Advogados rebatem acusações da PGR e dizem que não há provas contra Bolsonaro
Ex-presidente foi indiciado como líder de plano de golpe de Estado para se manter no poder após derrota nas eleições de 2022
José Cruz/Agência Brasil
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou uma nota, na noite desta terça-feira (18), contestando as acusações feitas pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ele foi denunciado como líder de um suposto plano de golpe para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. No entanto, os advogados do ex-presidente alegam que não existem provas que o vinculem à suposta trama golpista.
Defesa critica falta de provas concretas
Um dos principais argumentos apresentados pelos advogados é a ausência de evidências que liguem Bolsonaro ao plano de golpe, mesmo após a apreensão e perícia de seus telefones celulares. “A despeito dos quase dois anos de investigações – período em que foi alvo de exaustivas diligências investigatórias, amplamente suportadas por medidas cautelares de cunho invasivo, contemplando, inclusive, a custódia preventiva de apoiadores próximos -, nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída na denúncia, foi encontrado”, afirma a defesa em nota oficial.
Os advogados também ressaltam que a principal base da acusação é a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Segundo a defesa, o depoimento é “fantasioso” e não possui consistência suficiente para sustentar uma acusação tão grave.
“O presidente Jair Bolsonaro confia na Justiça e, portanto, acredita que essa denúncia não prevalecerá por sua precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos que a sustentem perante o Judiciário”, declara a nota.
STF avaliará acusações contra Bolsonaro
A denúncia contra Bolsonaro foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e agora será analisada pelos ministros da Primeira Turma, que decidirão se há provas suficientes para abrir uma ação penal. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.
Além do ex-presidente, outras 33 pessoas também foram denunciadas pela PGR por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Caso a denúncia seja aceita, os investigados se tornarão réus e responderão a um processo criminal perante o STF.
Flávio Bolsonaro critica PGR e STF
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se manifestou sobre o caso. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que não há “nenhuma prova” contra seu pai e criticou a atuação da PGR e do ministro Alexandre de Moraes.
“Mesmo depois de Alexandre de Moraes ter esculachado o Ministério Público Federal na fabricação dos inquéritos e torturado Mauro Cid para ‘delatar’ o que não existiu, o PGR se rebaixa. Cumpre sua missão inconstitucional e imoral de atender ao fígado de Alexandre de Moraes e ao interesse nefasto de Lula, que está nos seus últimos meses de presidência”, escreveu o senador.
Próximos passos do processo
A denúncia da PGR possui 270 páginas e detalha as acusações contra Bolsonaro e os demais envolvidos. Agora, caberá ao STF decidir se os elementos apresentados pelo Ministério Público são suficientes para levar o ex-presidente a julgamento. O caso segue sendo um dos mais polêmicos da política brasileira recente, e a decisão do STF pode ter repercussões significativas para o futuro político de Jair Bolsonaro e seus aliados.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]