Adolfo Menezes diz que sua reeleição à presidência da AL-BA está de ‘stand-by’

Segundo deputado estadual, foco no momento é na campanha de 2º turno em Camaçari, onde apoia a eleição do ex-prefeito Luiz Caetano (PT)


Rodrigo FernandesHéber Araújo
Rodrigo Fernandes e Héber Araújo 16/10/2024 13:34 • Política
Adolfo Menezes diz que sua reeleição à presidência da AL-BA está de ‘stand-by’ - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), afirmou, na manhã desta quarta-feira (16), que as conversas sobre a possibilidade de sua reeleição pela terceira vez no comando da Casa estão de “stand-by”. Segundo o pessedista, no momento, o foco consiste em promover a campanha eleitoral de seu grupo político na disputa do 2º turno em Camaçari com o ex-prefeito Luiz Caetano (PT).

“Olha, nós só temos 8 dias das eleições do 1º turno. Na Bahia ainda, como Camaçari, que é interesse do grupo que eu faço parte, o grupo do governador na eleição do candidato Caetano. O assunto da presidência da Assembleia está em stand-by desde antes das eleições. Vamos ver a partir do próximo ano, até porque ainda é em fevereiro a eleição, temos ainda a metade de outubro, novembro e dezembro. Estamos a quase 80/90 dias das eleições, está muito distante”, declarou ao Portal M!.

Além disso, de acordo com Adolfo Menezes, o resultado do PSD das urnas não deve refletir na decisão se ele se candidatará ou não à reeleição na Assembleia. Para ele, este tópico “não tem nada a ver” e a discussão acerca deste assunto será feita no momento certo, independente do índice da eleição de políticos da sigla no Estado.

“Não, uma coisa não tem nada a ver com isso. O PSD, através do líder maior, o senador Otto Alencar, sempre fez essa parceria e por isso que tem dado certo, desde Wagner, Rui e agora Jerônimo. É uma parceria que todos fazem parte, mas não tem conversa a respeito e o tamanho do partido não quer dizer a presidência da Assembleia. Na hora certam nós vamos discutir esse assunto”, afirmou durante o lançamento de editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Em abril de 2017, os deputados estaduais decidiram acabar com a reeleição da presidência e dos demais cargos da mesa-diretora. No entanto, no dia 19 de março, os parlamentares aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitiu a volta da reeleição, apresentada pelo ex-presidente da Casa e antecessor de Menezes, deputado estadual Nelson Leal (PP). Mesmo assim, em abril do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu limitar reeleições sucessivas nos Poderes Legislativos em todo o país, o que pode ser um entrave na AL-BA.

Questionado sobre isso, Adolfo não descartou a sua reeleição, mas disse que este tema ainda não foi discutido na Casa. Segundo ele, as atividades da Assembleia só devem voltar ao normal a partir da próxima segunda-feira (21), já que, por enquanto, o trabalho está sendo feito de forma híbrida.

“Nós estamos de forma híbrida, então não foi tratado disso ainda. Acredito que a partir de segunda-feira a Assembleia volta à normalidade. Até porque a Câmara Federal, da mesma forma, ainda está com muitos parlamentares cuidando das suas cidades que tem segundo turno, não está de forma normal. Mas a partir de segunda-feira que vai voltar as votações da Assembleia e as conversas”, acrescentou.

Reeleição de Angelo Coronel

Ao Portal M!, o pessedista ainda falou sobre a reeleição do senador Angelo Coronel (PSD), seu amigo pessoal, nas eleições de 2026. Mais uma vez, o deputado estadual disse que este não é o momento certo para tomar a decisão, já que ainda faltam 2 anos para as próximas disputas eleitorais. Porém, conforme Adolfo Menezes, o seu apoio estará em favor do que o grupo político determinar.

“Eu sou o que grupo decidir. Angelo Coronel é meu amigo particular, seus filhos são nossos amigos particulares. Eu ainda estou de ressaca da eleição e vocês já estão falando de outra eleição, aí meu coração não aguenta. Mas é o processo brasileiro, infelizmente não era para termos eleições de 2 em 2 anos. Mas é o que temos, infelizmente. Vamos aguardar, o que o grupo decidir na hora certa, eu estarei junto”, ressaltou ao Portal M!.

Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas