Aliança entre correntes do PT na Bahia busca ampliar poder e renovar liderança partidária
Esquerda Popular Socialista (EPS) e Avante PT anunciaram união estratégica para eleição interna do partido, que acontece em julho
Divulgação
A Esquerda Popular Socialista (EPS) e a Avante PT, duas das principais correntes do Partido dos Trabalhadores na Bahia, anunciaram, nesta última segunda-feira (31), uma aliança estratégica para a eleição interna do partido. A união das tendências se dará por meio da formação de um bloco na disputa do Processo de Eleições Diretas (PED) nacional, com o objetivo de fortalecer a legenda e ampliar sua representatividade.
O grupo apresentou os nomes de Liu Durães e Edízio Nunes como pré-candidatos no pleito, que acontecerá em 6 de julho para renovar as direções municipal, estadual e nacional do partido. Atualmente, a legenda é comandada por Éden Valadares, que já anunciou que não será candidato à reeleição após 6 anos de mandato.
Fortalecimento do PT e unidade partidária
A secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha Barbosa, destacou a importância da aliança na construção de um programa sólido para a legenda. “Nós estamos construindo um programa denso a nível nacional, que dê conta de apontar os desafios e também os caminhos que o PT deve percorrer para fortalecer o seu papel protagonista nas lutas do povo brasileiro”, afirmou.
Segundo o deputado federal Jorge Solla, a união das correntes busca tornar o partido mais plural e participativo. “O PT conquistou em 40 anos esse espaço de representante legítimo dos sonhos de nosso povo. Nossa eleição interna precisa eleger uma direção capaz de reforçar esse papel na sociedade, não só como instrumento de sonhar, mas também de realizar, como estamos fazendo aqui na Bahia sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues”, disse.
O também deputado federal Valmir Assunção celebrou a unidade das correntes, ressaltando a necessidade de convergência entre as tendências internas. “Esse movimento reforça a importância de uma construção unificada para a eleição interna, permitindo que possamos focar no fortalecimento do partido na base e, cada vez mais, reforçar a liderança do nosso governador Jerônimo, que vem fazendo um trabalho importante na Bahia, e do presidente Lula no Brasil”, afirmou.
Programa estratégico e participação popular
Os pré-candidatos Liu Durães e Edízio Nunes também defenderam a necessidade de manter o PT conectado às bases e aos movimentos populares. “O partido precisa caminhar lado a lado com organizações sociais, movimentos populares e sindicatos para se alimentar diariamente do sentido histórico de sua fundação: dar voz ao povo trabalhador deste país”, pontuou Liu, que já foi dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Já Edízio Nunes, quadro histórico do PT na Bahia, reforçou a importância da proximidade com a militância. “O partido precisa estar perto de seus dirigentes, de seus diretórios municipais, da sua base. Somos um partido plural e amplo, e nossa força vem de cada militante”, afirmou.
Nos próximos dias, as correntes devem lançar um programa estratégico para ser debatido durante o processo eleitoral interno.
Éden Valadares reforça apoio à reeleição de Jerônimo e Lula
Em meio à articulação interna do PT baiano, o presidente estadual do partido, Éden Valadares, reafirmou o compromisso da legenda com a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues em 2026. Éden salientou a gestão do governador baiano e sua capacidade de conciliar investimentos em infraestrutura com um olhar sensível para as questões sociais.
“O governador Jerônimo consegue imprimir um ritmo de trabalho ainda maior do que foi o de Jaques Wagner e Rui Costa”, pontuou Valadares.
“Ele se aproveita muito bem da parceria com o Governo Federal e do apoio do presidente Lula. Estamos vendo um volume expressivo de investimentos na Bahia em diversas áreas. Jerônimo combina obra, investimento e infraestrutura com uma gestão humana e próxima das pessoas”, completou.
O dirigente petista também falou sobre o estilo de governar de Jerônimo, que já visitou 300 municípios em pouco mais de 2 anos de mandato. “Ele veio do interior, de um povoado. Por isso, faz questão de estar próximo do povo. Se você quer encontrar Jerônimo, não vá ao gabinete, vá para a rua, porque ele está governando ao lado da população”, disse.
Ao citar a força eleitoral do Nordeste para o PT, especialmente na Bahia, Piauí e Ceará, Éden garantiu que o partido buscará ampliar ainda mais a votação de Lula no Estado, que pela primeira vez registrou baixa na popularidade do presidente.
“O Nordeste tem um papel fundamental na democratização do Brasil e a Bahia sempre foi protagonista. Nossa prioridade é reeleger Jerônimo e garantir uma votação ainda maior para Lula em 2026”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva