O lar que virou família: conheça a Casa de Repouso Meu Aconchego e sua trajetória inspiradora

Instituição nasceu em Sussuarana e hoje está em Brotas, mantendo parcerias e apoio comunitário


Iago Bacelar
Iago Bacelar 24/08/2025 09:20 • Inspiração
O lar que virou família: conheça a Casa de Repouso Meu Aconchego e sua trajetória inspiradora - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Em uma casa simples, onde o som das conversas se mistura ao riso dos idosos e ao cuidado atento de profissionais, nasceu uma história de afeto que já dura quatro anos. A Casa de Repouso Meu Aconchego, fundada em agosto de 2021 em Salvador, é fruto da dedicação da técnica de enfermagem Nea Ferreira, que transformou sua vocação em missão de vida. O espaço, que hoje abriga 34 moradores, consolidou-se como referência de acolhimento e cuidado humanizado, mostrando que é possível unir profissionalismo e amor em um mesmo endereço.

“Eu só vivo para eles. Hoje até minha família, quando eu não vou, vem para aqui”, declarou Nea Ferreira durante a conversa, resumindo em poucas palavras a entrega que move seu trabalho.

De cuidadora a fundadora de uma instituição

A jornada de Nea no universo do cuidado começou muito antes da criação da instituição. Ao longo dos anos, atuou como cuidadora em hospitais, ambulâncias e outras unidades de saúde. Foi nesse período que viveu uma experiência marcante: acolheu em sua própria casa uma pessoa idosa sem família, experiência que plantou a semente do que viria a ser seu projeto de vida.

A ideia de criar uma casa de repouso nasceu desse desejo de oferecer um espaço seguro e afetuoso para quem não tinha a quem recorrer. Sem recursos financeiros ou grandes apoios institucionais, Nea decidiu alugar um imóvel simples em Sussuarana, que antes havia funcionado como escola. O espaço estava longe do ideal, mas foi suficiente para dar forma ao sonho. Com a ajuda da mãe, da filha e de alguns profissionais que acreditaram na proposta, surgiu a primeira fase da Casa de Repouso Meu Aconchego.

“Não tínhamos idosos, mas tínhamos profissionais na casa. E aí chegou um, e todos os profissionais e esse um na casa, daí foi me motivando pra evoluir mais ainda”, relembra Nea.

De cuidadora a fundadora: Nea Ferreira celebra trajetória à frente da Casa de Repouso Meu Aconchego
Equipe multidisciplinar que atua no lar
Crédito: Equipe M!

Evolução e mudanças de endereço

Aos poucos, o Meu Aconchego foi se tornando conhecido em Salvador. A dedicação da equipe e o tratamento humanizado chamaram atenção de famílias em busca de um lugar confiável para seus parentes. O imóvel em Sussuarana, entretanto, revelou-se pequeno e pouco atrativo para alguns. Foi então que a instituição mudou-se para Nazaré, onde permaneceu por alguns anos até se estabelecer, de forma definitiva, no bairro de Brotas — endereço atual.

Nesse percurso, a casa recebeu apoios fundamentais. A Casa do Caminho, por exemplo, contribuiu com cestas básicas e consultas médicas para idosos em situação mais vulnerável. Essas parcerias ajudaram a consolidar a credibilidade da instituição e ampliaram sua rede de confiança junto à comunidade.

Reconhecimento e superação de desafios

O crescimento não veio sem desafios. Em certo momento, a instituição foi alvo de denúncias relacionadas à organização. O episódio poderia ter abalado o projeto, mas acabou servindo de virada.

“Nós abrimos a instituição no dever de cuidar, mas a gente tinha um déficit de organização. Essa denúncia veio com Dra. Ana Rita, que é promotora de justiça, e ela deu oportunidade que a gente participasse de workshops. Lá conhecemos várias coisas onde a instituição precisava caminhar”, contou Nea.

A partir daí, a Casa de Repouso Meu Aconchego passou a adotar protocolos técnicos mais rígidos, alinhando sua atuação às exigências legais e reforçando a qualidade dos serviços oferecidos.

De cuidadora a fundadora: Nea Ferreira celebra trajetória à frente da Casa de Repouso Meu Aconchego
Nea Santos é a fundadora do Lar Aconchego dos Idosos
Crédito: Equipe M!

Rotina de cuidado e integração familiar

Hoje, os 34 idosos que vivem no Meu Aconchego contam com acompanhamento diário de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e cuidadores. A presença de grupos religiosos também contribui para criar momentos de espiritualidade, convivência e alegria.

Mas, para Nea, o envolvimento das famílias é essencial. “Os momentos de festa a família tem que estar na residência também, nas terças, quintas, sábado e domingo fazendo a interação com eles”, explica.

Esse contato frequente é estimulado como forma de preservar vínculos afetivos e combater o isolamento. Nos fins de semana, por exemplo, é comum que alguns idosos passem o dia com os familiares, retornando no fim da tarde — prática que reforça a integração entre vida comunitária e familiar.

Um espaço de acolhimento e continuidade

Com quatro anos de trajetória, a Casa de Repouso Meu Aconchego já pode ser considerada uma referência em Salvador. Mais do que um espaço de cuidados, é um ambiente que valoriza a dignidade, a saúde e a convivência. Para Nea, cada etapa vencida é prova de que a persistência e a fé em sua missão foram fundamentais para transformar um início simples em um projeto duradouro e respeitado.

Manter essa estrutura, no entanto, exige esforço contínuo. São desafios diários que envolvem desde a gestão administrativa até o acompanhamento individualizado de cada residente. Ainda assim, o retorno vem em forma de sorrisos, gratidão e confiança de famílias que reconhecem na instituição um porto seguro para seus idosos.

Lar Aconchego dos Idosos
Idosos encontram cuidado especializado e atenção
Crédito: Equipe M!

Como apoiar a Casa de Repouso Meu Aconchego

O Meu Aconchego mantém-se com a ajuda de parceiros, doações e contribuições dos próprios idosos, através do benefício do INSS. Quem deseja colaborar pode fazê-lo de diferentes formas — seja com apoio financeiro, doação de materiais ou mesmo oferecendo tempo e afeto aos residentes.

Doe – Casa de Repouso Meu Aconchego
Pix: 43.172.347/0001-24

Assista ao programa completo em nosso canal:

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Inspiração

Últimas Notícias

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana -
Política 30/01/2026 às 10:34

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana

Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais


Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos -
Política 30/01/2026 às 10:03

Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos

Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB


Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia -
Política 30/01/2026 às 09:32

Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia

Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso


Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro -
BBB 26 30/01/2026 às 09:01

Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro

Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas


Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo -
Cultura 30/01/2026 às 08:30

Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo

Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá


Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade -
Cidades 30/01/2026 às 08:00

Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade

Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal


85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas -
Artigos e afins 30/01/2026 às 07:45

85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas

Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.


Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira -
Cidades 30/01/2026 às 07:30

Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira

Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame


Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho -
Cidades 30/01/2026 às 07:00

Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas


Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador -
Cidades 29/01/2026 às 23:00

Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador

Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital