Habemus Papam: fumaça branca anuncia escolha do novo líder da Igreja Católica
Após dois dias de conclave, sucessor de Francisco é eleito; anúncio oficial será feito da sacada da Basílica de São Pedro
Reprodução/X @vaticannews
A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca na Capela Sistina apareceu há pouco, por volta das 13h05 (horário de Brasília), indicando que os cardeais reunidos no conclave chegaram a uma decisão no sucessor do Papa Francisco, falecido no último dia 21. O tradicional repicar dos sinos da Basílica de São Pedro confirmou, marcando o fim do processo de escolha do novo pontífice, que se prepara agora para sua primeira aparição pública na sacada da Basílica, onde será proclamado oficialmente com a célebre frase: “Habemus Papam”, proferida pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
Antes de se apresentar aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, o papa eleito responde a duas perguntas formais: “Acceptasne eletionem de te canonice factam in Summum Pontificem?” (“Aceitas a tua eleição, canonicamente feita, para Sumo Pontífice?”) e “Quo nomine vis vocari?” (“Como queres ser chamado?”). Após sua aceitação, cada cardeal presta homenagem e obediência ao novo pontífice. Em seguida, o novo papa dirige-se à sacristia da Capela Sistina, conhecida como “Sala das Lágrimas”, onde veste os trajes papais pela primeira vez e se recolhe em oração por alguns minutos. Somente depois ele aparece ao público para a bênção apostólica Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”).
Praça São Pedro celebra eleição com fumaça branca e toque dos sinos
Milhares de fiéis e turistas lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, e celebraram com emoção o momento em que a fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, pouco depois das 13h05 (horário de Brasília), indicando que um novo papa havia sido eleito. O tradicional repicar dos sinos da Basílica de São Pedro confirmou a escolha e deu início à expectativa pelo anúncio oficial.
Agora, os olhares se voltam para a sacada central da Basílica de São Pedro, onde o cardeal protodiácono Dominique Mamberti proclamará em latim a frase “Habemus Papam” (“Temos um Papa”), seguida pela primeira aparição pública do novo pontífice.
Como funciona conclave e o que acontece se não houver consenso
O conclave reúne cardeais com menos de 80 anos de idade, vindos de diferentes partes do mundo. Todos os 133 eleitores estão hospedados na Casa Santa Marta e participam das sessões de votação a portas fechadas na Capela Sistina, onde também são submetidos a medidas rigorosas de segurança e sigilo. O uso de celulares e qualquer outro meio de comunicação externa é proibido.
As votações seguem em blocos de quatro rodadas por dia — duas pela manhã e duas à tarde. Se após quatro dias consecutivos não houver definição, o conclave é pausado por um dia para orações e conversas informais. O processo pode durar até 12 dias. Caso o impasse persista, muda-se a regra: os dois cardeais mais votados passam a ser os únicos elegíveis, embora ainda precisem atingir dois terços dos votos.
Publicação prematura do Vaticano gerou confusão sobre escolha do novo papa
Uma postagem equivocada nas redes sociais do Vaticano causou confusão entre fiéis e internautas na manhã desta quinta-feira (8), segundo dia do conclave. Inicialmente, foi publicada uma mensagem informando a emissão de fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina — sinal tradicional de que um novo papa teria sido eleito. No entanto, o que se viu de fato foi uma fumaça escura, indicando que ainda não houve consenso entre os cardeais. A cor mais clara da fumaça, observada momentaneamente, confundiu o público presente na Praça São Pedro e gerou comentários nas redes. A publicação oficial foi rapidamente apagada.
Primeiro dia teve cerimônia tradicional e fumaça preta
O conclave teve início na quarta-feira (7), por volta das 17h45 no horário local (12h45 em Brasília), com a cerimônia de juramento dos cardeais ao som do canto em latim “Veni Creator Spiritus”. Após o pronunciamento da expressão “extra omnes” (“todos para fora”), os cardeais foram isolados na Capela Sistina, iniciando formalmente o processo eleitoral.
A primeira votação do conclave ocorreu ainda na tarde de quarta-feira e também resultou em fumaça preta, como era esperado. Nenhum conclave moderno elegeu um papa no primeiro dia. As duas últimas eleições — que resultaram nos papados de Bento XVI e Francisco — também demandaram dois dias de deliberação.
Habemus Papam! pic.twitter.com/dj93LBznB1
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 8, 2025
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas