Startups do Hub Salvador se preparam para Demoday e fortalecem ecossistema de inovação
Evento final do ciclo de aceleração proporciona visibilidade e oportunidades de investimento para novos empreendimentos
Divulgação/Hub Salvador
O Hub Salvador, um importante polo de inovação na capital baiana, está promovendo ações estratégicas para fomentar o empreendedorismo sustentável e a inovação. As dez startups selecionadas para o 1º Ciclo de Aceleração 2024/2025 – Clube Tona, EQWETI, Trazfavela, Acelera ESG, 4urdefense, DGTAX, WasteZero, DROME, Expertize e ÓiaFia, estão se preparando para o Demoday, evento programado para a primeira quinzena de março.
Neste encontro, as startups terão a oportunidade de apresentar seus projetos finais a investidores e parceiros, uma etapa crucial nos programas de aceleração.
Demoday
O Demoday é um evento que marca o encerramento do ciclo de aceleração, onde os empreendedores demonstram suas soluções desenvolvidas durante o programa. Segundo Bárbara Carole Passos Alves, Head de Inovação e Empreendedorismo da Wayra, o evento é um marco que finaliza o ciclo de aceleração, permitindo que os empreendedores mostrem sua capacidade de entregar soluções de qualidade ao mercado. Ela acrescenta que, além de apresentar os projetos, o Demoday proporciona feedbacks construtivos, reconhecimento das conquistas e identificação de áreas para melhorias.
O Gestor de Comunidade da Wayra, Gabriel Almeida, complementa que o Demoday é um momento para mostrar ao ecossistema a evolução dessas empresas, celebrando sua jornada durante o ciclo de aceleração. Ele enfatiza que, mesmo após o evento, a relação com as startups será mantida ativamente, pois elas participarão também do 2º Ciclo de Aceleração.
“Porém, não é um fim, pois a gente planeja manter a relação dessas startups com o Hub de forma mais ativa. Elas estarão presentes aqui também no 2º Ciclo de Aceleração. A participação da primeira turma é muito importante para as seguintes”, pontua Almeida.
Novo edital em março
Em março, o Hub Salvador anunciará a abertura de um novo edital para selecionar startups que farão parte do 2º Ciclo de Aceleração 2025. Este programa é realizado em parceria com a Wayra, hub de inovação da Vivo – Telefônica Brasil, um dos maiores na Europa e América Latina.
“O Hub Salvador continuará promovendo a integração entre universidades, empresas, governos, ICTs, investidores, startups e agências de fomento, em um ambiente com infraestrutura para tecnologia e negócios, fomentando a inovação e o empreendedorismo”, destaca o coordenador executivo do Hub Salvador, Antônio Rocha.
Resultados do 1º ciclo de aceleração
Segundo Bárbara Carole, o 1º Ciclo de Aceleração alcançou resultados impressionantes, superando as expectativas. Foram realizadas 78% das mentorias previstas, com um total de 200% de encontros e 116,67% de workshops. Durante o processo, foram promovidas interações com parceiros e outras startups, proporcionando troca de experiências e conhecimento, com a participação de empresas como Blu365, Fi Group, Log Share, InHire, além de executivos da Vivo e do Programa Shapers.
A equipe da Wayra também conduziu duas pesquisas de satisfação com as startups, e os resultados foram positivos. As pesquisas, realizadas em novembro e dezembro de 2024, indicaram um Net Promoter Score (NPS) de 88, o que posiciona o programa no percentil superior da métrica de satisfação. Este índice reflete a probabilidade de recomendação do programa pelos participantes.
Bárbara Carole destaca que a Wayra trouxe grandes players para o programa, facilitando conexões valiosas. “A Wayra colocou à disposição das empresas aceleradas o Programa Shapers da Vivo, com mais de 60 mentorias realizadas por executivos e gestores da Vivo, que escolheram, por afinidade de assunto, as empresas que gostariam de mentorar. O programa começou em janeiro deste ano e já aconteceram 26 mentorias individuais”, disse Bárbara.
Impacto das mentorais
As mentorias foram um dos pontos mais relevantes do programa de aceleração. Isaias Silva, fundador da WasteZero, afirma que as mentorias têm sido fundamentais para entender nossas dores e fornecer direcionamentos aplicáveis à nossa realidade. Durante os encontros, as startups puderam discutir tanto desafios gerais quanto situações específicas, recebendo insights valiosos para decisões estratégicas.
“Durante os encontros, conseguimos discutir tanto os desafios genéricos, quanto as situações específicas do nosso negócio. Os mentores nos ajudam a enxergar caminhos estratégicos, fornecem ferramentas práticas e compartilham insights que fazem toda a diferença na tomada de decisões. Certamente, essa troca de conhecimento e experiência tem sido um dos grandes destaques da aceleração, tornando o programa ainda mais enriquecedor e impactante para nosso crescimento”, resume Silva.
A WasteZero, uma FoodTech inovadora que combate o desperdício de alimentos conectando lojistas e consumidores, destaca que a participação no programa foi um divisor de águas. “Participar do programa de aceleração do Hub Salvador tem sido um divisor de águas para a WasteZero. “O suporte do programa ajudou a refinar nosso modelo de negócios, fortalecer nossa rede de parceiros e ampliar nossa base de clientes, sem contar os diversos insights e conversas com outras startups, nas quais aprendemos muito. Um dos principais resultados dessa jornada foi o amadurecimento da nossa estratégia comercial e tecnológica”, disse Isaias.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual