Travessia Mar Grande–Salvador celebra 70 anos com recorde de atletas e retorno de Ana Marcela Cunha
Prova ocorrerá no dia 29 de novembro, e terá participação de cerca de 180 atletas
Divulgação
A 55ª edição da Travessia Mar Grande–Salvador deverá reunir, no dia 29 de novembro, cerca de 180 atletas no desafio de cruzar a Baía de Todos-os-Santos. A largada está marcada para às 8h45, na Praia do Duro, em Mar Grande (Ilha de Itaparica), com chegada prevista na Praia do Porto da Barra, em Salvador. O percurso total é de 12,5 km, mas, devido às correntes e ajustes de navegação, os nadadores costumam percorrer entre 12 e 13 km.
Criada em 1955, a travessia é considerada a prova de águas abertas mais antiga em atividade no mundo. Após seis anos de pausa, a Travessia Mar Grande–Salvador retornou em 2023 e, em 2024, registrou recorde de participantes. Neste ano, a edição promete ser histórica, com a presença de nomes consagrados e homenagens a ídolos da natação baiana.
Entre os destaques está o retorno da campeã olímpica e mundial Ana Marcela Cunha, maior vencedora da história da prova e única mulher a conquistar o título cinco vezes. A baiana realizará a travessia em ida e volta pela Baía de Todos-os-Santos, em um feito inédito. Também participam os bicampeões Renan Barbosa e Victoria Beatriz Rosário, além de atletas como Arthur Pazos, Henrique Figueirinha, Claudine Tekes, Alessandra Melo e Sinara Pazos.
Estão confirmados ainda competidores de diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal e Sergipe.
Troféus celebram legado da prova
A edição de 2025 prestará homenagens a dois ícones da natação baiana e mundial. O Troféu A Tarde – Ana Marcela reconhece a atleta como símbolo de dedicação, superação e inspiração para novas gerações. Já o Troféu A Tarde – Allan do Carmo celebra um dos maiores nomes das águas abertas.
Além deles, será entregue o Troféu dos 70 anos, que marca sete décadas de conquistas e tradição, celebrando o amor pelo mar e a trajetória de superação dos participantes.
Travessia Mar Grande–Salvador terá novas regras e segurança reforçada
Para a edição de 2025, a organização anunciou mudanças nas regras de segurança. O uso da boia individual será obrigatório para todos os atletas para ampliar a proteção durante o percurso. Após encontrarem suas embarcações de apoio, os competidores poderão optar por continuar com o equipamento ou entregá-lo ao guia responsável.
O diretor da A Tarde FM, Eduardo Dute, destacou o envolvimento do grupo na realização da prova. “É uma honra participar da Travessia Mar Grande–Salvador, um evento que representa a tradição, o esporte e a força da Bahia. O Grupo A TARDE se orgulha de contribuir para uma história que atravessa gerações e inspira todo o país”, afirmou.
Já o diretor da Viramundo Produções, Ildázio Tavares Jr., ressaltou a relevância internacional da competição. “A Travessia é um patrimônio da natação mundial. Em parceria com o Grupo A TARDE e a Ambience Esporte, seguimos ampliando sua relevância e seu alcance, consolidando a prova como uma das maiores do planeta”, declarou.
A história da Travessia Mar Grande–Salvador também é marcada por laços familiares. Antes mesmo da primeira edição oficial, em 1953, Arlindo Guimarães já havia cruzado a Baía de Todos-os-Santos, abrindo caminho para o evento que se tornaria referência mundial. Em 1955, ele conquistou o quarto lugar na estreia da prova, disputando ao lado do filho, Raimundo Guimarães.
O legado permanece com o neto, Bruno Riella, atleta e atual diretor técnico da travessia. Ele afirmou que há planos para expandir o formato da competição. “A cada ano, a Travessia cresce em número de participantes e em reconhecimento. Já avaliamos a possibilidade de, a partir de 2026, realizar a prova em dois dias, sábado para a disputa feminina e domingo para a masculina”, disse.
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas