitoral numa tentativa frustrada de se manter como líder do campo oposicionista”. Para o petista, “é por essa postura que ele tem a liderança como oposição questionada”.

“Por insistir em bater por bater, criar factoide e fazer oposição a tudo e qualquer tema. Ele erra ao fazer isso e vê deputados federais e estaduais e até membros de sua família colocando o nome como alternativa para liderar o grupo”, disse em nota encaminhada ao Política M!, se referindo às especulações de que seu primo, o empresário Duquinho Magalhães, estaria sendo abordado por políticos e empresários para assumir a oposição na Bahia e disputar o governo estadual em 2026 para tentar acabar com a hegemonia do PT no Estado desde 2007.

O filho do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães já teria até partido se decidir ingressar na política como seu pai e seu avô Antonio Carlos Magalhães (ACM). O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador tucano Carlos Muniz afirmou, nesta segunda-feira (27), que o PSDB está de ‘portas abertas’ para o primo do ex-prefeito.

ACM Neto e petistas têm trocado farpas pela imprensa desde o último dia 14 de maio. Sobre a questão da Saúde, Éden afirma que Neto “deveria se envergonhar ao comparar os números do seu grupo, que governou a Bahia por 40 anos, aos avanços das gestões petistas, que transformaram a saúde no Estado, com mais eficiência para melhorar a vida dos baianos, em menos de 18 anos”.

“Na época deles não construíram sequer um hospital na Bahia, e milhares de pessoas, principalmente do interior, sofriam dentro de suas casas sem atendimento médico de alta e média complexidade, enquanto que nas administrações do PT foram construídos 20 hospitais, 26 policlínicas e mais de 2,5 mil postos de saúde para levar atendimento de qualidade a toda Bahia. O candidato derrotado não tem moral para falar da saúde no Estado, porque no tempo do seu grupo a Bahia ficou completamente desassistida desses serviços. É brincar com o povo e subestimar a memória e a inteligência dos baianos”, continuou Éden.

O dirigente petista destacou ainda que “o Governo do Estado nas gestões do PT construiu, ampliou e requalificou diversas unidades em Salvador”. Segundo ele, um exemplo disso é o Hospital Ortopédico do Estado, “maior unidade da especialidade sob gestão estadual do país”.

“Além do Hospital 2 de Julho, um marco, ampliando a oferta de leitos em clínica médica, que é a maior demanda da Central Estadual de Regulação. Ao todo, são 259 leitos, com 30 leitos de UTI pediátrica, além de 70 UTI adulto”.

Regulação

Ainda na nota encaminhada ao Portal M!, Valadares afirma que, somente em 2024, a Central Estadual de Regulação já avaliou mais de 113 mil pacientes, fruto de solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios baianos. “Cerca de 80% de todas as transferências de pacientes oriundos das Unidades de Emergência e UPAs de Salvador vão para unidades estaduais. Além disso, 50% dos pacientes são transferidos em até 24 horas e 80% em até 72 horas”.

Leia também:

Jerônimo insiste em um modelo falido, diz ACM Neto ao denunciar mortes na fila da regulação

Duquinho Magalhães é cotado para disputar eleição de 2026 na Bahia

Carlos Muniz diz que PSDB está de ‘portas abertas’ para Duquinho Magalhães

Foto: Divulgação/PT-BA