Alexandre de Moraes autoriza investigação contra Eduardo Bolsonaro por ataques ao STF e à PF

Inquérito foi aberto após pedido da PGR e prevê oitiva de Eduardo e de Jair Bolsonaro


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 26/05/2025 20:27 • Política
Alexandre de Moraes autoriza investigação contra Eduardo Bolsonaro por ataques ao STF e à PF - Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (26), a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta campanha contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No pedido, a PGR afirma que Eduardo Bolsonaro vem atuando para intimidar integrantes do STF, da PGR e da Polícia Federal que participam de investigações e processos contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O decreto de instauração do inquérito autoriza as primeiras medidas investigativas. Serão monitoradas e preservadas as publicações de Eduardo Bolsonaro nas redes sociais. Além disso, tanto Eduardo quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro deverão prestar depoimento em até dez dias. Como o deputado está nos EUA, Moraes permitiu que ele seja notificado por e-mail e responda às perguntas por escrito.

Investigação inclui atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos

Segundo a PGR, o deputado estaria promovendo uma campanha para impor sanções a ministros do STF, delegados da PF e procuradores que atuam em processos contra Jair Bolsonaro e seus aliados. A atuação de Eduardo Bolsonaro incluiria pedidos de cassação de vistos e bloqueio de bens e contas em território norte-americano.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defende que Eduardo Bolsonaro deve responder por crimes como coação no curso do processo, embaraço à investigação de infração penal envolvendo organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

No documento enviado ao STF, Gonet argumenta que “é dado intuir dessas providências, a que o sr. Eduardo Bolsonaro se dedica com denodada diligência, o intuito de impedir, com a ameaça, o funcionamento pleno dos poderes constitucionais do mais alto tribunal do Poder Judiciário, da Polícia Federal e da cúpula do Ministério Público Federal, com isso atentando contra a normalidade do Estado democrático de direito”.

Segundo o procurador-geral, Eduardo Bolsonaro age com “motivação retaliatória” e adota um “manifesto tom intimidatório” ao tentar embaraçar o andamento do julgamento técnico da ação penal do golpe e “perturbar os trabalhos técnicos” da PF.

Líder do PT pretende acionar Conselho de Ética

A decisão de Alexandre de Moraes provocou reação no Congresso. O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), anunciou que apresentará uma representação contra Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética da Câmara.

“Nós estamos entrando no Conselho de Ética porque ele é deputado licenciado, mas ainda é deputado. Um fato como esse não pode passar sem que o Conselho de Ética se pronuncie”, disse Lindbergh.

Segundo ele, Eduardo Bolsonaro está atuando para “coagir ministros do Supremo Tribunal Federal” e “articula com autoridades estrangeiras” contra representantes de instituições brasileiras.

“Ele está mentindo fora do País. Articulando com autoridades estrangeiras sanções contra vários ministros, contra o procurador-geral da República, contra um delegado da Polícia Federal”, afirmou.

Eduardo diz que inquérito é ‘medida injusta e desesperada’

Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro se manifestou de forma contrária ao inquérito. Segundo ele, a movimentação é uma “medida injusta e desesperada”. O deputado afirmou ainda, que a iniciativa do STF ocorre mesmo sem novos elementos.

“Eu não mudei meu tom. Não há conduta nova. Há um PGR agindo politicamente. É por isso que reafirmo: no Brasil há um Estado de exceção, a ‘justiça’ depende do cliente, o processo depende da capa. Por isso decidi ficar nos EUA, para estar livre e bem desempenhar a defesa das liberdades dos brasileiros, algo quase impossível de ser fazer no Brasil hoje”, escreveu o parlamentar.

Ele ressaltou que permanece nos EUA desde fevereiro, onde busca o que chama de “justas punições” contra Moraes e autoridades brasileiras. Nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro tem mantido reuniões com congressistas republicanos e auxiliares do ex-presidente Donald Trump para tentar influenciar a postura do governo norte-americano.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade


Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital


STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis -
Política 02/02/2026 às 13:40

STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis

Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional


Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes -
Política 02/02/2026 às 13:09

Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes

Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar


Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’ -
Política 02/02/2026 às 12:38

Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’

Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar


MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026 -
Política 02/02/2026 às 12:07

MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026

Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral


Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD -
Política 02/02/2026 às 11:36

Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD

Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base


Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste -
Internacional 02/02/2026 às 11:05

Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste

Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes


Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica -
Cultura 02/02/2026 às 10:34

Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica

Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional