Congresso reage a protesto de oposicionistas: Senado fará sessão remota e Câmara ameaça suspensões
Medidas buscam evitar que os protestos paralisem os trabalhos e visam garantir a continuidade das atividades legislativas
Saulo Cruz/Agência Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiram, nesta quarta-feira (6), manter as sessões legislativas nas duas Casas mesmo diante da ocupação dos plenários por parlamentares da oposição, iniciada na terça-feira (5). As informações são do G1.
Senado realizará sessão remota para manter tramitação de projetos
Davi Alcolumbre anunciou que a sessão deliberativa de quinta-feira (7) será conduzida de forma remota. A medida busca evitar que os protestos paralisem os trabalhos e garantir a continuidade das atividades legislativas no Senado.
“A decisão tem por objetivo garantir o funcionamento da Casa e impedir que a pauta legislativa, que pertence ao povo brasileiro, seja paralisada”, afirmou Alcolumbre em nota à imprensa.
Em outro trecho, o presidente do Senado reforçou que não aceitará pressão: “O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza”.
Entre os itens considerados prioritários na pauta do Senado, Alcolumbre destacou o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para contribuintes com rendimento de até dois salários mínimos.
Câmara convoca sessão e impõe regras contra obstrução
Na Câmara dos Deputados, Hugo Motta convocou sessão presencial para as 20h30 desta quarta-feira (6). Segundo comunicado da Presidência da Casa, qualquer tentativa de impedir o acesso ao plenário resultará na suspensão imediata do parlamentar envolvido. A Polícia Legislativa poderá ser acionada, caso necessário, para garantir a realização da sessão.
As decisões ocorrem em meio à crise política desencadeada pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, aliados do ex-presidente ocupam os plenários em protesto e exigem a inclusão de três temas na pauta: impeachment de Moraes, anistia aos condenados do 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado.
PP e União Brasil aderem à obstrução e orientam parlamentares a boicotar sessões no Congresso
A União Progressista, federação composta por União Brasil e Progressistas (PP), orientou seus parlamentares a não registrarem presença nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nesta quarta-feira (6). A decisão acompanha o movimento da oposição, que tem atuado para obstruir as atividades legislativas nas duas Casas como forma de pressão política.
Em nota oficial, a federação classificou a obstrução como um “movimento legítimo” e defendeu o diálogo como caminho para a superação da crise no Congresso.
“Continuamos defendendo o diálogo como único caminho possível para encontrarmos soluções que devolvam a normalidade no Congresso Nacional. O Brasil precisa virar essa página e voltar a focar em pautas que resolvam os problemas econômicos, sociais e de insegurança de nosso país”, afirmaram os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira.
Mesmo com o alinhamento à oposição em relação à pauta legislativa, União Brasil e PP seguem controlando quatro ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Esporte, Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional. A movimentação da federação aumenta a tensão entre base aliada e setores do governo.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad