Primeiro voo com brasileiros deportados sob governo Trump chega ao Brasil nesta sexta

Primeiro voo de deportados chegou no dia 10 de janeiro, ainda antes da posse do novo presidente


Redação
Redação 24/01/2025 18:49 • Internacional
Primeiro voo com brasileiros deportados sob governo Trump chega ao Brasil nesta sexta - Reprodução/X/@PressSec
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar ao Brasil nesta sexta-feira (24). A previsão é que a aeronave pouse no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 20h. Este é o segundo voo de deportados que chega ao país em 2025. As informações são do G1.

O primeiro voo de deportados chegou ao Brasil no dia 10 de janeiro, antes da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. O grupo de deportados retorna ao Brasil em um contexto de endurecimento das políticas de imigração nos Estados Unidos, conforme as primeiras medidas adotadas por Trump após sua posse.

Trump, que assumiu oficialmente o cargo na segunda-feira (20), cumpriu uma das promessas de campanha ao ampliar as restrições para a entrada e permanência de imigrantes no país. O presidente determinou o encerramento de iniciativas criadas na gestão anterior, de Joe Biden, para facilitar a entrada legal de imigrantes.

Reforço nas medidas anti-imigração

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou nas redes sociais que os voos de deportação começaram. Ela compartilhou imagens de imigrantes algemados e embarcando em um avião militar, sem especificar as nacionalidades dos deportados. Leavitt destacou que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, dando início ao que classificou como “a maior operação de deportação em massa da história”.

Além disso, Trump assinou uma ordem executiva para suspender a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira sul dos Estados Unidos, entre o país e o México. Na terça-feira (21), o presidente também determinou o fim do direito à cidadania americana por nascimento em solo americano, medida que foi considerada inconstitucional por um juiz federal. O juiz bloqueou temporariamente a determinação.

A porta-voz da Casa Branca também afirmou que, desde a posse de Trump, 538 imigrantes ilegais foram presos, incluindo um suspeito de terrorismo, membros da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores. Os deportados fazem parte de uma série de medidas para garantir a implementação das promessas feitas durante a campanha eleitoral.

Implicações das medidas no Brasil e outros países

O voo que chega nesta sexta-feira (24) é o primeiro com deportados brasileiros desde a posse de Trump, mas alguns dos indivíduos podem ter sido detidos ainda durante o governo de Joe Biden. Não há confirmação sobre a inclusão de brasileiros detidos em períodos anteriores à posse do novo presidente.

As novas medidas anti-imigração adotadas por Trump têm impacto direto nas políticas de deportação e nas relações entre os Estados Unidos e outros países, incluindo o Brasil. O governo dos EUA continua a executar sua estratégia de deportação em massa, o que levanta questões sobre o tratamento de imigrantes ilegais e o impacto para os países de origem, como o Brasil.

Prisões em massa nos EUA

O governo de Donald Trump iniciou operações de deportação em larga escala nesta semana, conforme promessa de campanha. A Casa Branca informou que “centenas” de imigrantes ilegais já foram deportados desde a posse do presidente na segunda-feira (20). Na quinta-feira (23), operações realizadas em diversos estados levaram à prisão de 538 pessoas.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que os presos eram “imigrantes ilegais criminosos“. Segundo ela, as deportações estão sendo feitas por meio de aviões militares, mas sem detalhar nacionalidades ou destinos. Um dos voos teve como destino a Guatemala, segundo informações da Fox News.

A Casa Branca informou que os deportados já tinham algum tipo de condenação judicial nos Estados Unidos. A porta-voz Karoline Leavitt enfatizou o início do que chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.

Mudanças no sistema de deportações

O governo Trump implementou mudanças que concedem à Agência de Imigração e Fronteiras (ICE, na sigla em inglês) poderes para realizar deportações instantâneas. Essa nova diretriz permite a deportação imediata de imigrantes recém-chegados ao território norte-americano, prática anteriormente proibida por leis internacionais.

A reportagem do The New York Times publicada nesta sexta-feira (24) aponta que essa ampliação de poder pode ter acelerado os processos de deportação. Normalmente, essas medidas envolvem acordos bilaterais ou negociações entre os países de origem e os Estados Unidos.

A Casa Branca destacou que as prisões envolveram imigrantes condenados recentemente. Apesar da promessa de Trump de deportar os cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, o processo de deportação permanece complexo, dependendo de fatores como gravidade do crime e pedidos de asilo ou refúgio.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado


Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr -
Política 03/02/2026 às 12:07

Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr

Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas


AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político -
Política 03/02/2026 às 11:36

AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político

Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026


Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia -
Cidades 03/02/2026 às 11:05

Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia

Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades


Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março


Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores