Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e o convida para COP30 em Belém
Presidente e pontífice discutem fome, desigualdade e meio ambiente, e pede apoio do pontífice à agenda climática da Amazônia
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), pela primeira vez, com o papa Leão XIV, no Vaticano, em um encontro marcado por diálogos sobre fome, desigualdade social e meio ambiente. Durante a visita, Lula convidou o pontífice para participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Encontro inspirador com papa
Segundo o presidente, o encontro foi “emocionante e inspirador”. Em publicação no X (antigo Twitter), Lula destacou que abordou temas ligados à erradicação da fome e à importância da Amazônia para o futuro climático do planeta.
“Falei ao Papa sobre minha participação no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima no coração da Amazônia”, afirmou.
O papa, no entanto, respondeu que não poderá participar do evento por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano terá representação oficial em Belém.
Papa elogia combate à desigualdade e cita mensagem da fé
Durante a audiência, Lula parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te, documento publicado recentemente que reforça o papel da fé no combate à pobreza. O presidente afirmou ter visto na mensagem uma inspiração para políticas públicas voltadas à justiça social.
“Parabenizei o Santo Padre pela exortação e sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”, declarou Lula.
O papa Leão XIV, sucessor de Francisco, assumiu o pontificado recentemente e tem como uma de suas prioridades o diálogo com países em desenvolvimento. Esta foi a primeira reunião oficial entre Lula e o novo papa, articulada por meio de conversas entre o Itamaraty e o Secretariado de Estado do Vaticano, comandado pelo cardeal Pietro Parolin.
Fontes diplomáticas informaram que o encontro foi negociado ao longo da última semana com apoio da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.
Pontífice pretende visitar Brasil, mas ainda não há data
Ainda nas redes sociais, Lula revelou que o papa pretende visitar o Brasil, embora ainda sem data confirmada. O presidente destacou a “alegria” de saber da intenção do pontífice de vir ao país e lembrou a força da fé do povo brasileiro, que ficou evidente nas celebrações do Círio de Nazaré e do Dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) ambos realizados no domingo (12).
“Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil. Será muito bem recebido com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou Lula.
Lula cumpre agenda na FAO e participa de fórum sobre fome e pobreza
A visita ao Vaticano fez parte da agenda oficial do presidente em Roma, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação e da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira criada em 2023 e ratificada durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Na abertura da reunião, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, representou o Brasil com um breve discurso sobre os avanços na segurança alimentar. Já Lula participou de encontros bilaterais com o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, e com líderes de empresas italianas, como Pietro Labriola, CEO global da TIM, e Matteo Del Fante, da Poste Italiane.
O presidente também se reuniu com o chefe de governo de Bangladesh, Muhammad Yunus, e visitou os escritórios do mecanismo de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Lula e papado: encontros ao longo da história
O encontro com Leão XIV marca a quarta vez que Lula é recebido por um papa desde o início de sua trajetória política. O petista já havia se encontrado anteriormente com João Paulo II, Bento XVI e Francisco, em momentos distintos de seus mandatos.
A visita reforça a tradição de diálogo entre o Vaticano e o governo brasileiro, especialmente em pautas ligadas à justiça social, combate à pobreza e preservação ambiental — temas centrais tanto para o pontificado de Leão XIV quanto para a agenda internacional de Lula.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas