Aliança entre correntes do PT na Bahia busca ampliar poder e renovar liderança partidária

Esquerda Popular Socialista (EPS) e Avante PT anunciaram união estratégica para eleição interna do partido, que acontece em julho


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 01/04/2025 10:03 • Política
Aliança entre correntes do PT na Bahia busca ampliar poder e renovar liderança partidária - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Esquerda Popular Socialista (EPS) e a Avante PT, duas das principais correntes do Partido dos Trabalhadores na Bahia, anunciaram, nesta última segunda-feira (31), uma aliança estratégica para a eleição interna do partido. A união das tendências se dará por meio da formação de um bloco na disputa do Processo de Eleições Diretas (PED) nacional, com o objetivo de fortalecer a legenda e ampliar sua representatividade.

O grupo apresentou os nomes de Liu Durães e Edízio Nunes como pré-candidatos no pleito, que acontecerá em 6 de julho para renovar as direções municipal, estadual e nacional do partido. Atualmente, a legenda é comandada por Éden Valadares, que já anunciou que não será candidato à reeleição após 6 anos de mandato.

Fortalecimento do PT e unidade partidária

A secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha Barbosa, destacou a importância da aliança na construção de um programa sólido para a legenda. “Nós estamos construindo um programa denso a nível nacional, que dê conta de apontar os desafios e também os caminhos que o PT deve percorrer para fortalecer o seu papel protagonista nas lutas do povo brasileiro”, afirmou.

Segundo o deputado federal Jorge Solla, a união das correntes busca tornar o partido mais plural e participativo. “O PT conquistou em 40 anos esse espaço de representante legítimo dos sonhos de nosso povo. Nossa eleição interna precisa eleger uma direção capaz de reforçar esse papel na sociedade, não só como instrumento de sonhar, mas também de realizar, como estamos fazendo aqui na Bahia sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues”, disse.

O também deputado federal Valmir Assunção celebrou a unidade das correntes, ressaltando a necessidade de convergência entre as tendências internas. “Esse movimento reforça a importância de uma construção unificada para a eleição interna, permitindo que possamos focar no fortalecimento do partido na base e, cada vez mais, reforçar a liderança do nosso governador Jerônimo, que vem fazendo um trabalho importante na Bahia, e do presidente Lula no Brasil”, afirmou.

Programa estratégico e participação popular

Os pré-candidatos Liu Durães e Edízio Nunes também defenderam a necessidade de manter o PT conectado às bases e aos movimentos populares. “O partido precisa caminhar lado a lado com organizações sociais, movimentos populares e sindicatos para se alimentar diariamente do sentido histórico de sua fundação: dar voz ao povo trabalhador deste país”, pontuou Liu, que já foi dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Já Edízio Nunes, quadro histórico do PT na Bahia, reforçou a importância da proximidade com a militância. “O partido precisa estar perto de seus dirigentes, de seus diretórios municipais, da sua base. Somos um partido plural e amplo, e nossa força vem de cada militante”, afirmou.

Nos próximos dias, as correntes devem lançar um programa estratégico para ser debatido durante o processo eleitoral interno.

Éden Valadares reforça apoio à reeleição de Jerônimo e Lula

Em meio à articulação interna do PT baiano, o presidente estadual do partido, Éden Valadares, reafirmou o compromisso da legenda com a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues em 2026. Éden salientou a gestão do governador baiano e sua capacidade de conciliar investimentos em infraestrutura com um olhar sensível para as questões sociais.

“O governador Jerônimo consegue imprimir um ritmo de trabalho ainda maior do que foi o de Jaques Wagner e Rui Costa”, pontuou Valadares.

“Ele se aproveita muito bem da parceria com o Governo Federal e do apoio do presidente Lula. Estamos vendo um volume expressivo de investimentos na Bahia em diversas áreas. Jerônimo combina obra, investimento e infraestrutura com uma gestão humana e próxima das pessoas”, completou.

O dirigente petista também falou sobre o estilo de governar de Jerônimo, que já visitou 300 municípios em pouco mais de 2 anos de mandato. “Ele veio do interior, de um povoado. Por isso, faz questão de estar próximo do povo. Se você quer encontrar Jerônimo, não vá ao gabinete, vá para a rua, porque ele está governando ao lado da população”, disse.

Ao citar a força eleitoral do Nordeste para o PT, especialmente na Bahia, Piauí e Ceará, Éden garantiu que o partido buscará ampliar ainda mais a votação de Lula no Estado, que pela primeira vez registrou baixa na popularidade do presidente.

“O Nordeste tem um papel fundamental na democratização do Brasil e a Bahia sempre foi protagonista. Nossa prioridade é reeleger Jerônimo e garantir uma votação ainda maior para Lula em 2026”, concluiu.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026 -
Política 02/02/2026 às 07:30

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026

Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'


Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT -
Cidades 02/02/2026 às 07:00

Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT

Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar


Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas -
Três Graças 02/02/2026 às 06:25

Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas

A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas


Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares -
Êta Mundo Melhor! 02/02/2026 às 06:20

Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares

Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela


Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise -
Coração Acelerado 02/02/2026 às 06:15

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise

Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete


Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva