Pular para o conteúdo
Início » Casa do Caminho une fé e ação social há mais de 20 anos

Casa do Caminho une fé e ação social há mais de 20 anos

Instituição espírita presta uma série de serviços para pessoas em vulnerabilidade social e necessita de doações para seguir atuando

Seguindo o que foi ensinado nos princípios do Espiritismo codificados por Allan Kardec, a Casa do Caminho surgiu em 4 de outubro de 2001, através de um grupo de seguidores da doutrina espírita. Juntos, eles pensaram em abrir a instituição voltada para o pronto atendimento espiritual, mas também para o voluntariado.

O espaço de fé e caridade fica situado no bairro de Sussuarana, em Salvador. Lá, são oferecidos gratuitamente uma série de serviços para pessoas em vulnerabilidade social, sejam membros das comunidades do entorno ou não.

“A Casa do Caminho começou quando aconteceu um chamado da espiritualidade, convidando dois fundadores, que foi Francisco de Assis Barbosa de Araújo e Jessivaldo Bonfim. Esses dois receberam um chamado da equipe espiritual para que eles fundassem uma casa que fosse um pronto atendimento, daí surgiu o nome Casa do Caminho Pronto Atendimento Espírita. Nós tivemos a tarefa de materializar aquilo que já estava materializado no astral”, disse Cristiane Araújo, gestora da instituição.

São muitas as obras sociais desenvolvidas pela casa, estão: o grupo Ciranda da Alegria com idosos; o grupo de Apoio à Família; o grupo de Apoio às Gestantes em situação de vulnerabilidade, com acolhimento, aulas e doação de enxoval; o Núcleo Jurídico Consultoria, que oferece serviços para aqueles que não possuem condições de custear mão de obra jurídica; a distribuição de sopa solidária; o Lar de Idosos Lar Irmã Lourdes, uma casa de repouso para idosos no bairro de Sussuarana Nova; o projeto Manvantara, que fornece atividades interativas e educacionais para crianças em fase escolar, no seu contraturno; dentre outras.

Isabel Garcia, coordenadora do Grupo de Apoio a Gestantes (foto), explicou como é feito o trabalho de acolhimento e educação de futuras mães em situação de vulnerabilidade. Essas mulheres recebem instruções e um enxoval para os seus futuros filhos. Esse elo com as mães e os bebês seguem após o parto, já que a Casa do Caminho também oferece atividades de acolhimento para os recém-nascidos.

“Nosso trabalho se iniciou aqui, na Casa do Caminho, em 2007. Esse ano, completamos 15 anos de trabalho de apoio às gestantes carentes. Elas têm aulas uma vez por semana, todas as terças-feiras, pela manhã. Aqui elas recebem aulas de diferentes tipos, mas acho que o objetivo maior desse trabalho é aumentar esse vínculo de amor entre mãe e bebê”, contou Isabel Garcia.

A coordenadora do Grupo de Apoio a Gestantes afirmou que as assistidas passam cerca de quatro meses na instituição. “Durante esse tempo, uma vez por mês, elas recebem cesta básica, e quando estão perto de dar a luz, de parir, elas recebem um enxoval e um kit mamãe, que levam para a maternidade”, complementou.

Todas essas atividades representam um volume intenso na Casa do Caminho, conforme afirmou a gestora da instituição, Cristiane Araújo. Com isso, e como todos os serviços ofertados pela instituição são voluntárias, a Casa do Caminho depende constantemente da ajuda dos doadores, que podem auxiliar não apenas com doações em dinheiro, como também com roupas (novas ou usadas) e objetos que já não estão mais em uso.

Ajude o trabalho de caridade da Casa do Caminho:

PIX: CNPJ: 05.220.467/0001-60

Caixa Economica – OP 003 – Agência:1019 – Conta/Corrente: 1351-0 – CNPJ – 05.220.467/0001-60 – Casa do Caminho Pronto Atendimento Espírita

Banco Itaú – Agência: 0129 – Conta/Corrente: 76025-2 – CNPJ 05.220.467/0001-60 – Casa do Caminho Pronto Atendimento Espírita

Banco do Brasil – Agência: 4340-0 – Conta/Corrente: 400.000-5 – CNPJ 05.220.467/0001-60 – Casa do Caminho-Pronto Atendimento Espírita.

Já as doações de alimentos, móveis, roupas ou demais itens, podem ser feitas de forma presencial na instituição: Av.Ulysses Guimarães, nº 5.000 – Sussuarana, Salvador.

Marcações: