Lula fecha parceria estratégica com Vietnã e libera exportação de carne brasileira
Presidente brasileiro impulsiona comércio exterior com Vietnã e Japão em encontros estratégicos
Ricardo Stuckert/PR
O Brasil deu um passo importante para fortalecer suas exportações no mercado asiático. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou que o Vietnã finalmente abriu seu mercado para a carne brasileira, após anos de negociações. A declaração foi feita, nesta sexta-feira (28), durante um encontro com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh.
Novo destino para carne brasileira
De acordo com Lula, a decisão representa uma grande conquista para o agronegócio nacional. Em vídeo publicado no seu perfil oficial na rede social X, o presidente afirmou que “é uma notícia extraordinária” e acredita que o acordo firmado será “muito importante para o Vietnã e para o Brasil”.
“Depois de muitos anos de tentativa, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar carne brasileira para o mercado do Vietnã. “, declarou Lula.
Além da abertura do mercado vietnamita, o presidente ressaltou a importância da diplomacia brasileira no avanço da negociação. Segundo ele, a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi um fator decisivo para o fechamento do acordo.
“Mostrou a força da amizade que nós queremos ter com o Vietnã”.
Expansão comercial e novas parcerias
Além do acordo para a exportação de carne, Lula afirmou que há negociações em andamento para a venda de jatos da Embraer à estatal Vietnam Airlines. O governo brasileiro vê a aviação como um setor estratégico para estreitar as relações comerciais entre os países.
Durante sua visita oficial a Hanói, o presidente também firmou o Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica Brasil-Vietnã, que estará vigente de 2025 a 2030. O objetivo do plano é ampliar o comércio bilateral e incentivar investimentos em diversas áreas, incluindo educação, ciência e tecnologia.
Vietnã no radar do Mercosul
Além das negociações bilaterais, Lula aproveitou a visita para convidar o Vietnã a participar da cúpula do Brics no Brasil, programada para o final do ano. O presidente brasileiro também demonstrou interesse em um possível acordo comercial entre o Mercosul e o Vietnã, reforçando a importância de novas alianças econômicas no cenário internacional.
Assinatura de acordos estratégicos
O encontro de Lula com autoridades vietnamitas resultou na assinatura de dois acordos e dois memorandos de entendimento. Entre os documentos assinados, destacam-se:
- Um acordo para permitir que dependentes de missões diplomáticas exerçam atividades remuneradas;
- Um tratado sobre troca e proteção mútua de informações classificadas;
- Um memorando entre os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e do Vietnã para fortalecer a cooperação comercial e industrial;
- Um acordo de parceria voltado ao futebol, reforçando a cooperação esportiva entre os países.
Diplomacia econômica em ação
A viagem de Lula ao Vietnã faz parte de uma estratégia mais ampla de ampliação do comércio exterior brasileiro. Antes de chegar a Hanói, o presidente esteve no Japão, onde também buscou novas oportunidades para exportação de carne e cooperação econômica.
O governo brasileiro está otimista com os avanços nas relações comerciais com os mercados asiáticos, apostando no potencial de crescimento das exportações de carne, aviação e outros setores estratégicos. “Acho que foi uma viagem extraordinária. Volto feliz ao Brasil”, concluiu Lula.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas