Alckmin defende fortalecimento comercial do Brasil e modernização da OMC em reunião do G20
Vice-presidente reforçou que a China permanece como o principal parceiro comercial do Brasil
Durante as discussões do G20 em Brasília, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que a inclusão do Brasil na Nova Rota da Seda da China não foi tema das reuniões ministeriais. No entanto, Alckmin reforçou que a China permanece como o principal parceiro comercial do Brasil e expressou o desejo do governo em fortalecer não só essa parceria, mas também as relações comerciais com outras nações.
Alckmin destacou a importância do aprofundamento das relações com a China para estimular investimentos mútuos. “Não tem situação específica sobre o belt and road, mas o Brasil quer ampliar a relação com a China, como também com os demais países”, afirmou em coletiva de imprensa ao final da reunião ministerial.
O vice-presidente ressaltou o caráter pacífico do Brasil e a ausência de conflitos internacionais em suas relações diplomáticas. “O Brasil não tem litígio com ninguém, é país promotor da paz. Se relaciona com todos e se relaciona bem,” frisou. Ele enfatizou que, embora a China seja o maior parceiro comercial, os Estados Unidos continuam sendo os maiores investidores estrangeiros no país.
De acordo com Alckmin, ampliar a participação do Brasil no comércio mundial é fundamental, já que o país representa apenas 1,9% do PIB comercial global. Ele apontou a expansão do comércio exterior como uma prioridade estratégica para aumentar a competitividade econômica. “Os países que mais crescem no mundo têm comércio forte, pois é via de mão dupla: exporta e importa”, explicou, destacando oportunidades de ampliação de negócios com o Mercosul, União Europeia, EFTA e Emirados Árabes.
A respeito da presidência brasileira no G20, Alckmin avaliou como positiva a abordagem em relação ao comércio e aos investimentos. Segundo ele, os princípios de desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente e ao trabalho justo foram defendidos como parte essencial da política comercial do país. “Foi bem sucedida, mas que isso se faça dentro de princípios, como a questão de não ter trabalho escravo, de ter respeito ao desenvolvimento social e ambiental, não é crescer destruindo o meio ambiente,” enfatizou.
Alckmin também reforçou a importância do fortalecimento do multilateralismo, defendendo que a Organização Mundial do Comércio (OMC) precisa ser modernizada e tornar-se mais eficiente. Ele explicou a necessidade de um sistema mais robusto para a resolução de controvérsias comerciais, para garantir que conflitos naturais no comércio internacional sejam geridos de forma justa.
“Precisamos ter um sistema de decisão de controvérsias. No comércio, é natural que haja conflitos, mas é preciso ter regras e que sejam respeitadas,” afirmou Alckmin, ressaltando ainda que o sistema deve ser ágil e eficaz para atender às necessidades de uma economia global integrada.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Setur-BA promove evento em São Paulo para atrair turistas para verão
Varejo baiano prevê grande alta nas vendas durante a Black Friday 2024
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas