ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado
Divulgação/UB-BA
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, responsabilizou, nesta segunda-feira (14), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela morte da estudante Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, neste domingo (13). Em publicação nas redes sociais, Neto criticou a condução da segurança pública na Bahia após a tragédia.
Ana Luiza foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado e se preparava para assistir ao jogo do Bahia com a família. Ela foi baleada durante um confronto entre homens armados e a polícia, fato que reacendeu o debate sobre a atuação das forças de segurança no estado.
“Começamos a semana com mais uma notícia devastadora: a morte de Ana Luiza, de apenas 19 anos, atingida por uma bala perdida em Salvador. Mais uma jovem de periferia que tem a vida e os sonhos interrompidos pela violência e pela omissão do governo”, escreveu.
Ele ainda afirmou que o sofrimento da família representa a falência do Estado na proteção de sua população. “Lamento profundamente que tragédias como estas tenham se tornado rotina nos governos do PT. A pergunta que todo baiano faz hoje é: até quando, Jerônimo? Aonde isso vai parar?”, completou.
Confira o vídeo publicado por ACM Neto:
Confronto ocorreu durante patrulhamento de rotina da PM
De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar da Bahia, agentes da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizavam rondas de rotina na Rua Nanan, no final de linha da Engomadeira, quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo efetuados por um grupo de homens armados.
“Diante da injusta agressão, os policiais reagiram e os suspeitos conseguiram evadir do local. Durante a varredura subsequente à troca de tiros, uma mulher foi encontrada ferida ao solo”, informou a corporação.
A PM destacou que os próprios agentes prestaram socorro à vítima, que foi conduzida ao Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil também informou que guias periciais foram expedidas e o caso será investigado.
Moradores acusam excesso e protestam contra ação policial
No fim da tarde de ontem, moradores da Engomadeira bloquearam a pista principal de acesso ao bairro em protesto pela morte da jovem, pedindo justiça e responsabilização dos envolvidos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que Ana Luiza é socorrida por policiais e colocada em uma viatura. As imagens também registram o clima de tensão entre os agentes e os moradores.
Revoltada, a população acusa a polícia de ter cometido um erro durante a operação. Nas imagens, é possível ouvir gritos de “inocente” e xingamentos direcionados aos agentes. Para dispersar os manifestantes, foram utilizadas bombas de gás lacrimogêneo.
Polícia Militar reforça compromisso com legalidade e investigação
Em nota, a Polícia Militar da Bahia lamentou a morte de Ana Luiza, se solidarizou com os familiares da vítima e afirmou que os fatos estão sendo apurados de acordo com os protocolos institucionais.
“A Corporação reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e, sobretudo, com a preservação da vida”, destacou a PM.
Serviço: como denunciar abusos ou irregularidades
Casos de excesso policial, irregularidades em operações ou denúncias relacionadas à segurança pública podem ser registrados pelos seguintes canais:
- Disque Denúncia da SSP-BA: 181 (ligação gratuita e sigilosa)
- Ouvidoria da Polícia: ouvidoriageral@ssp.ba.gov.br
- Aplicativo da SSP-BA (disponível para Android e iOS)
É possível também acompanhar o andamento de investigações no site da Polícia Civil da Bahia, com acesso às unidades responsáveis por apurações em casos de violência letal.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos