Após Dino suspender todas emendas impositivas, Congresso retalia STF e rejeita MP com verba ao Judiciário
Ministro do Supremo já havia suspendido ‘Emendas Pix’ pela falta de transparência em sua execução
Após o ministro Flávio Dino suspender todas as emendas impositivas ao Orçamento, o Congresso iniciou um movimento de retaliação ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Comissão Mista de Orçamento (CMO) rejeitou, na noite desta quarta-feira (14), a Medida Provisória (MP) que previa a recomposição orçamentária de R$ 1,3 bilhão ao Poder Judiciário e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Dino já havia suspendido a execução das “Emendas Pix”, que são uma parte das emendas individuais. No entanto, a nova decisão afeta todas as emendas individuais e das bancadas estaduais. O ministro também já havia pedido mais transparência nas emendas de comissão, que não são impositivas.
A MP foi editada para cumprir a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para compensar o limite de gastos calculado entre 2017 a 2019 para o Judiciário e entre 2017 e 2022 para o CNMP. A justificativa seria que essas verbas deveriam ter sido contabilizadas fora dos limites fiscais. A decisão de Dino foi individual, portanto terá que passar pelo crivo do plenário do STF.
CMO
Relatada pelo deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), o parecer ainda precisa ser votado no plenário da Câmara. Se confirmada a rejeição da MP, não precisará ser enviado ao Senado.
Durante votação da CMO, o único deputado federal a criticar a retaliação contra o Judiciário foi o baiano Orlando Silva (PCdoB), que cumpre mandato por São Paulo, onde mora há mais de 30 anos. “Objetivamente, me parece uma resposta política a uma decisão manifestada por um ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse o parlamentar.
Integrante da base do governo, Orlando ressaltou que defende as prerrogativas parlamentares e competências constitucionais do Congresso, mas pregou diálogo político com o STF. “A resposta baseada em uma reação intempestiva não ajuda. Deveríamos ter resposta, se necessário for, baseada na razão. Se erro foi cometido pelo Supremo, (com) outro erro do Parlamento, somar dois erros não produz um acerto”, emendou.
Em contrapartida, outro deputado federal baiano, Claudio Cajado (PP), relator do arcabouço fiscal na Câmara, defendeu a rejeição da MP. “Posso dizer sem nenhum receio, como relator do arcabouço fiscal, que essa Medida Provisória fulmina de morte o conceito que essa Casa votou ao aprovarmos o arcabouço”, bradou o parlamentar, criticando ainda o possível uso dos recursos para aumento de salários.
Cajado já havia pedido à Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara um parecer sobre a MP, que considerou a medida inconstitucional. Para os técnicos, a MP fragilizaria as regras fiscais ao criar exceções não previstas na legislação e a resolução abriria precedentes para que outros Poderes pleiteassem recursos fora do limite de despesas estabelecido pelo arcabouço fiscal.
Além disso, os deputados articulam aprovar ainda um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os efeitos da MP, editada em 4 de julho, com validade imediata. No entanto, Orlando Silva disse que a rejeição da medida deve ter efeito nulo, uma vez que os recursos já estão sendo usados. Mesmo diante do impasse, a avaliação nos bastidores é que o recado político ao STF será dado ainda que as consequências práticas sejam pequenas.
Leia também:
Flávio Dino suspende emendas impositivas até que Congresso crie regras de transparência
Flávio Dino mantém suspensão do pagamento de ‘emendas Pix’ após pedido da PGR
Após recesso, STF retoma sessões e na pauta estão ‘PEC Kamikaze’ e emendas parlamentares
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
AL-BA alcança nível Ouro em ranking de transparência pública
Últimas Notícias
Lady Gaga integra o elenco da nova temporada de Wandinha na Netflix
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Jair Bolsonaro repudia ataque ao STF, trata como ‘fato isolado’ e pede ‘pacificação’ nacional
Ex-presidente lamenta atentado, diz que não conhecia autor e ataque teria sido motivado por 'perturbações na saúde mental'
Moraes classifica explosões no STF como casos não isolados e defende regulamentação das redes
Ministro do STF afirma que novo incidente é resultado do ódio político e reitera que não haja anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Medida provisória estende prazo do PEFPS para reduzir espera por benefícios, que já atinge 1,8 milhão de pessoas
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Milei é declaradamente critico de debates sobre meio ambiente; delegação brasileira também retorna ao país para participar do G20, no Rio
Lira e Pacheco cobram investigações rigorosas após explosões na Praça dos Três Poderes
Sessões na Câmara e no Senado foram interrompidas diante do incidente na noite desta quarta em frente ao prédio do STF
II Festival de Cerâmica de Maragogipinho começa nesta quinta-feira com shows e homenagens
Sandra Sá, Luiz Caldas, Aloísio Menezes e Jau estão entre cantores confirmados no evento que acontece até domingo
Senado: texto-base com novas regras para uso de emendas parlamentares é aprovado
Pacheco adiou sessão e informou que discussão continua na próxima semana
Brasília amanhece em alerta e sob forte esquema de segurança após explosão; veja perfil de autor
Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador e divulgava teorias da conspiração nas redes sociais
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Alguns estabelecimentos na capital e interior terão horários de funcionamento alterados; confira principais informações
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão