Inadimplência aumenta e endividamento recua em cenário de juros altos, aponta CNC
Entre famílias de baixa renda, a inadimplência chegou a 37,7%, refletindo o impacto dos juros elevados e das condições de crédito restritivas
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o número de famílias endividadas teve queda em outubro, enquanto a inadimplência apresentou aumento. Entre famílias de baixa renda, a inadimplência chegou a 37,7%, refletindo o impacto dos juros elevados e das condições de crédito restritivas, segundo os responsáveis pela pesquisa.
“O aumento da inadimplência, apesar da queda do endividamento, evidencia as dificuldades enfrentadas pelas famílias de menor renda para manter suas contas em dia, em um contexto de juros elevados”, informou em nota o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.
Tavares apontou que o patamar elevado da taxa Selic limita o acesso ao crédito e prejudica a recuperação financeira dos mais vulneráveis. A CNC projeta um aumento do endividamento no último trimestre de 2024, impulsionado pelo consumo nas festas de fim de ano. “O crédito tem um papel fundamental no consumo, mas os juros elevados impõem restrições”, disse Tavares.
A pesquisa mostra que, em outubro, a taxa de endividamento caiu para 76,9%, nível semelhante ao de outubro do ano passado, indicando maior cautela no uso do crédito. A inadimplência geral, por sua vez, chegou a 29,3%, maior taxa desde outubro de 2023. Além disso, 12,6% das famílias declararam não ter condições de quitar dívidas em atraso, o maior percentual desde o mesmo período do ano anterior.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, comentou sobre o impacto dos juros altos no endividamento das famílias de baixa renda. “A dependência de crédito em um cenário de juros elevados torna a quitação de dívidas um desafio ainda maior para as famílias mais pobres”, disse. “Acreditamos que, com medidas voltadas para a redução de gastos públicos, é possível abrir espaço para uma possível queda dos juros, o que traria um alívio significativo para os consumidores e para a economia como um todo”, acrescentou.
Uso do crédito
Famílias com renda acima de 10 salários mínimos registraram uma queda no endividamento, com 67,1%, e um dos menores índices de atraso nas dívidas, em 14,3%, refletindo uma postura mais conservadora no uso de crédito. Em contraste, o endividamento das famílias de renda mais baixa subiu de 78,7% em outubro de 2023 para 80,8% no mesmo mês deste ano.
O cartão de crédito é a principal modalidade entre as famílias endividadas, usado por 83,5% delas em outubro, embora o percentual seja menor que os 87% do ano passado. Já o crédito pessoal aumentou de 9,4% para 12% no último ano, refletindo uma busca por alternativas com taxas mais acessíveis. O cheque especial teve queda de uso, atingindo 3,6%, o menor índice de 2024.
O tempo médio de atraso nos pagamentos entre famílias inadimplentes subiu para 66 dias em agosto, o maior do ano, mostrando dificuldades das famílias em regularizar suas contas. A parcela média da renda comprometida com dívidas também aumentou para 29,9%, próximo dos maiores níveis do ano.
CNDL apontou que busca por crédito caiu 3,66% em setembro
Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que a busca por crédito caiu 3,66% em setembro, com uma redução de 5,88% nas consultas. O presidente da CNDL, José César da Costa, atribuiu essa queda ao endividamento familiar e aos juros altos. “Com a taxa Selic em torno de 10 75%, o crédito fica caro, desestimulando as compras parceladas, financiamentos e a busca por novos empréstimos”, disse.
No período, 30,62% dos consumidores consultados possuíam restrições de crédito ativas, o que limita a capacidade de endividamento e leva as instituições financeiras a adotar maior rigor na concessão de crédito.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Alta da Selic reflete necessidade de controle inflacionário, afirma Copom
Lucro do BNDES cresce 31,4% e alcança R$ 19 bilhões até setembro
6ª edição da e-Agro acontece no Centro de Convenções de Salvador até sábado
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma