Trump elogia nova líder do Japão e fecha acordo bilionário por minerais raros e energia limpa
Visita a Tóquio marcou início da etapa japonesa da viagem presidencial pela Ásia
Reprodução/Instagram @realdonaldtrump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou, nesta terça-feira (28), a nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi — a primeira mulher a ocupar o cargo — e classificou o Japão como “aliado no mais alto nível”. A visita a Tóquio marcou o início da etapa japonesa da viagem presidencial pela Ásia, com encontros voltados à ampliação de acordos econômicos, à cooperação estratégica e a gestos simbólicos de aproximação entre os dois países.
Durante a reunião no Palácio de Akasaka, Trump e Takaichi assinaram uma série de acordos bilaterais. O principal deles é a cooperação para garantir o fornecimento de minerais críticos e terras raras, recursos essenciais para o setor de tecnologia e transição energética. Outro documento firmado prevê a criação de um fundo de US$ 550 bilhões para investimentos japoneses nos Estados Unidos, voltado à indústria e infraestrutura, além da manutenção de tarifas de 15% sobre produtos importados do Japão..
Parceria estratégica e homenagem simbólica
Sanae Takaichi, que assumiu o cargo na última terça-feira (21), ressaltou a importância da relação com Washington e citou o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, seu mentor político e figura central na aliança entre Japão e EUA durante o primeiro mandato de Trump. A líder japonesa destacou que pretende seguir a mesma linha diplomática de aproximação e confiança mútua.
“Os Estados Unidos e o Japão caminham lado a lado na defesa da democracia e do desenvolvimento econômico”, disse Takaichi.
Ela ainda anunciou a doação de 250 cerejeiras aos EUA em homenagem ao 250º aniversário do país. O gesto simbólico reforça os laços culturais e diplomáticos entre as duas nações.
Trump, conhecido por suas críticas ao baixo consumo de veículos americanos no Japão, foi recebido com uma exibição de caminhonetes Ford F-150, modelo que pode passar a integrar a frota oficial japonesa. A Casa Branca informou que Tóquio estuda adquirir parte dos veículos como sinal de reciprocidade comercial.
Reunião com famílias de sequestrados pela Coreia do Norte
Em meio à agenda diplomática, Trump e Takaichi se reuniram com familiares de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nas décadas passadas. O encontro foi marcado por emoção e apelos por uma solução definitiva.
“Estamos envelhecendo e este problema de décadas ficou sem solução. Agora está nas mãos de nossos filhos”, afirmou Sakie Yokota, de 89 anos, mãe de uma menina sequestrada em 1977. “Espero que o presidente Trump convença Kim Jong-Un a devolver nossos entes queridos”.
Segundo fontes diplomáticas, o tema deve ser retomado quando o presidente americano se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-Un, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), prevista para esta próxima quarta-feira (29), em Seul.
Acordos sobre energia e minerais estratégicos
Além do fundo bilionário de investimentos, Trump e Takaichi firmaram acordos sobre a cadeia de suprimentos de terras raras e minerais críticos, setores dominados pela China, que atualmente processa mais de 90% desses materiais no mundo. O novo pacto busca fortalecer a produção e o processamento desses insumos fora do território chinês, reduzindo a dependência global.
“Os EUA e o Japão vão cooperar por meio de políticas econômicas e investimentos coordenados para desenvolver mercados justos e diversificados”, destacou um comunicado da Casa Branca.
Outros entendimentos assinados preveem a cooperação no desenvolvimento de gás natural liquefeito no Alasca e a ampliação da importação de soja americana pelo Japão, reforçando a interdependência econômica entre as duas potências.
Prêmio Nobel e discursos militares
Durante a visita, a primeira-ministra japonesa anunciou que indicará Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento ao seu papel na negociação do cessar-fogo entre Israel e o Hamas. O presidente americano, por sua vez, afirmou que considera a homenagem um “sinal de confiança na busca pela paz mundial”.
Antes de deixar Tóquio, Trump também deve discursar a tropas americanas a bordo do porta-aviões USS George Washington e participar de um evento com empresários japoneses. Em seguida, segue para a Coreia do Sul, onde manterá encontros com líderes regionais e com o presidente chinês Xi Jinping, em um raro momento de distensão entre Washington e Pequim.
Com as agendas em Tóquio, Trump encerra a etapa japonesa de uma viagem estratégica pela Ásia, marcada por acordos bilionários, promessas de cooperação e gestos políticos que reforçam o papel dos EUA e do Japão como aliados centrais no equilíbrio geopolítico da região.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos