Black Money: Sebrae diz que 90% dos afroempreendedores são a favor do fortalecimento econômico
Pesquisa consta na segunda edição do Propósito dos Afroempreendedores Baianos 2024
Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que 90% dos afroempreendedores são favoráveis ao fortalecimento econômico da comunidade negra por meio do Black Money. Os dados constam na segunda edição do Propósito dos Afroempreendedores Baianos 2024, lançado pela instituição.
De acordo com o analista técnico do Sebrae-Bahia, Anderson Teixeira, a pesquisa servirá como subsídio para a atuação da entidade no Estado para fortalecer o empreendedorismo negro. “Black Money (ou dinheiro negro) é um conceito que vai além do simples ato de consumir de empresas ou profissionais negros; trata-se de um movimento socioeconômico focado em fortalecer a economia da população negra, promovendo a criação, circulação e retenção de riqueza dentro dessa comunidade”.
Anderson ainda diz que, em comparação com a pesquisa de 2023, os dados atuais mostram um desenvolvimento em alguns aspectos. “Nós identificamos que 51% dos afronegócios estão há mais de 5 anos no mercado. No ano anterior o percentual era de 50%. Também checamos que 57% dos afroempreendedores acreditam que a constituição de uma rede de mentores negros poderia impulsionar o crescimento de pequenos negócios na Bahia (56% foi o resultado na primeira edição). Além disso, 48% afirmaram que o Pix é o principal meio de pagamento utilizado no negócio (37% foi o resultado da pesquisa de 2023)”, explicou.
Entre os empreendedores pretos e pardos entrevistados pelo Sebrae, 55% deles possuem nível superior completo e 40% contam com renda mensal de até R$ 2.824 (dois salários mínimos). A pesquisa ainda aponta que 84% dos negócios estão inseridos no setor de Comércio e Serviços. Outros 65% são de Autonomia e Independência, 43% de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e 36% de Identificação de Oportunidades de Mercado. Estes foram os principais motivos que levaram os afroempreendedores a criarem os seus próprios negócios.
Movimento Black Money
A empreendedora Jô Lima iniciou o seu negócio na sala da casa da mãe, em Jardim Cruzeiro, em 2007, na periferia de Salvador, depois de fazer um curso de alongamento de cabelos. Inicialmente, ela passou por dificuldades e disse que “pensou em desistir”, mas mesmo com o prejuízo financeiro, “sabia que a dor do início um dia ia passar”.
Jô apostou no afroempreendedorismo e desistiu da carreira de pedagoga. Isso a levou a conquistar o terceiro lugar da categoria MEI do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em 2023, e a se formar no curso de Gestão. Com a crescente do movimento Black Money, ela é dona do Jô Lima Academy. Atualmente, a empreendedora toca o seu negócio ao lado da nova sócia, Gabriela Brito, com um salão de beleza que promove palestras e treinamentos voltados para ajudar mulheres de periferia.
“Tudo ainda é muito novo para mim e faço questão de ajudar pessoas como eu, minhas irmãs, a crescerem e fazerem dinheiro”, concluiu Jô Lima ao falar sobre o conceito de Black Money.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Setur-BA promove evento em São Paulo para atrair turistas para verão
Varejo baiano prevê grande alta nas vendas durante a Black Friday 2024
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA