Ana Paula Matos fala sobre relação com a Cultura e se diz pronta para qualquer desafio: ‘Onde for escalada, eu vou’
Conforme a vice-prefeita, a possibilidade de assumir a Secult foi ventilada por trabalhadores da Cultura

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), foi empossada nesta quarta-feira (1º) para seu segundo mandato. Durante solenidade de posse na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Ana Paula comentou os rumores de que pode assumir a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), após a saída de Pedro Tourinho, e afirmou estar pronta para qualquer desafio.
“Na verdade, o secretário Pedro, Guerreiro, Walter subsecretário, e outros trabalhadores da Cultura têm uma proximidade muito grande comigo, porque eles têm, dentre outros projetos, a responsabilidade de gerir o Salvador Capital Afro, que é uma pauta que eu trabalho. Então, nesse processo, eu sou próxima da Cultura desde o início”, explicou.
Ainda sobre o tema, Ana Paula ressaltou que a possibilidade foi ventilada por trabalhadores da Cultura e enfatizou que seu nome não surgiu do “gabinete” ou do Palácio Thomé de Souza.
“Esse meu nome não surgiu nem do gabinete nem do Palácio, surgiu do setor da cultura por essa visão social. Mas estou conversando muito com o prefeito Bruno sobre como essa cidade precisa ser trabalhada. Eu não preciso estar na cultura, nem na saúde, em nenhuma pasta. Se eu for convocada, irei com amor, irei com responsabilidade, mas essa foi uma ventilação dos servidores, de pessoas que convivem comigo. Não foi uma ventilação do prefeito”, disse.
Saúde e Assistência Social
Na ocasião, Ana Paula também foi questionada sobre a possibilidade de assumir a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Sobre a saúde, a vice-prefeita destacou o trabalho feito pelo titular da pasta, Alexandre Reis.
“Esse ano, com a graça de Deus, a gente vai entregar a primeira maternidade hospital da criança da nossa cidade. Então, ela é hoje acolhida pelo secretário Alexandre, que é um excelente gestor, um excelente técnico. Não sei se estarem em alguma pasta, mas pode ter certeza que ao lado de Bruno estarem cuidando da cidade. O que eu desejo é cuidar do povo”, afirmou Ana Paula.
Ela também explicou sua relação próxima com Bruno Reis e sua disponibilidade para atuar onde for necessário. “Normalmente, ele está mais focado nas grandes obras da infraestrutura e eu na área social. Então, onde ele me convocar, eu vou. Mas, pode ter certeza que eu estou feliz, estou preparada, estou motivada, estou pronta para trabalhar ainda mais pelo povo”, pontuou.
Experiência na Sempre
Já sobre a possibilidade de voltar à Sempre, Ana Paula lembrou que já atuou por três vezes na pasta, e também elogiou o titular Júnior Magalhães. “Eu já estive lá por duas vezes como secretária e mais uma como subsecretária. Imagino que já tenha dado a minha contribuição. A Lei do SUAS Municipal, que está lá, eu ajudei a criar, o Conselho da Juventude e outros projetos. Não fui convocada para isso, imagino que não até porque o secretário Júnior Magalhães tem feito um trabalho lindo”.
“Cuidar da área social não quer dizer estar em uma pasta, mas quer dizer ser o coração acolhedor da prefeitura, que está ouvindo as pessoas que estão na comunidade”, complementou.
Futuro político
Por fim, ao falar sobre seu futuro político, Ana Paula comentou a possibilidade de ser candidata à prefeita de Salvador em 2028.
“Eu estou preparada pra servir o povo onde Deus me convocar, onde o meu grupo político me levar, eu estarei. Mas tenho que estar preparada pra ser prefeita desde 2021, porque o vice-prefeito tem, dentre as suas atribuições, a responsabilidade de substituir o prefeito em alguma ausência. Então eu não poderia estar preparada pra servir sem estar preparada pra ser prefeita. Eu estou preparada”, finalizou.
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Imposto de Renda 2025: mais de 11,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal
Expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas até o dia 30 de maio

Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL
De acordo com a assessoria de Paulo Foletto, houve equívoco da equipe legislativa

Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia
Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico
Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior
Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’
Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo
Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima
Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo