Bruno Reis discute revitalização da Casa do Benin em visita à país africano
Prefeito retorna a Salvador neste domingo e já tem agenda marcada nesta segunda, às 9h, com entrega de contenção de encosta em Periperi
Divulgação/PMS
No último dia de sua visita oficial ao Benin, no sábado (11), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou de uma reunião estratégica com Olushegun Bakari, ministro de Relações Exteriores do país africano, para discutir a revitalização da Casa do Benin na capital baiana. O encontro teve como objetivo principal estreitar as relações culturais, históricas e econômicas entre a capital baiana e a nação da África Ocidental, com destaque para o afroturismo e o patrimônio cultural afro-brasileiro, que têm raízes profundas na herança beninense.
Principais tópicos discutidos
Entre os tópicos discutidos, a revitalização da Casa do Benin foi um dos principais. Localizado no Centro Histórico de Salvador, o equipamento cultural é mantido pela Prefeitura e celebra a conexão ancestral entre o povo beninense e os soteropolitanos. A história do Benin é especialmente relevante para a Bahia, já que grande parte dos africanos escravizados que chegaram ao Brasil, particularmente à Bahia, vieram dessa região.
“Combinamos os detalhes para revitalizar e construir em parceria uma nova Casa do Benin. O que existe hoje será completamente restaurado, requalificado e renovado. Este é um espaço emblemático, no coração de Salvador, que atrai visitantes de todo o mundo interessados em conhecer a história do Benin e suas conexões com a nossa cultura”, afirmou Bruno Reis.
Além disso, o encontro abordou a expansão das fronteiras econômicas e culturais entre Salvador e o continente africano. Bruno anunciou um projeto ambicioso. “Estamos programando para março um road show em Cotonou e Ouidah. Vamos trazer empresários e representantes do trade turístico de Salvador para apresentar nossa cidade e explorar oportunidades de negócios. Queremos fortalecer nossas relações econômicas e abrir caminhos para parcerias futuras”, disse o prefeito.
Manifestações culturais
A visita de Bruno Reis ao Benin coincidiu com o Vodun Days, um festival internacional de espiritualidade, música, cultura e arte Vodum. A participação no evento permitiu ao prefeito e sua comitiva uma imersão nas tradições culturais e religiosas do Benin, que influenciaram diretamente o Candomblé e outros aspectos da cultura afro-brasileira.
“É um evento grandioso que combina arte, cultura e espiritualidade, valorizando a história e as origens de tantos. Falei com o ministro sobre a capacidade do Vodun Days de crescer ainda mais nos próximos anos, atraindo visitantes de todo o mundo. As pessoas querem conhecer suas raízes, sua ancestralidade, e este festival é uma ponte para esse resgate”, pontuou o prefeito.
Comitiva durante encontro
A comitiva que acompanhou o prefeito incluiu secretários municipais como Cacá Leão (Governo), Isaura Genoveva (Reparação), Giovanna Victer (Fazenda) e Renata Vidal (Comunicação). Todos participaram de encontros e atividades que reforçaram o intercâmbio cultural entre Salvador e o Benin.
Também está na comitiva o atual subsecretário da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secult), Walter Pinto, que foi apresentado, na última sexta-feira (10), a autoridades locais, como provável novo titular da pasta no lugar do atual Pedro Tourinho.
A visita oficial reforça os laços históricos entre Salvador e o Benin, enquanto destaca o compromisso da gestão municipal com a valorização da ancestralidade afro-brasileira e o fortalecimento de laços econômicos e culturais. A revitalização da Casa do Benin e as ações de promoção internacional prometem colocar Salvador em uma posição de destaque no cenário global do afroturismo.
Prefeito retorna para Salvador neste domingo
O prefeito Bruno Reis e sua comitiva retornam a Salvador neste domingo (12) e já tem agenda marcada. Ele e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Francisco Torreão, entregam, nesta segunda-feira (13), a partir das 9h, mais uma contenção de encosta na capital baiana, desta vez, no bairro de Periperi (Rua Curió).
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Flamengo x Pyramids: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Prefeitura realiza Sábado do Bolsa Família para ampliar atualização de condicionalidades de saúde em Salvador
Na capital baiana, cerca de 479 mil pessoas precisam atualizar as condicionalidades de saúde no segundo semestre de 2025
Fé e tradição marcam celebração de Santa Luzia, protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas
Festa no Comércio movimenta a Igreja do Pilar, neste sábado (13), com missas, procissão e momentos de oração dedicados à protetora da visão
Natal Salvador leva música, cortejo e feira natalina ao Centro Histórico neste fim de semana
Agenda inclui feiras, apresentações musicais, corais e exposições, distribuídas entre o Largo do Pelourinho, Praça Municipal e ruas do entorno
Fundação Cidade Mãe promove ação com serviços, lazer e atividades culturais para crianças e famílias em Pirajá neste sábado
Atividades têm início às 9h, com apresentação de um grupo de percussão e segue até às 11h30
Vila de Natal Sustentável da Limpurb transforma resíduos em decoração natalina na Pituba
Vila foi construída a partir da reutilização de resíduos como lonas, paletes, forros de PVC, garrafas PET e outros itens recicláveis
Hospitais universitários de Salvador realizam mais de 5.300 atendimentos no maior mutirão do SUS
Hupes e MCO participam do maior mutirão da história do SUS com consultas, exames e cirurgias neste sábado
Carlos Cruz une moda, arte e periferia durante lançamento da coleção ‘ÒKÙNKÙN – Olhos na Escuridão’
Ao Portal M!, empresário e modelo destaca que projeto Periferia do Futuro busca ampliar representatividade na moda
STF adia para 2026 julgamento do marco temporal e reacende disputa sobre terras indígenas
Decisão ficará para sessão exclusiva dos ministros em meio a novos avanços políticos e pressões nacionais
Lídice da Mata promove plenária estratégica em Salvador para fortalecer base eleitoral
Encontro reúne lideranças, militância e setores culturais da capital baiana para discutir cenário político e ações parlamentares
Jerônimo faz 23º pedido de empréstimo, soma R$ 26,7 bilhões solicitados e oposição alerta para impacto no orçamento
Segundo solicitação, valor de R$ 720 milhões busca ampliar investimentos na infraestrutura física das áreas de educação e saúde em municípios baianos