Bruno Reis nega envolvimento da Prefeitura de Salvador em esquema investigado pela PF
Declaração do prefeito foi dada durante entrega de nova contenção de encosta no bairro Tancredo Neve
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), negou, na manhã desta quarta-feira (18), qualquer envolvimento da gestão municipal no esquema criminoso investigado pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Overclean. Em entrevista ao Portal M!, ele afirmou estar tranquilo em relação ao andamento das investigações e ressaltou a transparência das ações administrativas sob sua gestão.
“A prefeitura não é investigada, não há nenhum fato contra a prefeitura. Estou sem qualquer preocupação, tem nada a ver com a gente. Quem tem boca fala o que quer. O relatório é claro ao dizer que a secretaria [de Educação] não é investigada e de que não há nada contra o secretário Thiago Dantas”, afirmou o prefeito ao Portal M!, durante a entrega de nova contenção de encosta no bairro Tancredo Neves.
Operação Overclean
A Operação Overclean foi deflagrada no início do mês de dezembro, com o intuito de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. O grupo movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão durante o período investigado, dos quais R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos somente em 2024.
A ação contou com a participação do Ministério Público Federal, a Receita Federal do Brasil e a Controladoria-Geral da União, e cumpriu 17 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens nos estados da Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
O empresário José Marcos de Moura é apontado como um dos principais articuladores das negociações suspeitas e teria trânsito na Prefeitura de Salvador. Interceptações telefônicas e escutas ambientais feitas pela PF revelaram conversas nas quais Moura menciona um “amigo” que poderia interceder para resolver questões relacionadas ao pagamento da Larclean Saúde Ambiental Ltda., uma das empresas investigadas.
Em um dos diálogos captados pela investigação, o secretário de Educação do município de Salvador, Thiago Dantas, teria afirmado que pagamentos em atraso só seriam regularizados após o pagamento de uma “primeira parcela na parceria”, em novembro de 2024.
O que diz a PF
De acordo com a Polícia Federal, não há indícios de participação do secretário municipal de Educação de Salvador, Thiago Dantas, no esquema investigado pela Operação Overclean em pelo menos cinco estados. Pela ausência de qualquer sinal de envolvimento nos fatos apurados, o titular da Smed não foi alvo de nenhum dos mandados judiciais, cumpridos na última semana.
“Diferente do investigado Flávio Henrique de Lacerda Pimenta, diretor-administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA, não há elementos concretos aptos a demonstrar que o secretário municipal de Educação aderiu ao pacto criminoso, razão pela qual não será objeto de medida cautelar no âmbito deste apuratório”, destaca um trecho do relatório da Polícia Federal.
No mesmo dia em que foi deflagrada a operação, o servidor Flávio Pimenta foi exonerado pela Prefeitura de Salvador do cargo que ocupava na Secretaria Municipal de Educação da capital baiana. Thiago Dantas também determinou a instauração de uma sindicância administrativa para apurar os fatos veiculados pela imprensa sobre a investigação da operação Overclean.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
AL-BA vota 2º turno da LOA nesta quarta e entra em recesso parlamentar
Comissão da Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentária 2025
Últimas Notícias
Bruno Reis nega envolvimento da Prefeitura de Salvador em esquema investigado pela PF
Declaração do prefeito foi dada durante entrega de nova contenção de encosta no bairro Tancredo Neve
Mais de 350 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Salvador neste Natal e Réveillon
Movimentação intensa no terminal rodoviário e no ferry-boat marcam início das festas de fim de ano
AL-BA vota 2º turno da LOA nesta quarta e entra em recesso parlamentar
Deputados votaram mais de 100 projetos, como aumento de professores de universidades estaduais, Comenda 2 de julho e título de cidadão baiano
Câmara aprova 1º PL do pacote fiscal; da bancada baiana, apenas Alden e Roberta votaram contra
Dos 39 deputados federais baianos, 34 votaram a favor e outros três ausentes no plenário: Cajado (PP), Elmar (UB) e Otto Alencar Filho (PSD)
STJ encerra processos contra José Dirceu e ex-ministro pode voltar à política
Decisão anula condenações, restabelece direitos políticos e ocorre após reconhecimento da parcialidade de Sergio Moro
Presidente da CBPM destaca importância da mineração responsável para futuro da Bahia
Para Carballal, transição energética, processo globalmente necessário devido às mudanças climáticas, só pode ser alcançada com apoio do setor
Lula recebe Chico Buarque e parabeniza papa Francisco durante recuperação em São Paulo
Presidente deve permanecer em SP até quinta (19), quando realizará uma tomografia para monitorar sua recuperação. Após isso, Lula pretende retornar a Brasília
Simm oferece 99 vagas de emprego nesta quarta-feira em Salvador
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Sinjorba encerra curso de jornalismo e inovação com três oficinas virtuais
Últimas aulas abordarão HTML5, ferramentas de IA e inovação em negócios jornalísticos
Comissão da Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentária 2025
Votação final da LDO deverá ocorrer nesta quarta-feira (18) na Câmara